Tendências cognitivas que prejudicam nossas decisões - Parte 3

Extraído/adaptado desse artigo aqui.


Nós tomamos milhares de decisões racionais todos os dias. É assim que pensamos, pelo menos.

Variando daquilo que comemos até se devemos fazer uma guinada nas nossas carreiras, a pesquisa sugere que há um número de obstáculos cognitivos que afetam o seu comportamento, e que eles podem impedir que você aja de acordo com os seus próprios interesses!

Aqui estão resumidos as tendências mais comuns que atrapalham a nossa tomada de decisões:

Viés de informação


É a tendência a buscar informação quando ela não afeta a ação. Mais informação nem sempre é
melhor. Com menos informação, as pessoas frequentemente conseguem fazer predições mais precisas.

Quantas pessoas você conhece que sabem na ponta da língua a quantidade de gordura saturada que existe em cada produto que elas comem, e ficam se policiando para comerem o mínimo possível – conforme manda o conhecimento convencional ?

Advogado do diabo: mas quantas outras pessoas que você conhece, que sabem exatamente quanto de carboidrato há em cada fruta e legume, e fica contando seus carboidratos "porque afinal, está em dieta low-carb" ? E quantas pessoas entram em discussão sobre se batata-inglesa é paleo ou não ?

Efeito avestruz


A decisão de ignorar informação perigosa ou negativa "enterrando a cabeça na areia", como um avestruz. Pesquisas sugerem que investidores verificam o valor de seus ativos menos vezes quando o mercado está ruim.

Você já deve ter cansado de ver gente que comemora quando sai alguma notícia que "condena" a carne vermelha, e que ignora as meta-análises gigantescas que saem de vez em quando e que mostram não haver evidência para a demonização da gordura saturada.

Advogado do diabo: e quando você diz que "não come leguminosas por causa dos fitatos", mas ignora o fato de que cacau em pó e castanhas são alguns dos alimentos mais ricos em fitatos de todos ?

Viés de desfecho

Julgar uma decisão baseado no desfecho – ao invés como exatamente a decisão foi tomada no
momento. Só porque você ganhou uma fortuna num cassino de Las Vegas não significa que apostar seu dinheiro foi uma boa decisão.

A pessoa emagreceu, mas se matou de fome no processo. Não precisa dizer mais.

Advogado do diabo: a pessoa emagreceu comendo low-carb cetogênica, mas teve efeitos colaterais (sim, eles acontecem de vez em quando!): começou a perder cabelo, as unhas começaram a rachar, deixou de menstruar. Não precisa dizer mais.

Confiança excessiva

Alguns de nós confiam demais em suas habilidades, e isso nos faz correr mais riscos no nosso cotidiano. Especialistas são mais propensos a esse viés que os leigos, pois têm mais certeza de que estão certos.

Sabe aquele médico que toma estatinas para se precaver ? Pois é.

Advogado do diabo: Protetor solar está associado com risco aumentado de câncer. Assim, faço questão de nunca usar e frito no sol o tempo inteiro, para maximizar a vitamina D. Afinal de contas, todos os humanos viveram sem protetor solar até menos de 100 anos atrás. E viviam todos pelados até 100 atrás, né ? E viviam todos na mesma latitude, né ? E todos tinham a mesma cor de pele, né ?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O glúten está bagunçando sua mente? Descubra agora.

O custo humano da insulina na América

Me sinto feliz e linda!