Tendências cognitivas que prejudicam nossas decisões - Parte 1
Nós tomamos milhares de decisões racionais todos os dias. É assim que pensamos, pelo menos.
Variando daquilo que comemos até se devemos fazer uma guinada nas nossas carreiras, a pesquisa sugere que há um número de obstáculos cognitivos que afetam o seu comportamento, e que eles podem impedir que você aja de acordo com os seus próprios interesses!
Aqui estão resumidos as tendências mais comuns que atrapalham a nossa tomada de decisões:
Tendência à ancoragem

Em se tratando de dieta e nutrição, dá para fazer o paralelo com o paradigma da nocividade da gordura. A primeira coisa que as pessoas ouvem sobre gorduras, em geral, é que elas fazem mal. A partir daí, forma-se uma "âncora" que define a verdade. Para remover isso da cabeça de alguém, é muito difícil.
Advogado do diabo: quando alguém lê pela primeira vez que dieta cetogênica é a oitava maravilha do mundo, ou que o consumo de amido resistente é imprescindível, é difícil demovê-lo dessa idéia. Não que essas coisas sejam ruins, mas não são milagrosas. Querer reduzir nutrição a UMA coisa mágica é exatamente o que o as dietas da moda fazem ("pode comer de tudo, mas tome goji berry") para tirar dinheiro dos incautos.
Heurística disponível
As pessoas superestimam a importância da informação que está disponível para elas. Alguém pode argumentar que fumar não faz mal porque conhecem alguém que viveu até os 100 anos e fumava 3 maços por dia.
Eu já cansei de ouvir gente dizer "mas a minha avó come toneladas de açúcar e não tem diabetes nem alzheimer", e sempre respondo "o meu avô nunca bebeu, e morreu de cirrose" (verdade). Ou ainda "um conhecido meu pulou do sétimo andar e sobreviveu. Você vai querer pular também ?". É muito fácil confundir a exceção com a regra: o nosso cérebro nos engana direitinho, se deixarmos.
Advogado do diabo: "Ah, mas o Dr. XYZ come dieta paleo desde 1968, e é perfeitamente saudável". Certamente há quem comeu dieta paleo até por menos tempo, levou uma vida perfeitamente saudável e morreu de câncer do mesmo jeito. O que precisa ficar claro para nós é que estatística não trata de casos isolados, mas de médias. Casos anedóticos não são mais que loteria.
Efeito manada

"Goji berry emagrece! Chia emagrece! Água de berinjela emagrece!". Quem nunca viu os alimentos mágicos entrarem e saírem de moda ? Dieta da lua ? Do repolho ? Da sopa ? "Se tem um tanto de gente fazendo, é porque deve ser bom. Vou fazer também".
Advogado do diabo: Quanta gente você conhece, que adotou paleo apenas porque "todo mundo está adotando" ? Quantas dessas encontraram a sustentabilidade, e mantiveram-se livres da comida-lixo ? A maioria das pessoas que busca paleo o faz para emagrecer apenas – e muitas delas, depois de terem perdido o peso que queriam, voltam aos hábitos antigos. Eu conheço pessoalmente mais de 5 pessoas para as quais a dieta funcionou perfeitamente, e que ainda assim desistiram simplesmente por não conseguirem deixar de gostar do que lhes faz mal.
Ponto-cego
Falhar em reconhecer sua própria parcialidade é uma tendência perigosa por si. As pessoas conseguem perceber a parcialidade nos outros muito mais que em si mesmas.
Quanta gente acha que os praticantes de paleo comem "agrotóxico e antibióticos" demais, vindos de verduras, legumes e carnes ? Elas acham REALMENTE que a soja, o trigo e o arroz são cultivados sem agrotóxicos ? E que o requeijão light é feito com leite de vacas criadas sem antibiótico ?
Advogado do diabo: Dieta LCHF é a solução para todo mundo, né ? Mas e para aqueles 10-15% cujo colesterol vai à estratosfera quando come dessa maneira ? É bem certo que o colesterol por si não parece ter riscos, mas mesmo essa regra tem seus limites. Por mais alto que seja o HDL, por mais baixo que sejam os triglicérides, ter LDL absurdamente algo ainda representa risco sim, e precisamos reconhecer isso.
Comentários
Postar um comentário