Quarentão!
Não deixa de ser "estranho", ainda que eu saiba do poder da nutrição sobre a saúde e forma física, perceber que estou melhor condicionado hoje que aos 35. E é mais estranho ainda ter aprendido a enxergar além do véu da "alimentação saudável" e das intervenções alopáticas e homeopáticas que tentam nos empurrar o tempo inteiro.
A estatística nos mostra que o que nos mata na atualidade são doenças crônicas. Não tenho estatísticas brasileiras, mas as americanas são bem claras (e dado que eles estão 20 anos à nossa frente em termos da epidemia de "diabesidade", em breve chegaremos ao patamar que eles ocupam hoje): câncer e problemas circulatórios foram responsáveis por 57% das mortes de homens e 55% das de mulheres entre 2005 e 2014.
Você faz idéia do absurdo que é o fato de que mais de 50 em cada 100 mortos, faleceram por uma doença que poderia ter sido evitada por hábitos de vida melhores ? Não foi de tiro, porrada nem bomba; não foi por acidente de trânsito; não foi de dengue/chikungunya/zika. Foi por causa do cigarro, do açúcar, do macarrão, do óleo de soja/canola/milho/girassol/cártamo, da margarina, da salsicha, do iogurte light, do álcool, do pãozinho, do chocolate, do refrigerante, das balinhas, do sorvete, dos chips.
Ver isso tudo, e tendo um filho para chegar em menos de 1 mês, me assusta ainda mais. Qual ambiente alimentar o guri vai encontrar, em qual ambiente alimentar ele vai crescer ?
Outro dia, no consultório da ginecologista/obstetra, vi um folder de um laboratório comercial explicando para as mamães grávidas "o que é alimentação saudável":
Olha a pirâmide aí, gente!
Coma segundo a pirâmide alimentar! Aquela que o próprio governo brasileiro já descartou. 5 a 9 porções de carbos por dia, geralmente processados. E o mesmo folder fala para "comer menos alimentos processados". "Ah, mas alimento processado é sorvete e doce. Macarrão e pão, tudo bem". A-hã, Cláudia. Senta lá.
Dado esse tipo de conselho, não é à toa que vemos em tantas farmácias cartazes como esse:
Não dá para ler direito porque tirei a foto com o celular, de dentro do carro, a uma distância considerável. Mas transcrevo aqui: "Grátis! Medicamentos para diabetes e hipertensão. Economize até 90% em medicamentos para colesterol, osteoporose, asma, glaucoma, mal de Parkinson, anticoncepcionais, rinite e fraldas geriátricas".
Mesma tecla de sempre: Percebem a corrida desleal ? Nos empurram alimentos que VÃO NOS DEIXAR DOENTES, desde antes de nascermos, e aí oferecem remédios a "baixo custo". E relembrando a máxima de que "não existe almoço grátis", o "remédio grátis" sai do nosso bolso de contribuinte do mesmo jeito... Roubaram a nossa história, e continuam roubando nossa saúde, tempo e dinheiro.
As notícias da semana passada me disseram que as grandes empresas de refrigerante vão deixar de vender seu veneno para escolas com crianças de até 12 anos. Bem...
- Não vão deixar de vender suco de caixinha, que tem mais açúcar que o refrigerante e ainda tem aura de "saudável"
- E as escolas com crianças maiores de 12 anos ? Ah, aí ta beleza né ?
As notícias de hoje me dizem que o Jamie Oliver vai assinar uma "linha de congelados gourmet saudáveis", da Sadia.
Et tu, Jamie?
Ou seja: aquele mesmo Jamie que gritou aos 4 ventos sobre como a comida industrializada está nos matando, agora vai cobrar o olho da cara para empurrar para o público, usando da sua autoridade, mais lixo cheio de conservantes. Repitam comigo:
- Empresas querem lucro. É a função básica delas.
- Lucro para manter uma empresa viva só se obtém com escala
- Para ter escala em produção de alimentos, eles precisam durar muito na prateleira ou freezer
- Para ter durabilidade, é preciso conservar e manter as texturas
- Para conservar e manter as texturas, é preciso "bruxarias" químicas – ops, aqui já não temos mais comida de verdade...
Já deu para perceber que o futuro é meio sombrio, né ? Lembre-se sempre: a indústria nunca perde (aqui, aqui e aqui).
Se você não tomar o controle do rumo da sua saúde, ninguém vai fazê-lo por você...
Si oju ki o ri odi re. Abra seus olhos e reconheça seu inimigo.
Feliz aniversário para mim!
Comentários
Postar um comentário