Um retrato perdido

Ao tirar a foto de hoje para postar no "Progresso em fotos", esbarrei com uma outra que tirei exatamente 1 ano atrás (a iluminação está bem pior nesta).

 08/06/2013    x    08/06/2014

Em 06/08/2013, eu ainda não havia começado as sessões regulares de maromba (só comecei para valer em setembro/2013) e pesava 66.8kg. 

Hoje, 1 ano depois, malhando em média 3x por semana (sessões nunca superiores a 30 minutos), peso 63.6kg e a composição corporal mudou um bocado. Atingi a casa dos 63kg em agosto/2013, e de lá para cá só ultrapassei 65kg durante as férias de janeiro/2014 (excesso de jaca-dura, laticínios e castanha de caju :-).

A manutenção do peso acontece naturalmente e sem esforço: eu não como mais nem menos do que comia 1 ano atrás. A partir do momento que meu apetite ficou sob controle (por volta de maio/2013), a minha ingestão calórica diária estabilizou. 

Só relembrando, exercícios são a maneira menos eficiente de emagrecer. É preciso exercitar-se sim, para obter maior força, tônus, resistência, capacidade aeróbica e anaeróbica - mas para emagrecimento, é gastar muito tempo para pouco resultado.

Controle o que você come, exercite-se de maneira otimizada, e deixe a bioquímica fazer o resto!

Comentários

  1. Vc percebe oscilação de peso com lacticínios?! Eu ainda não cheguei a uma conclusão, não gosto da vida sem eles ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início de 2014, fiquei 30 dias sem consumir castanhas e laticínios, O meu peso não mudou... Mas é bem verdade que eu também já não era um grande consumidor...

      Excluir
  2. Que corpaço! Nem dá para acreditar que você conseguiu isso sem ir para a academia... Daria para mostrar qual foi o resultado nas pernas? É que é muito comum ver homens com a parte superior do corpo "sarada", mas as pernas bem fininhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana

      Obrigado pelo elogio, mas lembre-se que apesar de a composição corporal ter mudado, continuo basicamente um "chassi de grilo": 64kg em 1.76m. O plano continua sendo ganhar 10kg de músculos nos próximos 10 anos (não há pressa!). Vamos ver se concretiza...

      Quanto às pernas, continuam secas como antes: tenho uma preguiça enorme de malhar pernas, e sei que preciso me policiar mais. Um outro fator que soma-se à preguiça, é a fibromialgia - que no meu caso ataca mais os membros inferiores.

      Apesar de as crises terem melhorado muito com a mudança da dieta, não sumiram completamente. Às vezes, se pego muito pesado no exercício de pernas, fico dolorido por 5-6 dias (o que desanima ainda mais)...

      Excluir
  3. Hilton, concordo que os exercício são a forma menos eficiente para emagrecer. Mas é bom enfatizar, para aqueles que tem algum gosto pelo treinamento de força ou treinamento aeróbio, que os exercícios podem fazer milagres em termos de composição corporal muito mais rapidamente do que apenas com dieta. Como você disse, é muito exercício para pouco resultado. Certo! Mas se precisamos de um resultado imediato, uma dieta páleo com alguma restrição de carboidratos e exercícios intensos, você consegue resultados literalmente da noite pro dia. Não estou discordando, apenas enfatizando este ponto que não pode ser esquecido. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, e peço perdão se me expressei mal!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LCHF para iniciantes

Jejum, uma história

O custo humano da insulina na América