Tendências cognitivas que prejudicam nossas decisões - Parte 2

Extraído/adaptado desse artigo aqui.


Nós tomamos milhares de decisões racionais todos os dias. É assim que pensamos, pelo menos.

Variando daquilo que comemos até se devemos fazer uma guinada nas nossas carreiras, a pesquisa sugere que há um número de obstáculos cognitivos que afetam o seu comportamento, e que eles podem impedir que você aja de acordo com os seus próprios interesses!

Aqui estão resumidos as tendências mais comuns que atrapalham a nossa tomada de decisões:

Tendência ao suporte da escolha 


Quando você escolhe algo, tende a sentir-se otimista em relação a ele, ainda que essa escolha tenha falhas. É como você achar que o seu cachorro é maravilhoso, ainda que ele morda as pessoas de vez em quando.

Quem escolhe uma dieta restrita em calorias e emagrece com ela, tende a ignorar o fato de que no longo prazo ela não é sustentável no longo prazo. Eu já tive mais de uma discussão com alguém que emagreceu muito fazendo restrição calórica, e a pessoa simplesmente não consegue entender o conceito de "longo prazo". Para ela, se está magra agora, é o suficiente.

Advogado do diabo: há pessoas que não se dão bem com low-carb. Não conseguem emagrecer, mesmo cortando o carboidrato quase pela raiz. E ainda assim, continuam esmurrando a ponta da faca...

Ilusão do agrupamento


É a tendência de ver padrões em eventos aleatórios. É o ponto-chave em várias falácias ligadas a jogos de azar, como a idéia de que seja mais ou menos provável que saia vermelho em uma roleta, após uma série de vermelhos.

Quem procura perder peso com restrição calórica, geralmente passa por todo tipo de dietas da moda, testando uma após a outra e sempre crendo que "já deu errado tantas vezes, que agora vai".

Advogado do diabo: Perda de peso não é um processo linear. São raríssimos (se é que existem) os casos de gente que perdeu peso dia após dia, em seu processo de emagrecimento. O esperado é ter uma série aleatória de ganhos e perdas, mas com a tendência à diminuição. Quem nunca esteve em um platô de perda de peso, e começou a ficar estressado e pensando em desistir depois de uma sequência longa de pesagens que não tinham diferença entre si ?

Tendência à confirmação

Nós tendemos a dar ouvidos a informações que confirmam nossas pré-concepções – uma das razões
pelas quais é difícil ter uma conversa racional sobre alterações climáticas.

Se um estudo diz que carne faz mal, as pessoas confiam nele. Se diz que não faz (ou que faz bem), o estudo foi comprado pelos malvados produtores de carne. É a maneira clássica de provar que uma moeda tem um lado só: escolhemos "cara", e jogamos. Se cair cara, marcamos. Se cair coroa, dizemos que "não valeu", ou que "o vento estava forte", ou que "não jogamos direito". Ao final de um número X de jogadas, a moeda terá 100% de desfechos "cara".

Advogado do diabo: por que é mesmo que leguminosas são ruins ? E batatas inglesas ? Só porque o Dr. Cordain falou ? Não deveria haver um pouco de estudos de alto nível dando suporte às afirmações ?

Tendência ao conservadorismo

É quando se favorece as evidências prévias em detrimento das recém-surgidas. As pessoas demoraram a aceitar que a Terra era redonda porque se apegaram à sua concepção anterior de que ela era plana.

Já tentou conversar com um profissional de saúde formado há 10, 20, 30 anos, sobre os "novos" conceitos introduzidos com as dietas low-carb ? É claro que não se aplica a todos, mas a grande maioria vai te citar estudos que tiveram valor na época, mas que já ficaram obsoletos em vista da evidência atual. "Mas Ancel Keys PROVOU que gordura entope as artérias". Ahã, Cláudia. Senta lá.

Advogado do diabo: quando a hipótese de Taubes foi falseada esse ano, muita gente relutou em aceitar. Afinal de contas, "Taubes é Taubes, e sabe de tudo". Bem, sinto lhe informar que não é bem assim: transformar Taubes em dogma é tão ruim quanto qualquer outro dogma. Qualquer pessoa que se diga respeitadora do método científico, precisa ater-se a suas regras: uma hipótese falseada precisa ser refeita. Perceba que isso não é dizer que "low-carb não funciona" ou que é "pior que low-fat para emagrecimento e manutenção da saúde": tão simplesmente, é dizer que o mecanismo que Taubes descreveu não funciona do jeito que ele descreveu ;-)

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores