Como eu maximizo meu potencial criativo com uma dieta cetogênica

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por Kitten Holiday


Se você presta atenção ao mundo da saúde e dieta, provavelmente já ouviu falar da dieta cetogênica, ou "keto". Keto é uma dieta rica em gordura, alta proteína e baixo carboidrato, projetada para mudar seu metabolismo para trabalhar em um estado de queima de gordura de cetose em vez de açúcares como combustível.

Meu metabolismo diminuiu nos últimos anos e, com isso, meus níveis de energia diminuíram. Eu sou uma pessoa muito ocupada e simplesmente não posso me contentar com pouca energia, então estava procurando maneiras de lidar com isso quando ouvi sobre a dieta cetogênica. Foi há mais de um ano, mas não foi até alguns meses atrás que eu realmente comecei a prestar atenção.

Três coisas sobre a dieta me atraíram:

  1. Você pode comer queijo e eu amo queijo.
  2. Um amigo que era fuzileiro naval me disse que seus triglicérides e colesterol estão melhores agora do que quando ele estava em treinamento, e melhores do que nunca em sua vida. Ele passou de mais de 400 para menos de 200 em 1 ano.
  3. Há rumores de que a dieta elimina a névoa cerebral e aumenta os níveis de energia.

Clareza Mental e Criativa com Keto


O melhor aspecto de uma dieta cetogênica para mim foi o aumento da clareza mental e criativa. Eu costumava tirar uma soneca rápida todos os dias depois do trabalho, para me recarregar antes de fazer o jantar e ir para as tarefas domésticas e ajudar as crianças com o dever de casa. Depois de uma semana em Keto, eu me vi vagando pela minha casa me sentindo fora de lugar pensando, “o que devo fazer agora?” Minha rotina tinha sido modificada e eu ainda não tinha entendido o que estava diferente. Eu senti como se estivesse esquecendo alguma coisa. O que eu deveria estar fazendo? Acontece que esse era meu horário normal de soneca, mas eu não estava cansada. Eu estava cheia de energia, procurando algo para fazer. Eu limpei a casa, fiz uma lista de compras e ainda tinha energia e tempo de sobra. Minha necessidade de cochilos foi embora!

Comecei a usar meu tempo recém-descoberto para ler. Eu me plantei na minha cadeira favorita e li por 45 minutos a 1 hora. Ler mais me fez pensar mais, e pensar mais fez minha mente disparar novas idéias e mais conexões que o habitual. Me surgiam linhas de história, frases bonitas, reviravoltas inteligentes, e tinha a energia para escrevê-las e fazer as coisas.

Desde que comecei a dieta cetogênica, terminei de escrever o primeiro rascunho do meu livro de namoro, "Love is Blind, Keep Your Dating Sharp", uma tarefa que me escapou por 2 anos. Agora estou trabalhando no meu terceiro rascunho e espero que este seja o final antes de enviá-lo para publicação.

Eu também tenho trabalhado em uma peça chamada "Divorce Party", e agora estou trabalhando em um romance serializado, "Pleasures of the Damned". Eu sinto que tenho a energia de alguém da metade da minha idade!

Começando a dieta


Para aprender sobre a dieta, assisti ao filme "A pílula mágica" na Netflix e comprei livros sobre o assunto. Eu também perguntei aos meus amigos que já estavam comendo Keto sobre algumas de suas dicas e receitas favoritas para me ajudar a começar. Esta dieta não foi tão difícil como outras dietas que tentei porque minha família faz 90% das refeições em casa e eu sempre cozinhei do zero. Eu não tive o desafio de remover alimentos processados, preparados e embalados porque eles não faziam parte da nossa dieta, mas havia outros desafios. Na primeira semana, eu sofri de Keto Flu, que é uma sensação de lentidão, possíveis dores de cabeça e constipação ao mudar sua dieta para usar combustível de forma diferente. Meu corpo precisava de algum tempo para se ajustar, e também precisava de um pouco de ajuda para que ele se movesse na direção certa.

Eu descrevi minhas soluções ou “hacks” que tornaram esses obstáculos fáceis de serem superados.

Keto básico


Eu não teria conseguido fazer a transição para uma dieta cetogênica ou atingir um estado de cetose sem os seguintes itens. Eu recomendo muito que você considere usar estes se você experimentar o Keto.

  • Carb Manager App. Meu primeiro dia em Keto foi uma perda porque eu fiquei com fome e peguei um lanche favorito sem perceber que era muito alto em carboidratos. O que eu comi? Uma maçã. Meu objetivo era menos de 20g de carboidratos por dia. Uma maçã tem 19g. Em um lanche rápido eu tinha comido quase o meu total de carboidratos do dia. O aplicativo gerenciador de carboidratos me permite pesquisar o número de carboidratos e registrá-los para garantir que minha proporção de gordura / proteína / carboidratos esteja no alvo. É um aplicativo gratuito e tem sido incrivelmente útil.
  • Keto Coffee: Parece grosseiro, até parece nojento se você não misturar bem, mas tem um gosto muito bom e dá energia suficiente para pular o café da manhã, então você só vai comer duas refeições por dia. Eu vim a realmente amar Keto Coffee, que é café misturado com uma porção de manteiga e uma colher de sopa de creme de leite ou óleo MCT. Você também pode adicionar uma colher de chá de açúcar Stevia. A chave para tornar isso delicioso é misturá-lo em um mixer. Eu usei um liquidificador, mas este não é ideal para misturar bebidas quentes e fez alguma bagunça antes de eu comprar um mixer. Eu também comprei este pequeno batedor de leite para viajar e acampar. O café não fica tão espumoso, mas ajuda bastante.
  • Bombas de gordura: pode ser difícil realmente comer gordura suficiente sem comer proteína ou carboidratos. Fazer e comer bombas de gordura tem sido fundamental para eu atingir um nível de gordura suficientemente alto sem ingerir muitas calorias ou arruinar o equilíbrio de outros alimentos. Bombas de gordura são lanches individuais que são ricos em gordura. Elas são deliciosas e definitivamente reduzem a fome. Eu faço apenas três tipos de bombas de gordura. Até agora, esses três são perfeitos para combater os desejos, aumentando a gordura e me ajudando a alcançar meus objetivos.
  • Eletrólitos: Na primeira semana, quando eu estava com a Keto Flu, me senti um pouco enjoada e com dor de cabeça. Liguei para minha prima que também estava fazendo a dieta cetogênica e ela disse que eu provavelmente precisava de eletrólitos. Gatorade é muito rico em açúcar e carboidratos, mas ela me contou sobre Powerade livre de açúcar. Fui direto para a mercearia, comprei uma garrafa e bebi. De manhã, meus sintomas se foram e eu estava me sentindo ótima. A cetose faz minha boca ficar seca e me deixa com sede, por isso estou sempre bebendo água, mas às vezes a água não é suficiente e, para aqueles momentos, eu sempre tenho um Powerade sem açúcar na mão (N.T.: sugestão melhor é tomar água com pitadinhas de sal e limão).
  • Kimchi: Um efeito colateral de comer muita proteína e gordura é que ela passa pelo seu sistema mais devagar. Isso ajuda você a queimar a energia mais devagar para não ter desejos intensos ou sentir fome como faria com uma dieta rica em carboidratos, mas também pode retardar a digestão e fazer com que você fique constipado. Beber muita água é importante, mas às vezes você precisa de um empurrão extra. Comer kimchi ajudou a me levar de volta aos trilhos (N.T.: dá para fazer uma dieta cetogênica rica em fibras!)

Resultados


Eu não perdi peso com Keto, mas o nível de energia e a intensidade criativa que eu senti desde que mudei minha dieta foram incentivo mais do que suficiente para eu manter essa dieta. Consegui administrá-la em casa, nas férias e até mesmo em uma viagem de acampamento, o que é um testemunho de como é fácil permanecer coerente. Eu não sou médica e não tenho nenhum problema de saúde, então não posso comentar sobre quaisquer benefícios à saúde em geral ou a segurança da dieta, mas se você já está pesquisando sobre ela e quer algumas dicas fáceis para simplificar, espero que minha lista te ajude!

Que tal fazer parte da lista de emails do Paleodiário e receber uma versão em alta resolução da Tabela Periódica de Alimentos Paleo?

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores