1 ano de Paleodiário

32
Avalie essa postagem

Hoje completa-se 1 ano desse blog 😀
Embora a decisão de criar o Paleodiário tenha sido fácil, só comecei mesmo a escrever após quase 6 meses de prática de dieta paleo. 
Quando publiquei o primeiro texto, já havia emagrecido perto de 15kg – e tinha o peso que tenho hoje (embora com composição corporal BEM diferente).
O que começou como um diário propriamente dito, para tranquilizar a família e os amigos (“Olha, pessoal… Apesar de não me alimentar da mesma maneira que vocês, estou saudável – atestado por exames”), tomou corpo e cresceu. 
Comecei a traduzir artigos por causa da escassez de textos em português (na época, não conhecia o blog do Dr. Souto :-), e repentinamente as pessoas começaram a mandar sugestões do que traduzir, a comentar e a compartilhar nas redes sociais. Deu e dá um trabalho do cão, mas compensa – nesses 365 dias, vi muitos (muitos mesmo!) amigos aprenderem a comer comida de verdade, perderem peso e ganharem saúde. Tive diversos bate-bocas, e se não consegui convencer o “oponente”, ao menos o deixei pensar no benefício da dúvida. Retomei uma disposição que há anos não via, e a usei principalmente para construir coisas (cadeiras, armários, sofás, cercas), voltar à faculdade e para ensinar à minha filha a importância de comermos coisas que não nos façam mal no longo prazo (ainda é um trabalho em andamento, mas a semente está bem plantada na cabecinha dela!).
Gostaria de agradecer a todos os que leem o Paleodiário, deixando ou não os seus comentários. Devagarzinho, vamos mudando a opinião pública! 
Agradeço também aos que sugerem artigos para tradução – a fila está enorme, por conta da faculdade, mas eu chego lá!
Finalmente, agradeço ao Mark Sisson, que foi o primeiro autor paleo que conheci; ao Dr. Souto pela inspiração de tentar esclarecer as pessoas sobre um assunto tão controverso; aos doutores Boyd Eaton e Loren Cordain, por (re)criarem o interesse nas dietas ancestrais; a Robb Wolf, Chris Kresser, Andreas Eenfeldt, Kris Gunnars, Zoë Harcombe, Stefani Ruper e Lara Briden – que todo santo dia soltam material que vale a pena estudar.
Dito isso, que venha mais um ano de comida de verdade!

Recomendado para você: