O estranho hábito de jejuar
Outro dia esbarrei com a imagem de um anúncio de jornal de 1943. Trata-se de uma propaganda publicada no "The Milwaukee Journal". Deixei meus comentários depois da tradução...
Traduzindo:
O estranho hábito de jejuns de 18 horas
Não entre os hotentotes (N.T.: uma etnia africana), mas bem aqui, em casa!
Deixar de comer deliberadamente por 18 horas, descobriu-se, é uma prática comum entre muitos americanos. Essas pessoas vão do jantar da noite anterior até o almoço do dia seguinte sem comerem nada.
O "jejum de 18 horas" não é algo inteligente a se fazer, de acordo com muitas autoridades da nutrição. Não é mesmo.
O corpo humano requer quantidades consideráveis de vários nutrientes para funcionar adequadamente. A pessoa que ignora o café-da-manhã, ou que come muito pouco nessa refeição, provavelmente não vai conseguir o suficiente desses nutrientes em sua dieta diária.
Um desjejum nutritivo pode ser construído em torno desses 3 alimentos básicos: leite, frutas e trigo integral. "Wheaties" são uma escolha popular para o desjejum. Esses flocos tostados e crocantes têm gosto de "quero mais" – e fornecem toda a conhecida nutrição essencial que o trigo dá. Isso inclui energia concentrada, o "combustível" com o qual nossos corpos funcionam. Os "Wheaties" também fornecem boas proteínas, bem como vitaminas e minerais protetores.
Uma tigela generosa de "Wheaties", o "Desjejum dos Campeões", com leite e frutas, contribui de maneira excelente para as suas necessidades no café-da-manhã. Comer isso regularmente no desjejum é um hábito sábio.
Oferta especial! É seu por apenas 3 centavos. Um pacote tamanho-família de "Wheaties", juntamente com o livreto "A estrada para a boa nutrição" (N.T.: tradução livre), de autoria de Betty Crocker! Envie o valor de 3 centavos, juntamente com nome e endereço, para a General Mills Inc., Dep. 125, Minneapolis, Minnesotta.
Quebre aquele longo jejum com um Desjejum dos Campeões – com leite e frutas!
Pois é, amiguinhos... Parece que o hábito de jejuar estava atrapalhando os lucros de alguém, mais de 70 anos atrás – e por isso merecia anúncios difamatórios em jornais. Sem falar no viés racista, é claro: "Aquele povo selvagem jejuar, eu entendo. Mas nós somos brancos civilizados."
Mais uma pecinha no quebra-cabeças de como a história foi roubada. E veja como a lavagem cerebral funcionou: quase 80 anos depois, o desjejum "saudável" ainda é feito de cereais integrais, leite e frutas.
Comentários
Postar um comentário