Paleo é liberdade e auto-conhecimento!

60
Avalie essa postagem

por Alice Dalpicolli
Essa imagem representa o real conceito da alimentação natural a qual somos geneticamente adaptados.

Não há restrição alimentar! Não há excesso de proteínas ou gorduras! Há abundância de fibras, vitaminas e minerais, visto que a base da dieta são justamente os vegetais, de todos os tipos – as melhores fontes destes nutrientes! Apenas sugere-se que se minimize o consumo de produtos industrializados e gorduras de má-qualidade (trans), que não fazem bem algum. 

Há sim, muita variedade e densidade nutricional que mantém o organismo íntegro e saudável, regula hormônios, satisfaz o apetite, promove emagrecimento, ganho de massa muscular, qualidade de vida e, logicamente, vale pra todas as pessoas, com as devidas adaptações individuais!
Dúvidas quanto ao cardápio numa dieta paleo/LCHF são bem comuns.
 As pessoas são apegadas demais a regras limitadoras desnecessárias. Acontece que não existe cardápio em paleo! 
Cada um precisa escolher os alimentos para compor suas refeições de acordo com suas preferências. De que adianta eu “mandar” comer chuleta com espinafre no café da manhã, se você não gosta? Não é melhor você mesmo decidir o que quer comer e quando quer comer? 
Paleo é liberdade e auto-conhecimento! Nós damos as cartas, mas quem joga é o paciente! Todas as figuras na imagem abaixo ilustram sugestões que valem tanto para café-da-manhã e lanches como para almoço, jantar, pré e pós-treino. 
Não tem hora para comer comida de verdade! Varie sua alimentação com frutas, cacau, sementes, laticínios fermentados (se tolerar), ovos, carnes, vegetais, gorduras naturais, abuse de temperos. 
Cozinhe a sua comida!

Alice Dalpicolli é nutricionista mestre em saúde coletiva, e uma das nutris paleo mais conhecidas e respeitadas do Brasil. Ela foi também uma das palestrantes do Debate Paleo RS, no qual falou mais sobre a composição de uma dieta paleo e barreiras culturais à adoção da mesma.

Recomendado para você: