Surpreendente Brigadeiro Low-Carb
Quem acompanha o Paleodiário há mais tempo, já deve ter percebido que no passado eu postava mais coisas sobre culinária. Nos meus primeiros tempos com dieta paleo, eu caprichava mais nos meus pratos e investia um tempo considerável em coisas elaboradas.
À medida que fui "envelhecendo" na dieta, implementei logísticas mais práticas (por exemplo, preparar TODAS as carnes da quinzena de uma vez só, e congelar pronto e porcionado) e isso acabou por me afastar um pouco da cozinha: hoje eu como basicamente carne, ovo e salada, e as sobremesas são frutas. Mais paleo, impossível :-D Só que isso implica em duas coisas:
- A perda de texturas tipo pão/bolo ou fudge ("brigadeiro"/puxento)
- A ausência de "doces" no sentido de "prato preparado com sabor doce"
Sendo um seguidor do Mark Sisson, eu acredito nos 80/20 como maneira viável de se manter uma dieta paleo. Mas sendo um cara metódico (e chato :-), eu alongo essas proporções para 99/1: em 99% do tempo, eu fico na dieta. O outro 1% eu deixo para comer algo que fuja do meu padrão atual.
É nesse 1% que entram o arroz e o combo de chá-vodca-limão-adoçante-gelo, por exemplo. É nele também que entram receitas de doces low-carb – não porquê atrapalhem a dieta, mas por serem mais elaborados e tomarem mais tempo do que simplesmente descascar uma fruta :-D
Por outro lado, é muito bom poder ver a família partilhar de uma sobremesa. O aspecto social também é parte forte da dieta – mas acho que a essa altura você já descobriu isso por conta própria ou na marra...
Pois bem: já imaginou manter-se na dieta e poder comer doces maravilhosos? Já pensou como seria bom poder comer um brigadeiro sem culpa?
Pois aqui você vai aprender como fazer um brigadeiro low-carb "do bão", como dizemos aqui em Minas (alguns leitores inclusive disseram ser melhor que o brigadeiro tradicional e cheio de açúcar).
Dá até para fazer um teste: faça e ofereça à família e amigos não-paleo, sem dizer do que é feito. Talvez seja necessária uma estratégia para oferecer: ao menos comigo, tudo o que eu ofereço alguém já pergunta "isso é mais uma das suas receitas paleo ?" :-D
E para quebrar a minha própria objeção quanto ao tempo investido, esse brigadeiro só leva 4 ingredientes e é muito fácil mesmo de fazer.
Se você sente falta da textura de fudge/brigadeiro, é o caminho a seguir. Confira o vídeo do preparo:
Ah, e não deixe de baixar seu PDF gratuito com essa e mais 3 receitas espetaculares.
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de espera: 30 minutos
Quantidade de carboidratos por porção: 4g
Ingredientes (5 porções):
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 2 colheres de sopa de xilitol
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
- Opcional: coco ralado para decorar
Preparo:
- Em uma panela, colocar a manteiga e, quando derreter, colocar o restante dos ingredientes;
- Deixar ferver levemente (bolhas bem pequenas) por 1-2 minutos e desligar o fogo;
- Deixar esfriar, colocar em potinhos ou em um prato e, em seguida, guardar na geladeira;
- Depois de morno, fazer as bolinhas e, em seguida, colocá-las na geladeira;
- Opcional: rolar os brigadeiros no coco ralado antes delevar à geladeira;
- Servir.
Experimente preparar em casa, e depois conte aqui o que achou!
Comentários
Postar um comentário