
Pode ser apenas correlação, é claro. Afinal, ganhar ou perder 700g é muito fácil: qualquer abuso nos carboidratos e você estoca glicogênio hidratado. Mas o caso é que eu aumentei os carbos (as saladas de frutas diárias, no almoço e no jantar), e ainda assim o peso desceu.
Fiquei me lembrando daquele artigo sobre adoçantes que o Dr. Souto citou ano passado. Nele, um estudo preliminar (e de pequeno porte, embora muito bem-feito) mostrou que adoçantes como a sacarina tem efeito direto sobre a microbiota intestinal de ratos e humanos, causando resistência à insulina e ganho de peso.
É bem verdade que há outra variável aí: o iogurte, que eu estava tomando aos litros (o adoçante era para adoçá-lo). Na última semana, não tive tempo de fazer mais (fim de semestre na faculdade é fogo!)