Sem adoçantes

Nas últimas semanas, inconscientemente eu deixei de consumir adoçantes artificiais. Comprei alguns mamões extremamente doces, passei a consumir saladas de frutas (mamão, banana e maçã) com cacau em pó. Como a mistura já ficou naturalmente doce, o adoçante ficou de lado desde o dia 01/06. O resultado prático foram 600-700g a menos na balança.

Pode ser apenas correlação, é claro. Afinal, ganhar ou perder 700g é muito fácil: qualquer abuso nos carboidratos e você estoca glicogênio hidratado. Mas o caso é que eu aumentei os carbos (as saladas de frutas diárias, no almoço e no jantar), e ainda assim o peso desceu

Fiquei me lembrando daquele artigo sobre adoçantes que o Dr. Souto citou ano passado. Nele, um estudo preliminar (e de pequeno porte, embora muito bem-feito) mostrou que adoçantes como a sacarina tem efeito direto sobre a microbiota intestinal de ratos e humanos, causando resistência à insulina e ganho de peso.

É bem verdade que há outra variável aí: o iogurte, que eu estava tomando aos litros (o adoçante era para adoçá-lo). Na última semana, não tive tempo de fazer mais (fim de semestre na faculdade é fogo!)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O glúten está bagunçando sua mente? Descubra agora.

O custo humano da insulina na América

Me sinto feliz e linda!