O guia definitivo para o Primal Blueprint (Parte 3)
Mais um artigo excelente traduzido pelo Danilo Ferreira (do Comida de Verdade). O original está aqui.
A segunda parte da tradução está aqui.
por Mark Sisson
Primal Blueprint Moderno – As regras atuais:
1. Coma montes de animais, plantas e insetos
Concentre sua alimentação em fontes de proteínas de qualidade (todo tipo de carnes, frango e peixes), um montão de vegetais coloridos, algumas frutas (especialmente berries) e gorduras saudáveis castanhas, abacate, azeite de oliva). Acompanhe a distribuição de calorias semana a semana mais do que refeição a refeição. Elimine grãos, açúcares e gorduras trans e hidrogenadas de sua dieta.
Maiores detalhes:
2. Movimente-se bastante, mas devagar
Faça algum tipo de atividade aeróbica de baixo impacto por 2 a 5 horas por semana, caminhando, fazendo trilhas, andando de bicicleta ou nadando. Idealmente, e quando possível, ande descalço e com pouco suporte nos pés. Atividades de baixa intensidade são necessárias (especialmente se você trabalha sentado em uma mesa no dia a dia). O resultado será uma melhoria na perfusão capilar, queima de gordura e no equilíbrio entre força e flexibilidade dos músculos.
Mais leituras:
3. Levante coisas pesadas
Na academia, levante pesos por 30-45 minutos, 2-3 vezes por semana. Concentre-se nos movimentos que envolvem mais partes do seu corpo – não apenas partes isoladas. Imite os movimentos de nossos ancestrais: pule, faça agachamentos, empurre, puxe, torça entre outros. Isso estimulará seus genes a aumentar a força e energia de seus músculos, a densidade de seus ossos, sensibilidade à insulina, estimulará a secreção de hormônios de crescimento e consumirá gordura corporal.
Mais leituras:
4. Dê piques de vez em quando
Faça algum tipo de piques anaeróbicos intensos algumas vezes por semana. Pode ser 6-8 sprints curtos em uma ladeira, na grama, na praia...ou repetições em uma bicicleta (na academia, na rua ou em uma mountain bike). Estes piques curtos iram aumentar a produção de HGH (ele é liberado de acordo com a intensidade (e não duração) do exercício).
Mais leituras:
5. Durma bem
Durma bem e bastante. Nossas vidas são tão conturbadas e cheias de coisas para fazer mesmo depois que o sol se põe que temos dificuldade em dormir o suficiente. Sono é um dos fatores mais importantes em se manter uma boa saúde, altos níveis de energia e um sistema imunológico forte.
Mais leituras:
6. Brinque
Gaste tempo brincando e jogando todas semanas. Além de proporcionar uma oportunidade para aplicar sua boa forma em situação da vida real, jogar ajuda a dissipar os efeitos negativos do stress que você acumula ao longo da semana.
Mais leituras:
7. Tome sol todos os dias
Contrariamente ao que diz o senso comum espalhado por dermatologistas (que sugerem que você evite o sol), o Primal Blueprint requer que você tome sol todos os dias. Não é para se queimar no sol, mas o suficiente para seu corpo produzir vitamina D o bastante e para você ter benefícios em seu humor. Um leve bronzeado é um sinal de que você tem mantido níveis adequados de vitamina D. O sol também tem um poderoso efeito de melhorar o humor, o que pode melhorar a produtividade no trabalho e nas interações inter-pessoais.
Mais leituras:
8. Evite traumas
Elimine comportamento auto-destrutivos. Tais conceitos são evidentes para a maioria das pessoas (usar cintos de segurança, não usar drogas, não mergulhar em águas rasas) porém muitos de nós levamos nossas vidas ignorando o perigo iminente. Desenvolva um senso de alerta em relação àquilo ao seu ambiente.
Mais leituras:
9. Evite coisas venenosas
Evite exposição aos químicos na sua comida (pesticidas, herbicidas, substâncias químicas etc) e na sua pele. Evite também os venenos escondidos nas comidas, como açúcares, grãos, processados, gordura trans e hidrogenada e mercúrio em alguns peixes.
Mais leituras:
10. Use sua mente
Exercite seu cérebro diariamente, assim como nossos ancestrais. Seja inventivo, criativo e alerta. Se seu trabalho não é estimulante (ou mesmo se for), arranje tempo para ler, tocar um instrumento musical e interagir socialmente.
Mais leituras:
Assim como no Primal Blueprint original, esta lista é bem geral, feita apenas para você entender que aquilo que nossos ancestrais faziam, pode nos beneficiar também. E só podemos fazer isso nos divertindo, curtindo cada aspecto de nosso estilo de vida e sem ter que nos preocupar com nossa sobrevivência. Em posts futuros (e em maior medida, no meu livro), entrarei em maiores detalhes em termos de como e porque tais comportamentos funcionam e o que devemos comer, quais exercícios fazer e como permitir que nossos genes te reinventem na forma mais saudável possível.
Comentários
Postar um comentário