O pão é acusado de causar miopia
Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.
A miopia pode estar ligada ao consumo excessivo de pão durante a infância ao invés de segurar os livros muito próximos dos olhos, sugerem pesquisadores.
Cientistas dizem que dietas ricas em carboidratos refinados, tais como pães e cereais aumentam os níveis de insulina nas crianças.
Isso, dizem eles, pode então afetar o desenvolvimento do globo ocular.
A teoria proposta pelos pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado em Fort Collins, e a da Universidade de Sydney, é que o hormônio em excesso faz com que o globo ocular fique anormalmente alongado e cause miopia.
Eles dizem que isso poderia ajudar a explicar o dramático aumento na incidência de miopia em países desenvolvidos nos últimos 200 anos.
A condição agora afeta estimadamente 30% das pessoas de descendência européia.
Crescimento ocular
Jennie Brand Miller, cientista da nutrição da Universidade de Sydney, disse que a taxa da digestão dos amidos é mais rápido em pães e cereais modernos, processados.
O corpo reage à digestão rápida fazendo com que o pâncreas produza mais insulina.
Os pesquisadores dizem que niveis altos de insulina levam a uma queda nos níveis da proteína ligante 3 similar à insulina, que sugerem poder perturbar o desenvolvimento do olho, e a coordenação entre o crescimento do globo e da lente.
Se o globo cresce demais, a lente não consegue mais achatar-se o suficiente para focalizar uma imagem na retina, sugerem.
Já foi também observado que as pessoas são mais propensas a desenvolver miopia se tiverem sobrepeso ou diabetes tipo 2, ambas envolvendo níveis elevados de insulina.
Já foi demonstrado que a miopia desenvolve-se mais lentamente em crianças cujo consumo de proteína é aumentado.
Mas eles apontam para tendências vistas em populações inuit (esquimós) e de ilhas do Pacífico.
Cerca de 1% tinha miopia no início do século XX. As taxas agora chegam a 50%. O aumento foi ligado ao aumento da alfabetização e escolarização compulsória, que levou a um aumento da leitura.
Busca por evidências
Mas os pesquisadores proponentes na teoria do amido dizem que o foco na leitura não explica o motivo de a incidência de miopia ser baixa em sociedades que adotaram estilos de vida ocidentais, mas que não adotaram a dieta ocidental.
Estudos em animais agora são planejados pelo time.
Loren Cordain, um biólogo da Universidade do Colorado, disse: "Nas ilhas de Vanuatu, as crianças tem 8 horas de aulas compulsórias por dia. Ainda assim, a taxa de miopia entre elas é de apenas 2%".
Ele disse que a diferença é que os vanuatuanos comem peixe, inhame e coco, ao invés de pão branco e cereais.
A reação dos especialistas à teoria foi mista.
Nick Astbury, vice-presidente do Colégio Real de Oftalmologia, disse à BBC: "É uma teoria interessante, mas precisa de mais evidências que a suportem".
Ele disse que as razões para a miopia eram "multi-fatoriais", então dietas ricas em carboidratos refinados poderiam ter um papel.
Bill Stell, da Universidade de Calgary (Canadá) disse: "Não me surpreenderia nem um pouco. Aqueles de nós que trabalham com os fatores de crescimento dentro do olho não teriam problema em aceitar isso - de fato, nós esperaríamos isso".
Mas James Mertz, bioquímico do Colégio de Optometria New England, disse: "É uma idéia muito surpreendente".
A pesquisa foi publicada nas revistas New Scientist e Acta Ophthalmologica Scandinavica.
Comentários
Postar um comentário