Dieta low-carb pode reverter falha renal em pessoas com diabetes

Esse artigo bem que poderia se chamar "como tirar conclusões idiotas a partir de um resultado promissor". Não resisti, e fiz alguns comentários (em vermelho).

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.


Pesquisadores da Escola de Medicina Mount Sinai determinaram pela primeira vez que a dieta cetogênica, uma dieta especializada rica em gorduras e pobre em carboidratos, pode reverter função renal comprometida em pessoas com diabetes tipo 1 e 2. Eles também identificaram um painel de genes previamente não-associado com a falha renal ligada ao diabetes, cuja expressão foi revertida pela dieta.

As descobertas foram publicadas na edição atual da PLoS ONE.

Charles Mobbs, PhD, Professor de Neurociência e Geriatria e Cuidados Médicos Paliativos na Escola de Medicina Mount Sinai, e seu time de pesquisadores, avaliaram ratos geneticamente predispostos a terem diabetes tipo 1 e 2. Os ratos foram levados a desenvolver neuropatia diabética, ou falha renal. Metade deles foi posta em dieta cetogênica, enquanto o grupo de controle manteve uma dieta padrão rica em carboidratos. Os pesquisadores descobriram que após 8 semanas, a falha renal foi revertida nos ratos que seguiam a dieta cetogênica.

"O nosso estudo é o primeiro a mostrar que uma intervenção dietária apenas, é suficiente para reverter esta séria complicação do diabetes", disse o Dr. Mobbs. "Esta descoberta tem implicações significativas para dezenas de milhares de americanos diagnosticados com falha renal diabética, e possivelmente outras complicações, a cada ano".

A dieta cetogênica é pobre em carboidratos, moderada em proteínas e rica em gorduras, tipicamente usada para controlar ataques em crianças com epilepsia. Muitas células podem extrair sua energia de corpos cetônicos, que são moléculas produzidas quando os níveis de glicose sanguínea estão baixos e os níveis de gordura sanguínea estão altos. Quando as células usam cetonas ao invés de glicose como combustível, a glicose não é metabolizada. Uma vez que alto metabolismo de glicose causa falha renal nos diabéticos, os pesquisadores hipotetizaram que a dieta cetogênica iria bloquear estes efeitos tóxicos da glicose. Considerando os requisitos extremos da dieta, esta não é uma solução de longo prazo em adultos (Quais são os requisitos "extremos", meu amigo ??? Deixar de comer lixo refinado, e caprichar mais nas gorduras e folhas verdes do que em tubérculos ? Tenha paciência...). Entretanto, a pesquisa do Dr. Mobbs indica que a exposição à dieta por períodos tão curtos quanto 1 mês pode ser suficiente para restabelecer a expressão genética e o processo patológico que levam à falha renal.

Os pesquisadores também identificaram uma grande gama de genes expressados durante a nefropatia diabética, que previamente não se sabia ter papel nesta complicação. Estes genes estão associados com falha renal como resultado do estresse no funcionamento celular. O time descobriu que a expressão destes genes também é revertida em ratos com dieta cetogênica.

O Dr. Mobbs e seu time planejam continuar a pesquisar o impacto da dieta cetogênica e o mecanismo pelo qual ela reverte a falha renal em pessoas com diabetes, e em falha renal ligada à idade. Ele acredita que a dieta cetogênica poderia ajudar a tratar outras doenças neurológicas e retinopatia, uma doença que resulta em perda da visão.

"Saber como a dieta cetogênica reverte a nefropatia vai nos ajudar a identificar um novo alvo para drogas e intervenções farmacológicas subsequentes que imitem o efeito da dieta", diz o Dr. Mobbs. "Nós queremos estudar estes desenvolvimentos promissores mais a fundo". ("Novo alvo para drogas e intervenções farmacológicas" ? Como é que alguém pode ter um raciocínio tão idiota ? É mais ou menos assim: "Descobrimos um jeito de fazer os automóveis funcionarem sem usar combustíveis fósseis. Agora vamos usar esse conhecimento para construir motores mais eficientes... em usar combustível fóssil. Não faz muito mais sentido "imitar o efeito da dieta" fazendo a dieta ? Que tristeza que dá no coração...)

Este estudo foi financiado em parte pelo Instituto Nacional de Saúde e pela Fundação de Pesquisa da Diabetes Juvenil

A história acima é baseada no material provido pela Hospital Mount Sinai Hospital / Escola de Medicina do Mount Sinai

Referência:

Michal M. Poplawski, Jason W. Mastaitis, Fumiko Isoda, Fabrizio Grosjean, Feng Zheng, Charles V. Mobbs. Reversal of Diabetic Nephropathy by a Ketogenic Diet. PLoS ONE, 2011; 6 (4): e18604 DOI: 10.1371/journal.pone.0018604

Comentários

  1. Nossa! Exatamente o que eu estava buscando! Obrigada! Site suuuper informativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a conclusão correta deveria ser algo como:
    "Torna-se claro a necessidade da implantação de diretrizes nutricionais cetogênicas para pacientes com falha renal causada por diabetes."

    Hilton, parabéns pela tradução e pelas críticas pertinentes. Os médicos precisam aprender a curar os pacientes e não ficar vendendo drogas a torto e a a direito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LCHF para iniciantes

O custo humano da insulina na América

Jejum, uma história