Sumário
Princípio 1: Coma uma refeição à noite
Há evidências de que os humanos são comedores noturnos, inerentemente programados para comerem pouco e trabalharem durante o dia e comerem muito e relaxarem à noite.
Princípio 2: Respeite a cadeia alimentar
Pesquisadores acreditam que o genoma humano está programado para o mundo do final do paleolítico. Como caçadores-coletores (apesar de mais coletores que caçadores), estamos melhor adaptados para comida pré-agricultural – isto é: frutas, legumes, verduras, raízes, nozes, sementes, ovos e animais.
Princípio 3: Exercite-se enquanto estiver na escassez
(A tradução “undereating” não é “escassez” literalmente – está mais para “comer de menos”, “comer pouco” – mas eu quis escolher uma palavra só, para representar o conceito)
Já está estabelecido que temos mecanismos de sobrevivência inerentes que nos compensam quando enfrentamos estresse físico ou nutricional. Combinar o exercício com a escassez vai ampliar os mecanismos benéficos de ambos, nos tornando mais resistentes, fortes e saudáveis.
Fase de Escassez
Durante a escassez, deve-se minimizar o consumo de alimentos, preferindo frutas, legumes e verduras crus, sopas e pequenas quantidades de comida rica em proteína. Perceba que escassez não é necessariamente jejuar. Eu escolhi o jejum completo, porque me sinto bem. Se a fome apertar algum dia, tenha certeza que vou beliscar alguma coisa 🙂 Escute o seu corpo!
Esta fase acontece durante as horas úteis. Ela promove naturalmente o sistema nervoso simpático (SNS), que regula a reação ao estresse, alerta e gasto de energia. Durante esse tempo, o corpo muda para um balanço energético negativo e é forçado a quebrar a gordura armazenada para obter energia.
Fase de Festim
Nós somos inerentemente programados para alternar entre balanços energéticos positivos e negativos, e assim alternarmos estresse, alerta e queima de gordura durante o dia, seguido por relaxamento, compensação e recuperação à noite. A sobrevivência humana é medida pela capacidade de melhorar a utilização da energia, e a capacidade de resistir ao estresse e à doença. A WD, conforme proposta pelo Hofmekler, visa restaurar mecanismos biológicos que melhoram a sobrevivência humana no dia-a-dia.
O exercício ajuda a amplificar os benefícios da dieta do guerreiro. É uma boa idéia incorporar exercícios de força e velocidade – tais como treino intervalado de alta intensidade (HIIT) à sua rotina de malhação.