Dietas low-carb estão gerando crianças que tem medo de comer
Deixa eu entender: conscientizar as crianças de que há comidas que nos fazem mal e que devemos evitar ou comer com moderação, é perigoso ? Eu achava que perigoso era deixar os pequenos aprenderem que dieta saudável é comer biscoito recheado, cupcakes de gordura hidrogenada, sucrilhos cobertos de açúcar, salgadinhos de pacote e refrigerante.
Imagino quando é que elas estavam “nutridas”. Provavelmente quando comiam pão e panquecas no desjejum, macarrão no almoço, mais pão à tarde e mais macarrão à noite. Com sobremesas adoçadas após cada uma.
Medo de comer manteiga ? Suponho que deveriam deixar a dieta paleo de fora do artigo nesse ponto…
Eu gostaria, sinceramente, de ver os exames de sangue de uma criança que comesse uma dieta paleo, LCHF ou não, para checar a desnutrição.
Fico sem saber, nesse ponto, se é a distorção da mídia em funcionamento, ou se o conceito de desordem alimentar que eu conheço é que está errado. A meu ver, o que se deve fazer com as crianças é conscientizá-las sobre o que pode lhes fazer mal – e não proibí-las de comer.
Sou capaz de apostar que são raríssimos os pais brasileiros que incentivam os filhos a beber álcool. Mas veja como tratamos o açúcar: doce é um PRESENTE, um CARINHO que o pai faz ao filho. Só que no longo prazo, o efeito de ambos pode ser igualmente funesto.
Não faz sentido ensinar aos filhos os males que o açúcar em excesso pode acarretar, para que eles cresçam sabendo que o risco existe ?
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Ensinar sobre risco não é ensinar culpa: é ensinar responsabilidade sobre seus atos.
Uma coisa que parece estar cada vez mais fora de moda nos dias atuais, diga-se de passagem 🙁
Quem defende “melhor mal-nutrido do que com sobrepeso” está no mesmo barco dos que defendem “melhor com sobrepeso do que mal-nutrido”, na minha opinião: ambos deveriam ser internados.
Mas independente disso, gostaria (novamente) de ver casos de crianças desnutridas comendo dieta paleo. Dado que a densidade nutricional da comida de verdade tende a ser alta, e que paleo preza por comer até ficar satisfeito, duvido que apareçam muitas crianças com esse problema.