Carboidratos gentis para GABA, cortisol e saúde adrenal

587
Carboidratos gentis para GABA, cortisol e saúde adrenal
5 (100%) 1 voto[s]

sushi
Aqueles de nós que tratam mulheres jovens sabem que algumas delas precisam comer Carboidratos Gentis numa base bastante regular.
O jejum intermitente, e uma dieta de carne e vegetais, é fantástico na teoria, e fantástico para muitas pessoas. Mas não funciona para todo mundo. Não funciona para as pobres moças que me contam que bravamente evitam o arroz no jantar, para cair em lágrimas com o sorvete à tarde.
Uma dieta low-carb não funciona quando há fadiga adrenal (ou, para por em termos mais modernos: disfunção do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA).
Termo meio ultrapassado, a fadiga adrenal apresenta-se com DHEA e cortisol anormais num teste de saliva. Na verdade, é mais sobre o sistema nervoso do que sobre as glândulas adrenais em si. O termo moderno, HPA, descreve o sobre-estímulo do sistema nervoso, e o cortisol e o DHEA lutam para conseguir acompanhar. O sintoma de hipoglicemia é comum.
A “hipoglicemia” adrenal não está ligada à insulina, mas a um problema com neurotransmissores e hormônios do stress. Para aqueles com disfunção de HPA, o cortisol fica baixo demais durante o dia, e alto demais durante a noite. Além disso, o corpo e o cérebro podem não responder ao cortisol da maneira que deveriam. Resistência ao cortisol afeta a produção de serotonina e causa resistência à insulina.
Outros sintomas de disfunção de HPA incluem:
  • ansiedade
  • pressão alta ou baixa
  • tonturas
  • lentidão mental
  • insônia

Às vezes, é associada com doença auto-imune da tireóide.

Carboidratos gentis acalmam o sistema nervoso

O que são carboidratos gentis ? Em uma palavra, são comidas ricas em amido e que não são inflamatórias. Elas não elevam a insulina e os hormônios do estresse.
Em contraste, existem os carboidratos não-gentis:
  1. grãos ricos em glúten
  2. açúcar refinado
Sozinhas, essas duas comidas geram mais inflamação, mais resposta insulínica desequilibrada e mais disfunção de HPA do que quaisquer outras. Mas por que os seus crimes deveriam respingar em seus “primos” ricos em carboidratos não-inflamatórios, como o arroz e a batata ?
Carboidratos gentis são arroz, batata, batata-doce, abóbora, beterrabas. Quando combinado com proteína, gordura e verduras, o arroz de qualquer tipo tem baixo índice glicêmico. Não que eu ache índice glicêmico um conceito útil, mas quero pontuar que o arroz não tem que ser o basmati ou marrom, de IG. Pode ser arroz branco, mas não uma cumbuca de arroz puro. Uma porção de arroz com manteiga, costeletas de carneiro e brócolis, por exemplo.
Deixe-me dizer isso: eu acredito que para muitas pessoas, arroz é mais saudável que frutas (porque ele não contém frutose). Qual é a evidência ?
Um estudo demonstrou que proteína demais reduz o GABA. GABA é o adorável e calmante neurotransmissor do qual todos precisamos um pouco mais. GABA também é afetado pela flora intestinal, e as bactérias intestinais gostam de ter um pouco de amido para mastigar.
Outro estudo demonstrou que carboidratos aumentam a resposta ao cortisol em pessoas muito estressadas. E há alguma evidência de que carboidratos aumentam a absorção de triptofanos e os níveis cerebrais de serotonina (um tópico controverso). Carboidratos promovem o sono.
Eu não estou empurrando uma alta ingesta de carboidratos para todo mundo. Luto contra o açúcar e a farinha de trigo há décadas, e acho que jejum intermitente é uma ferramenta fantástica para muita gente.
Mas para uma mulher jovem com disfunção de HPA, evitar todo o amido é um erro. Sim, elas sentem-se melhor sem pão, mas provavelmente é porque ao fazer isso elas ficam sem glúten.
Mulheres jovens não são as únicas a sofrer disfunção de HPA, mas em minha experiência, elas provavelmente serao as mais beneficiadas pela ingesta de carboidratos gentis. Talvez seja porque a probabilidade de serem inteiramente insulino-resistentes é mais baixa. Talvez porque o estrogênio crie uma situação particular com os neurotransmissores.
Artigo de Lara Briden, traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

Recomendado para você: