Cozinhando para a semana
Manter o estilo de alimentação LCHF requer um bocado de trabalho na cozinha. Desde que comecei, a opção foi ir para o fogão 7 dias por semana, e preparar o rango do dia seguinte. Uns 15 dias atrás, decidi mudar o esquema: vou fazer todas as carnes da semana no sábado anterior, deixando apenas os vegetais para serem preparados de véspera.
Para o fim-de-semana do dia 13/12, os resultados foram:
Pernil assado com laranja e cebola
- 2kg de pernil com gordura
- Suco de 1 laranja
- 1 cebola
- Sal a gosto
Liquidifique o sal, cebola e suco de laranja juntos, formando um molho. Coloque o pernil num refratário alto, e jogue o molho por cima. Deixe assar por 45 minutos, vire o pernil para assar por igual e asse mais 45 minutos.
Acém cozido na pressão (com curry)
A receita é velha aqui em casa, mas dessa vez resolvi improvisar:
- 1.5kg de acém
- 250g de molho de tomate
- sal a gosto
- curry a gosto
- 500ml de água
Por preguiça, e também para testar, resolvi cozinhar o acém inteiro (ao invés de picar, como na receita original). Decidi deixar também as nervuras e fáscias na carne, confiando no tempo de cozimento para deixar tudo macio.
Coloquei o molho de tomate, água, sal e curry na panela de pressão (5L) e misturei. Coloquei o acém dentro desse caldo, e deixei cozinhar por 40 minutos na pressão.
Bistecas assadas com cebolinha
Sempre que asso bistecas, é na assadeira aberta. Tempero com sal e algum outro tempero (cominho, orégano, alecrim, etc), e elas ficam sequinhas. Algumas inclusive ficam secas demais (o que eu corrijo no prato, com manteiga), desagradando a patroa.
Dessa vez, resolvi fazer diferente: temperei as bistecas uma-a-uma, usando somente sal, e fui empilhando. Entre uma bisteca e outra, coloquei cebolinha picada. Formei assim 2 "torres de bisteca", que envolvi com papel alumínio e assei por 50 minutos. A cor não ficou das mais bonitas (não douraram), mas ficaram molhadinhas :-D
- 2kg de bisteca suína
- cebolinha a gosto
- sal a gosto
O caldo que sobrou das bistecas, usei para cozinhar abobrinhas. Ficaram boas demais!
Carne moída com bacon
Também é sucesso garantido em casa desde sempre.- 500g de carne moída
- 250g de bacon
- sal a gosto
Tire a pele do bacon e ponha no microondas por 1 minuto. Ela vai virar uma pururuca que você come enquanto prepara o resto :-D
Pique o bacon e jogue na panela antiaderente com um pouco de água (um pouco mesmo!). Quando ele soltar a gordura, acrescente a carne, o sal (e quaisquer outros temperos - dessa vez, fiz sem eles mesmo) e deixe cozinhar. Toda vez recebe elogios da patroa :-)
Bônus: pimentão com mel e manteiga
Não era carne, mas como eu já estava na cozinha, mandei ver esse também. Funciona tanto com pimentões quanto com cebolas (geralmente vou alternando)
- 1 pimentão grande e/ou 1 cebola grande
- Mel a gosto
- Manteiga a gosto (dessa vez, usei manteiga de garrafa que a minha mãe tinha me dado)
Pique o pimentão/cebola, jogue o mel e a manteiga por cima e ponha no microondas por 5 minutos (no meu forno, esse tempo é suficiente. No seu forno, pode ser demais ou de menos :-). Ficam macios e adocicados. É ver para crer.
Qual eh a melhir manteiga /margarina? Posso comer qualy na lchf ou existe uma manteiga mais específica? Vi q vc citou a de garrafa. E quanto ao queijo? Qq tipo ou existe um com a qtidade ideal de carb, prot ou gord? to pensando em começar mas ainda avaliando se eu me adaptaria ou não. Obg! Conheci vc pela revista época, q eu comprei justamente por tratar de um assunto q eu já estava pesquisando.
ResponderExcluirOlá, Jessy
ExcluirEsqueça as margarinas. Todas elas. Sério. É um dos grandes venenos que nos vendem como se fossem saudáveis... Faça o teste um dia, e deixe um pote de margarina aberto fora da geladeira: nem as moscas pousam nele...
Sobre queijos e manteigas: http://www.paleodiario.com/2013/12/voce-devia-comer-laticinios-integrais.html
Se você estiver aqui em BH, e quiser saber mais sobre dieta paleo, eu vou dar uma palestra no dia 22/02: http://www.paleodiario.com/p/palestras.html