Suécia reconhece dieta low-carb como chave para a perda de peso
Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.
Publicado em 23/09/2013
Suecos que desejam perder peso tem sido orientados a cortar os carboidratos, de acordo com um novo anúncio do Conselho Sueco para Avaliação de Tecnologia da Saúde (Statens beredning för medicinsk utvärdering, ou SBU).
O anúncio do SBU recomenda eliminar as comidas ricas em carboidratos tais como pão e batatas para acelerar o processo de perda de peso, mais que uma dieta convencional pobre em gorduras. Entretanto, a longo prazo há pouca diferença entre quão efetivos os vários planos de dieta são, diz o mesmo anúncio.
"O que foi surpreendente durante a pesquisa para o relatório é que nós não encontramos nenhum risco de saúde associado com a redução da ingesta de carboidratos. Também fomos incapazes de estabelecer quais tipos de gorduras você deveria comer", disse Jonas Lindblom, diretor do projeto no SBU.
Lindblom acrescentou que se os suecos estão preocupados com seu peso, então eles deveriam "cortar os refrigerantes" e disse que a impressão de que o país está ficando mais gordo pode não ser acurada.
"Há algumas evidências que a epidemia está passando. Na Suécia é estiamdo que 14% da população seja obesa, comparada com 33% nos EUA".
O relatório do SBU provê direcionamentos para uma dieta saudável para adultos e crianças, além de como manter um peso reduzido. Ele afirma que dietas rápidas demais geralmente não são uma solução para manter a cinturinha a longo prazo.
"Você não deve criar expectativas muito altas com uma dieta. No longo prazo, isso não conta muito à medida que a aderência das pessoas a ela muda e os velhos hábitos são retomados".
"Se você está preocupado com seu peso, então eliminar carboidratos por um curto período pode ajudar. O problema é que pão e massas são deliciosos," completa.
E adiciona: "As pessoas precisam escolher a dieta que lhes cai melor e tentar manter um estilo de vida saudável".
O novo relatório não estudou a popular dieta 5:2, que está gerando um bocado de interesse da mídia na suécia, continua.
"A dieta 5:2 é uma maneira de equilibrar sua ingesta de energia no longo prazo. Como ainda não houve estudos sobre pessoas usando esse sistema, ele ficou de fora", disse.
O SBU é uma autoridade nacional independente, encarregada pelo governo com a avaliação das intervenções do sistema de saúde e o aconselhamento de quais tipos de tratamentos são mais efetidos.
As descobertas da entidade também destinam-se a ser imparciais e cientificamente confiáveis, para servir como base para tomada de decisão para políticos, sistema de saúde e pacientes.
Comentários
Postar um comentário