Opções de Tratamento para Síndrome do Ovário Policístico

Artigo traduzido por Juliana Whately. O original está aqui.

por Stefani Ruper

PCOS treatment options by stefaniA SOP é uma condição complexa. Ela pode ter várias causas... o que significa que ela também pode ser tratada através de diversas estratégias. Quais são as melhores opções de tratamento da SOP? Quais são as piores opções de tratamento da SOP?

Opções de tratamento da SOP: escolhendo o que é certo para você


Existem muitas causas diferentes da SOP. Eu as descrevi profundamente no meu programa para superar a SOP (você pode baixá-lo aqui). Resumidamente, aqui está uma breve lista das potenciais causas da SOP: diabetes, resistência à insulina, excesso de peso, estresse, uso de pílula anticoncepcional, hipotireoidismo, MTHFR (gene para trombofilia), comer de menos e perda de peso grande.

A melhor maneira de decidir quais opções de tratamento são certas para você, é considerar seus objetivos. Pergunte primeiro: eu gostaria de eliminar os sintomas ou é crucial para mim engravidar imediatamente? Se a fertilidade é uma preocupação premente, então você pode querer acelerar o seu protocolo de cura e até mesmo considerar a combinação de dieta e exercícios com tratamentos de fertilidade com um obstetra-ginecologista.

Pergunte então: eu quero mudar apenas dieta e estilo de vida (que são a forma mais eficaz para superar a SOP) ou eu sou um caso especial em que eu poderia querer também implementar algumas opções farmacêuticas, tais como medicamentos para a tireóide ou açúcar no sangue... e eu quero tomar suplementos?

Finalmente, a coisa mais importante que precisa ser feita para superar a SOP em quase todos os casos é descobrir o que causou a sua SOP. A SOP sempre surge como resultado de algum problema de saúde subjacente. Se você trabalha com um médico, faça exames de sangue e/ou conheça as causas e curas para SOP, então você pode superar a SOP de forma relativamente rápida, indo direitamente no coração de seu problema subjacente.

Aqui eu discuto todas as diferentes opções de tratamento da SOP, de modo que você pode aprender sobre elas e ajudar a calibrar quais vão ser as mais adequadas para você.

Opções de tratamento da SOP: Dieta


Estudos têm demonstrado que as alterações de dieta e estilo de vida são aproximadamente duas vezes mais eficazes para o tratamento da SOP, em longo prazo, do que drogas.

A melhor coisa que toda mulher com SOP pode fazer é eliminar alimentos processados ​​de sua dieta. Concentrando-se em alimentos não-processados que consistem em frutas frescas e vegetais, gorduras saudáveis e produtos animais criados em pasto, o que aumenta grandemente a quantidade de nutrientes e reduz o número de compostos tóxicos, problemáticos no corpo. Isso ajuda a otimizar o metabolismo, reduzir a inflamação, curar o intestino e equilibrar os hormônios no caminho certo para superar a SOP.

As pacientes com sobrepeso e/ou SOP de resistência à insulina (o que eu chamo de " SOP tipo 1"), podem se beneficiar de uma dieta low-carb que ajuda a gerenciar os níveis de insulina. Eu normalmente recomendo começar com cerca de 100 gramas de carboidratos por dia. Níveis elevados de insulina é uma das causas mais comuns da SOP, porque aumenta os níveis de testosterona. Curar os problemas de insulina, que podem ser a raiz causadora da sua SOP, é um pouco mais complicado do que isso e pode envolver uma cura séria do intestino, mas as pessoas parecem ter sucesso com este método, reduzindo os níveis de insulina e testosterona.

Pacientes com SOP de baixo peso e sub-alimentadas ("SOP tipo 2") podem se beneficiar de uma dieta mais rica em carboidratos. Eu recomendo várias porções de carboidratos densos, como frutas ou amidos nestes casos. O corpo precisa de carboidratos a fim de sentir-se alimentado. E o corpo feminino simplesmente precisa sentir-se alimentado para fabricar quantidades adequadas de hormônios sexuais.

Estas pacientes com SOP também precisam comer o máximo possível e ter cuidado para não serem restritivas com calorias ou exageradas com o exercício.

O hipotireoidismo é outra causa comum de SOP. Há muitas maneiras diferentes nas quais isso pode ser ajudado com dieta, dependendo do tipo de hipotiroidismo. Tiroidite de Hashimoto é uma doença auto-imune que requer uma dieta-cura auto-imune. Meu livro favorito para isso é o The Paleo Approach (A Abordagem Paleo) de Sarah Ballantyne. O hipotireoidismo sem autoimunidade requer uma dieta com mais carboidratos, assim como não se esquecendo de comer quando se está com fome e parar quando estiver cheio... e talvez suplementação também de iodo e selênio. Alga marinha (algumas porções por semana) e castanha-do-pará (2 por dia) são ótimas maneiras naturais para obter o seu iodo e selênio, respectivamente, sem recorrer a suplementos.

Às vezes, as pacientes com SOP estão em déficit hormonal em vez de excesso. Neste caso, certifique-se de comer muita gordura! No mínimo, cada mulher deve comer 1 colher de sopa de gordura em cada refeição. A gordura é crucial para a produção de hormônios. Gorduras boas para focar são  gordura monoinsaturada – de azeite de oliva, abacate e óleo de macadamia – e gordura saturada na forma de óleo de coco ou orgânicos, produtos animais criados em pasto (se possível), como ovos e carne de animais alimentados com capim.

Evite ômega 6 PUFAs. Gorduras Ômega 6 estão associadas com o aumento dos níveis de testosterona em homens e mulheres, além de causar inflamação excessiva. Isto significa limitar seriamente os óleos de soja, canola, milho, margarina. Castanhas em sua forma natural não são excelentes e devem ser deleites em vez de diárias.

Comer carne orgânica ou caça selvagem, não produzida em viveiro de carne, o mais frequentemente possível. Os níveis hormonais são garantidos em ser naturais e de perturbar o seu sistema o mínimo possível.

Coma alimentos bons para o fígado, que ajudam a limpar o excesso de hormônios da corrente sanguínea. Os melhores são os ricos em colina, tais como ovos e órgãos.

Mulheres com excesso de testosterona podem querer considerar beber chá de hortelã. Chá de hortelã é bem considerado como um bloqueador de testosterona. Aqui está o meu chá de hortelã favorito.

Opções de tratamento da SOP: Suplementação


Enquanto a suplementação pode ser uma ótima maneira de suplementar uma boa dieta, não deve, de modo algum, substituir uma boa dieta. Suplementos são excelentes maneiras de ajudar a corrigir deficiências de nutrientes. Apesar disso, eles são menos bons do que as vitaminas e minerais em suas formas naturais presentes em alimentos naturais.

Para todos os suplementos minerais, é extremamente importante usar o orgânico (ou seja, à base de carbono) ou formas quelatadas de quaisquer suplementos minerais que você tome. O óxido de magnésio, por exemplo, é magnésio na sua forma metálica. Tomando-o, é basicamente comer metais triturados. Em vez disso, tome uma forma de magnésio que é "biodisponível", ou "quelato", o que significa que é uma parte de uma molécula que seu corpo realmente pode usar. Estas formas, muitas vezes, acabam nas letras "-ato." Glicinato, carbonato e taurato são apenas alguns exemplos.

Iodo para SOP

O iodo pode ser útil para SOP porque estimula a função da tireóide. No entanto – o iodo deve ser sempre tomado em conjunto com selênio. A glândula tireóide precisa tanto de iodo quanto selênio para funcionar otimamente. Além disso, se você tem tiroidite de Hashimoto, você pode querer manter sua suplementação de iodo limitada em relação ao selênio, uma vez que o excesso da suplementação de iodo com Hashimoto pode danificar a glândula tireóide e causar uma "tempestade da tireóide", que é basicamente um breve período de extremos sintomas de hipertireoidismo.

O iodo pode ser tomado em forma de comprimidos, embora eu prefira ter o meu próprio através do consumo de algas algumas vezes por semana ou pelo consumo regular de sal iodado.

Selênio para SOP

O selênio é essencial para o funcionamento da tireóide. Tente comer uma ou duas castanhas-do-pará por dia – elas são uma excelente maneira de atender a essa necessidade. Este é o suplemento que eu recomendo se você optar por ir de suplemento.

Cromo para SOP

O cromo ajuda a estimular a formação do fator de tolerância à glicose, que é uma substância liberada pelo fígado e que é necessária para tornar a insulina mais eficiente. Uma deficiência de cromo pode levar à resistência à insulina. Devido a isso, é o mineral pesquisado mais amplamente utilizado no tratamento de resistência à insulina e perda de peso. Este é um ótimo complemento para as mulheres com SOP resistentes à insulina.

Vitaminas do complexo B para SOP

As vitaminas B2, B3, B5 e B6 são particularmente úteis para o controle de peso e aqui está o porquê: A vitamina B2 ajuda a transformar gordura, açúcar e proteínas em energia. A vitamina B3 é um componente do fator de tolerância de glicose (GTF), o qual é liberado sempre que o açúcar no sangue sobe e ajuda a manter os níveis em equilíbrio. A vitamina B5 foi demonstrada ajudar na perda de peso porque ajuda a controlar o metabolismo da gordura. A vitamina B6 também é importante para a manutenção do equilíbrio hormonal e, em conjunto com B2 e B3, é necessária para a produção normal de hormônios da tiróide. As deficiências dessas vitaminas podem afetar a função da tireóide e, consequentemente, afetar o metabolismo.

As vitaminas do complexo B também são essenciais para o fígado, para converter seus hormônios "antigos" em substâncias inofensivas que podem, então, ser excretadas do corpo.

Este é um excelente complexo B para suplementação. Isto é importante se você for vegetariana por um período prolongado de tempo, estiver anêmica, ou comer uma dieta pobre em carne vermelha.

Zinco para SOP

O solo do mundo foi esgotado pela atividade agrícola excessiva, então há muito pouco zinco natural encontrado em frutas e vegetais. Não importa quão boa sua dieta seja, você pode não estar recebendo níveis de zinco nem perto do que você precisa. Há duas abordagens para isso: você pode comer alimentos orgânicos integrais, que têm controle muito mais rigoroso quanto aos métodos agrícolas, ou você pode adicionar um bom suplemento de quelato de zinco (cerca de 20mg por dia, talvez) à sua dieta. Mas por que isso é tão importante?

O zinco é um mineral importante para o controle do apetite e uma deficiência pode causar uma perda de paladar e olfato, criando uma necessidade de alimentos de gosto mais fortes. O zinco é necessário para a ação correta de muitos hormônios, incluindo a insulina, por isso é extremamente importante no equilíbrio de açúcar no sangue. Ele também funciona em conjunto com as vitaminas A e E na produção do hormônio da tiróide.

Magnésio para SOP

Os níveis de magnésio foram encontrados baixos em pessoas com diabetes e há uma forte ligação entre a deficiência de magnésio e resistência à insulina. O magnésio também é ótimo como um todo e pode ser encontrado para reduzir a inflamação, melhorar o sono e promover a calma.

Este é o meu suplemento de magnésio favorito (que é uma bebida em pó com sabor!) – eu tomo quase todas as noites antes de dormir.

Coenzima-Q10 para SOP

Esta é uma substância tipo-vitamina que está presente em quase todas as células do seu corpo. É importante para a produção de energia e metabolismo normal de carboidratos. A Co-Q10 também foi comprovada por ser útil no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Ervas para SOP


Eu geralmente não sou uma grande fã de ervas. Seus efeitos não são bem estudados – praticamente todas as recomendações que as pessoas fazem são baseadas em tradição e anedotas. Você nunca sabe o efeito que uma erva terá sobre você especificamente, por isso, se você optar por usar suplementação à base de plantas, vá com cautela e comece com doses baixas.

Agnus castus (Vitex/Chastetree)

O Vitex informalmente ajuda a estimular e normalizar a função da glândula pituitária, que controla a liberação de LH e FSH, que sinalizam o ciclo menstrual. Aqui está uma boa marca.

Saw Palmetto (Serenoa repens)

Saw Palmetto é uma erva que é tradicionalmente considerada, à luz do seu sucesso, no tratamento de problemas de próstata causados por um desequilíbrio hormonal (incluindo excesso de testosterona). É uma pequena palmeira encontrada na América do Norte e as bagas da árvore são utilizadas em tinturas ou na forma de cápsulas. Algumas pesquisas escassas mostraram que a saw palmetto age como um anti-andrógeno, o que pode ser muito útil para mulheres que apresentam níveis elevados de testosterona. Aqui está uma boa marca.

Cardo Mariano (Silybum marianum)

Esta é uma das principais ervas para o fígado. Ela ajuda a proteger as células contra os danos do fígado e promover a cura de células danificadas, de modo a melhorar o funcionamento geral do fígado e todas as suas propriedades desintoxicantes.

Chá de hortelã também conta. O mecanismo é desconhecido, mas chá de hortelã foi mostrado por reduzir significativamente os níveis circulantes de testosterona livre em mulheres com hiperandrogenia. Este é o meu chá de hortelã favorito.

Exercício para SOP


O exercício é uma excelente maneira de aumentar a sensibilidade à insulina e aumentar o metabolistmo! Eu falo muito sobre isso em meu livro sobre a saúde das mulheres e fitness. Se você é uma " SOP tipo 1", então incorporar alguns sprints e levantamento de peso em sua vida poderia ser um bom caminho. O tipo de SOP que eu descrevo como "tipo 2" pode considerar menos exercício.

Sono para SOP


Uma grande quantidade de cura e de produção de hormônios ocorre durante a noite. Isto é, quando os níveis de cortisol estão baixos e o corpo está recarregando. Isso permite que o hipotálamo e a pituitária enviem seus sinais para tecidos reprodutivos ininterruptamente. Eu também falo sobre o sono em grande parte no livro sobre asaúde das mulheres e fitness. Basicamente, eu recomendo um quarto escuro e fresco, acordar sem um alarme e outros truques para um sono profundo, longo e repousante.

Opções de tratamento da SOP: Otimizar a função da tireóide para a SOP


Se você tem hipotireoidismo, ou até mesmo hipotireoidismo subclínico, tente abordar esta questão antes de entrar em diferentes medicamentos para a SOP. OS hipotireoidismo cínico ou subclínico muitas vezes é a causa subjacente de falhas reprodutivas. Para entender mais sobre hipotireoidismo e SOP, veja meu post recente sobre a patologia da SOP.

Opções de tratamento da SOP: Metformina


A metformina é um medicamento de redução de açúcar no sangue que várias dezenas de milhões de americanos tomam a fim de reduzir o risco de diabetes. As mulheres com SOP tomam com o fim de reduzir os seus níveis de testosterona. Em geral, é bastante eficaz em fazê-lo e na redução da gravidade dos sintomas da SOP, tais como acne e pêlos faciais.

No entanto, a metformina tem suas próprias complicações e problemas, que eu discuto em grande extensão no post Metforminae SOP: Tudo o Que Você Precisa Saber.

Opções de tratamento da SOP: Pílulas anticoncepcionais


A pílula anticoncepcional é eficaz em "tratar" a SOP aumentando os níveis tanto de estrogênio ou de progesterona, embora geralmente ambos. Ela ajuda a regular as flutuações hormonais durante todo o mês.

No entanto, não resolve o problema subjacente. Na verdade, muitas mulheres experimentam disfunção ainda maior em seus ciclos, uma vez que elas vão para a pílula. Como um exemplo popular, algumas mulheres começaram a tomar pílula quando adolescentes. Elas continuaram tomando até que queiram ter bebês. E acabam parando de tomar pílula pela primeira vez em décadas e se veem incapazes de engravidar. As pílulas anticoncepcionais são ótimas para mitigar os sintomas da SOP, mas elas nunca vão torná-la mais fértil e raramente restauram o equilíbrio hormonal.

Para mais informações sobre o controle da natalidade, suas variedades e como você pode gerenciar sua experiência com ele, ver a minha rápida e-guia para o controle da natalidade, Birth Control Unblocked (Controle de Natalidade Desbloqueado).

Opções de tratamento da SOP: Progestina


Às mulheres que não menstruam, às vezes, são prescritas progesterona sintética (Progestina) por seus médicos, a fim de induzir a menstruação. Essas mulheres tomam pílulas de progesterona por 10 dias. Uma semana mais tarde, quando os níveis de progesterona caem, os níveis de estrogênio sobem e a hipófise e os ovários leem isso como um sinal para lançar o corpo lúteo.

Porque amenorréia (não menstruar) aumenta o risco de câncer do endométrio, as mulheres com amenorréia são aconselhadas a induzir a menstruação a cada poucos meses. Algumas passam anos sem efeitos nocivos, e isso depende dos níveis da patologia da SOP e dos hormônios de cada indivíduo. A progesterona também pode ajudar a alavancar oseu sistema de volta à saúde normal, de tal forma que você pode tomá-la por um tempo e, em seguida, depois ter alcançado o suficiente de um ciclo, continuar funcionando sem progesterona. Esta é uma opção decente se você está tentando equilibrar seus hormônios através de dieta, mas quer acelerar seu progresso ou quer engravidar rapidamente.

Opções de tratamento da SOP: Medicação anti-androgênica


Anti-androgênicos atuam bloqueando ou impedindo a atividade da testosterona no organismo. Por esta razão, muitas vezes são prescritas para acne ou hirsutismo, ajudando as mulheres a lidar com estas questões desagradáveis, enquanto elas tentam classificar o restante de sua saúde endócrina.

Espironolactona é o anti-andrógeno mais popular para SOP. Normalmente é prescrita para hipertensão, mas é prescrita fora da tabela para ajudar as mulheres a reduzir os seus níveis de andrógenos. Ela foi mostrada ser muito bem sucedida com a mitigação dos sintomas da SOP, tais como acne e pêlos faciais, e até ajudou as mulheres com SOP a ovularem. Neste estudo, 11 de 13 mulheres começaram a ovular após alguns meses de tratamento.

No entanto, a espironolactona tem seus próprios problemas. Na verdade, eu pessoalmente tive que ir ao PS por causa da espiro. A espiro poupa potássio nos rins, o que pode perturbar o equilíbrio dos eletrólitos na corrente sanguínea. Isso pode causar sintomas cardiovasculares graves e até mesmo morte súbita. Este efeito nocivo sobre eletrólitos também pode causar problemas nos neurotransmissores, insônia e ansiedade. Este é um efeito secundário raro, então simplesmente fique atenta para quaisquer problemas se você decidir experimentar espiro. Você pode ler sobre como a espironolactona quase me matou – se você estiver interessada! – aqui.

Opções de tratamento da SOP: Perfuração laparóspica do ovário


Esta é a única intervenção cirúrgica para SOP. A perfuração laparóspica do ovário é exatamente o que parece – durante o tratamento, uma mulher deita na maca e um médico insere uma agulha através de seu abdômen nos ovários, criando pequenos furos. Estes furos perfuram a espessura do endométrio de mulheres com amenorréia e reduzem a produção de testosterona. A perfuração do ovário me parece ser uma ótima opção, mas as complicações, se algo der errado, incluem infertilidade permanente. Por esta razão, muitas pessoas deixam esta opção como último recurso.

A perfuração de ovário também não consegue resolver o problema de saúde subjacente, o que deixa você tão 'insalubre' quanto você era antes. Isso a torna inferior à mudanças na dieta e estilo de vida, na minha opinião.

Em Resumo


A SOP é complexa! Há muitas coisas que podem causar SOP e muitas opções de tratamento diferentes para a SOP. Algumas destas opções são ótimas para todas – outras só funcionam para algumas poucas mulheres.

Eu descrevo os diferentes tipos de SOP e como superá-los em maior profundidade no meu programa para SOP: PCOS Unlocked the Manual (SOP Desbloqueada O Manual). Se você estiver interessada, é um grande programa que ajudou, literalmente, milhares de mulheres a descobrir sua SOP e superar tudo isso por conta própria, com mudanças simples na dieta.

A SOP é complexa! Mas não é impossível. :)


Quais são seus pensamentos? O que você fez para as suas opções de tratamento da SOP? O que tem sido melhor para você?

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores