Culinária para Diabéticos: Saiu!

Fato: até que se descobrisse o papel da insulina, e se inventasse drogas como a metformina, a única maneira que existia para tratar o paciente de diabetes mellitus era por via dietética. Terapias como restrição calórica severa (jejuns) e dietas de baixo carboidrato eram o padrão-ouro de tratamento para a época. O Dr. Elliott Joslin, considerado o pai da diabetologia e fundador do Joslin Diabetes Center (um dos mais afamados centros de pesquisa sobre diabetes do mundo), chamava a doença de "Síndrome da Intolerância ao Carboidrato" – e tratava seus pacientes de acordo: com níveis baixíssimos de carbos na dieta, o organismo não teria como ter uma "sobra" de glicose em circulação que pudesse causar danos.
O surgimento de terapias medicamentosas – e consequemente da possibilidade de se lucrar com a doença – teve o poder de mudar o foco de maneiras mais lógicas (e menos intervencionistas) para o "controle" (ou a idéia de controle) artificial da glicemia. A partir de então, o médico poderia deixar o paciente comer o que quisesse – especialmente os carboidratos aos quais ele não tinha tolerância – e forçaria a glicemia a permanecer normal "na porrada".
O resultado da comilança de carbos e do controle medicamentoso, como sabemos hoje, não são nem de longe eficientes. Não é à toa que o diabetes disparou no mundo, e não dá sinais de arrefecimento...
Os manuais de dietoterapia da época são um achado: sem remédios aos quais recorrer, os cuidadores tratavam a doença de maneira não invasiva. As listas de ingredientes permitidos e proibidos eram categóricas: farináceos, doces, cerveja e correlatos, estão sumariamente excluídos. Alimentos de valor inestimável para diabéticos ? Carnes, ovos, queijos gordos.
O que poderia ter sido do nosso mundo se esse conhecimento não tivesse sido varrido para debaixo do tapete por tantos anos ?
Agora você tem a chance de ler na íntegra um dos manuais de culinária para diabéticos mais famoso do seu tempo: o livro de receitas da Sra. Oppenheimer, que foi usado por anos e anos para tratar pessoas de uma maneira que nenhuma metformina poderia.
São mais de 200 receitas distribuídas em mais de 250 páginas. Doces, salgados, pães, sopas, pudins, carnes, aves, peixes... Tem para todo gosto! Trata-se de uma obra de valor histórico, e que vai ter grande utilidade na sua cozinha!
Para adquirir o seu, é só clicar no botão abaixo.
E se quiser implementar as receitas e me mandar fotos, publicarei com prazer aqui no blog!
Comentários
Postar um comentário