O que a pílula está fazendo com a sua libido?
Artigo traduzido por Jussara Simões. O original está aqui.
por Lara Briden
Doutores, por favor, parem de receitar pílulas anticoncepcionais indiscriminadamente a garotas adolescentes. É somente uma solução paliativa para sintomas como acne e SOP, e como já escrevi aqui várias vezes, não ajuda em nada a restaurar o equilíbrio hormonal.
Não importam a queda de cabelo, a depressão, e o ganho de peso que o contraceptivo hormonal causa. Há algo de maior importância para jovens mulheres: a pílula reduz drasticamente a libido, provavelmente para sempre.
Esse 'para sempre' é muito preocupante, principalmente quando estamos falando sobre garotas adolescentes. O pesquisador Dr. Irwin Goldstein diz:
Quando [mulheres] param de tomar pílula, nós esperamos que sua função sexual retorne completamente. Mas não é isso o que temos visto. [1]
A pesquisa do Dr. Goldstein mostrou que mesmo o uso da pílula por pouco tempo (alguns meses) pode causar elevação anormal permanente de uma proteína chamada SHBG (Globulina Ligadora de Hormônio Sexual), que afeta os níveis de testosterona.
Se uma garota começar a tomar pílula aos 15 anos, ela nunca – em sua vida inteira – vai saber como é ter uma libido normal? Não deveríamos nos atentar para a perda da libido de jovens mulheres?
Uma rápida busca na internet traz algumas citações nos reafirmando que esse “efeito-da-pílula-na-libido” é um mito. Eu adoraria acreditar nisso, contudo, vejo o problema de novo e de novo no consultório. Eu converso com jovens mulheres que sofrem silenciosamente de baixa libido. Foi dito a elas que “não pode ser a pílula”, então elas acabam culpando a si mesmas. Isso me entristece. As mulheres não deveriam ter que aguentar uma baixa libido. Acredito que todas as mulheres – até mesmo jovens mulheres – têm direito a libido.
Espero que haja algumas de vocês usuárias de pílulas por aí que não tenham tido sua libido reprimida pelo seu uso. Se sim, espero saber de vocês na seção de comentários. Eu QUERO ser convencida de que o problema não é tão grave quanto penso que é.
Abaixo estão algumas soluções Sem-a-Pílula. Vou dar maiores detalhes sobre tratamento nos próximos posts.
Ajuda não-hormonal para problemas menstruais
- Ciclos intensos. Anti-inflamatórios como cúrcuma e Ibuprofeno podem reduzir o fluxo menstrual pela metade. Por favor, veja meu post Ciclos Muito Intensos.
- Ciclo doloroso. Pare de comer alimentos inflamatórios como açúcar e derivados do leite, e tome o relaxante muscular natural Magnésio.
- Acne. De novo, pare de comer açúcar e leite. Converse com um médico sobre suplementar zinco. Por favor, leia meu post sobre acne.
- TPM. Veja meu post sobre TPM .
Contraceptivos não-hormonais
Como expliquei no meu mais recente protesto contra a pílula, os melhores métodos contraceptivos são os preservativos, a Regulação Natural da Fertilidade e o DIU não-hormonal.
Preservativos são fantásticos contraceptivos, e também protegem contra doenças. Para segurança adicional, por favor, aprenda a reconhecer seu 'muco cervical do período fértil'. O muco fértil aparece apenas alguns dias por mês, e quando você o notar, é exatamente o período em que você não vai querer um preservativo estourado. Você deve se abster completamente nesses poucos dias.
Comentários
Postar um comentário