Colesterol baixo está associado com mortalidade por derrame, doença cardíaca e câncer: O estudo da Escola de Medicina de Jichi

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por Naoki Nago, Shizukiyo Ishikawa, e Kazunori Kayaba

Histórico


Nós investigamos a relação entre baixo colesterol e mortalidade, e examinamos se tal relação difere com respeito à causa da morte.

Métodos


Um estudo prospectivo tipo coorte, baseado em comunidades ,foi conduzido em 12 áreas rurais do Japão. Os sujeitos estudados foram 12.334 adultos saudáveis entre 40 e 69 anos, que se submeteram a um exame em massa. Colesterol sérico total foi medido por método enzimático. O resultado foi a mortalidade total, por sexo e por causa da morte. Informações sobre as causas das mortes foram obtidas a partir de certidões de óbito, e o período médio de acompanhamento foi de 11.9 anos.

Resultados


Comparado com um nível moderado de colesterol (74,52 a 93,06 mg/dl), o risco ajustado por idade (HR) do colesterol baixo (< 74,52 mg/dl) para mortalidade foi de 1,49 (95% de intervalo de confiança [CI]: 1,23 a 1,79) em homens e 1,50 (1,10 - 2,04) em mulheres.

Colesterol alto (≥ 111,78) não foi um fator de risco. Esta associação não foi alterada em análises que excluíram as mortes devido a doença hepática, o que produziu risco ajustado por idade de 1,38 (95% CI, 1,13-1,67) em homens e 1,9 (1,09-2,04) em mulheres. 

O risco multivariado ajustado, com intervalo de confiança de 95% para o grupo de colesterol mais baixo, para AVC hemorrágico, falha cardíaca (excluindo-se infarto do miocárdio) e mortalidade por câncer, foi significativamente mais alto do que entre aqueles no grupo do colesterol moderado, para cada causa de morte.

Conclusões


Colesterol baixo foi relacionado a alta taxa de mortalidade mesmo após a exclusão de morte por doença cardíaca da análise. Colesterol alto não foi um fator de risco para mortalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LCHF para iniciantes

Jejum, uma história

Xilitol: tudo o que você precisa saber