Para pensar: Einstein e a Nutrição

31
Avalie essa postagem

Ontem, durante a apresentação de um trabalho de faculdade, um dos examinadores da banca quis saber a opinião do grupo sobre o motivo pelo qual é tão difícil combater a diabetes tipo 2 – como sabemos, a prevalência só aumenta a cada ano…
O que me ocorreu no momento foram 3 frases de Albert Einstein, e suas implicações:
“O senso comum é o conjunto de preconceitos adquiridos antes de completar 18 anos.”
Temos sido bombardeados com propaganda da indústria alimentícia e medo das gorduras saturadas naturais há 40 anos. Foi tempo mais que suficiente para formar gerações inteiras de preconceituosos, e para estabelecer uma teoria mal-fundamentada e sem evidências fortes como dogma. O que “todo mundo sabe que é certo” sobre alimentação hoje em dia, é um conhecimento recente e cujos efeitos tem sido mostrados na prática: diabetes, obesidade, hipertensão, doença cardiovascular…
“Triste época! É mais fácil quebrar um átomo que um preconceito.”
Como espécie, somos capazes de construir bombas atômicas e usinas de energia usando material radioativo como combustível – mas até bem recentemente, qualquer tentativa de conversa a respeito de lançar um novo olhar sobre a “maneira saudável” de se alimentar (quem tem matado cada vez mais pessoas) era recebida com desdém. Felizmente, o quadro está mudando aos poucos. Afinal…
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
Vejamos como vai ser o comportamento dos criadores das diretrizes nutricionais nos próximos anos.

Recomendado para você: