Pediatra Low-carb

42
Avalie essa postagem

Alguns dias atrás, uma leitora me recomentou o site Low-carb Pediatrician. A quantidade de informações para quem quer praticar LCHF com os filhotes é enorme, e por isso decidi incluir o site na minha lista de traduções. 
Para começar, o artigo “Read this first” (“Leia isto primeiro”) já dá um bom panorama do que vem por aí… O original está aqui.

Se o meu blog não fizer nada além de te direcionar para a Suécia, eu vou me considerar satisfeito. Por que a Suécia ?

A resposta é simples: enquanto os EUA estão lutando contra com uma epidemia de obesidade, a Suécia não está. Ao invés, os suecos vivem saudáveis em meio a vendas cada vez maiores de manteiga (e presumivelmente, de consumo de manteiga) em seu país. O que está acontecendo ?

Os suecos estão colhendo os benefícios de uma revolução alimentar. Essa revolução começou em 2004 quando, após muita pesquisa, a Dra. Annika Dahlqvist adotou uma dieta LCHF (Low-Carb, High-Fat – Pobre em carboidratos, Rica em gorduras) para si mesma e começou a recomendá-la para seus pacientes. A dieta LCHF alarmou nutricionistas suecos que ainda estavam presos ao velho dogma das diretrizes “Muito carboidrato, pouca gordura”. Então, dois nutricionistas na Suécia denunciaram a Dra. Dahlqvist ao Colegiado Médico Sueco. Eles reclamavam que ela estava pondo a saúde de seus pacientes em risco ao advogar a dieta LCHF. Eles queriam a licença médica dela revogada.

O ponto de ebulição aconteceu em 2008 quando, após uma revisão de 2 anos, o Colégiado Médico Sueco determinou que havia evidência científica suficiente para suportar os benefícios de uma dieta LCHF à saúde. Para o desapontamento dos nutricionistas envolvidos, a Dra. Dahlqvist foi autorizada a continuar praticando medicina e sugerindo a dieta LCHF para seus pacientes. Pouco depois, quase1/3 dos suecos começou a adotar a dieta LCHF de alguma maneira. Noruega e Finlândia tem seguido a tendência, e a saúde dos seus habitantes também melhorou – junto com as vendas de manteiga!

A tocha foi logo passada da Dra. Dahlqvist para o Dr. Andreas Eenfeldt, um médico de família que passou a advogar pela dieta LCHF com grande sucesso. Ele também criou o mais importante blog sobre a dieta no mundo: The Diet Doctor.

É dessas fontes que tiro a minha inspiração para escrever sobre a dieta LCHF do ponto de vista de um pediatra.

A ciência é clara: o método de perda de peso caloria-entra-caloria-sai não funciona. Dietas ricas em carboidratos e pobres em gordura não funcionam. Esse blog vai lutar para mostrar a ciência por trás da dieta LCHF e o porque dela FUNCIONAR. Também vamos te mostrar como você DEVERIA comer.

Atualização (11/03/2013): no mês passado, a Suécia tornou-se a primeira nação ocidental a recomendar uma dieta mais pobre em carboidratos e mais rica em gorduras como parte de um esforço para reduzir a prevalência nacional de obesidade, diabetes, e para melhorar os marcadores de saúde cardíaca. O Dr. Eenfeldt escreveu sobre o evento histórico em seu blog!

Recomendado para você: