Hora de ir ao banheiro!
Esbarrei hoje com um belo texto do Paulo de Oliveira Cesar, sobre uma questão humana eterna: a hora de ir ao banheiro. Tomei a liberdade de editar um pouco o texto, pois o mesmo foi publicado em um grupo do Facebook - e ficaria um pouco fora de contexto "solto".
Vejo, entre praticantes de dieta paleo, constantemente um "pavor" de não ir no banheiro todos os dias para evacuar, a preocupação excessiva com esse fato, e a procura de várias formas para sanar esse "problema" (que não existe). Assim como a gordurofobia que é passada pela mídia de massa, a suma importância das fibras também é uma constante (principalmente no programa "Mal-Estar" da Globo). Já não desaprendemos mais de 40 anos de informações erradas e sem embasamento científico sobre alimentação, como gorduras matam, low-fat é saudável, etc? Está na hora que mudarmos outro conceito.
"Qualquer verdade passa por três estágios:
Primeiro, é ridicularizada.
Segundo, é violentamente combatida.
Terceiro, é aceita como óbvia e evidente."
- Arthur Schopenhauer
Amidos resistentes são importantes para balancear nossa flora intestinal. E...
Fibras são superestimadas na nossa cultura. Todos amam fibras, principalmente as insolúveis, pois adicionam "volume" ao cocô. ALGUNS tipos específicos de fibras alimentam algumas bactérias, MAS NORMALMENTE IRRITAM nossos intestinos. Já percebeu como com o aumento de fibra na dieta, aumenta o muco nas fezes? Fazendo uma analogia simples, quando se está resfriado, com "catarro", o corpo tenta colocar pra fora, e você começa a tossir, tossir, até "secar" o que for que tiver que sair junto com muco? O corpo está tentando se livrar de algo que está agredindo seu intestino.
Pois bem, nesse artigo está explicando (em inglês) com essa mesma analogia que expus ali. (N.E.: vou traduzir o artigo assim que der :-) Leiam os comentários, pois o Dr. Eades responde vários questionamentos, inclusive citando vários estudos relacionados com ingestão de fibras.
Precisamos entender que comendo comida de verdade, o corpo começa a NÃO DESPERDIÇAR o que comemos, nas fezes. Simples assim, ele se torna muito mais eficiente, pois numa dieta HIGH CARB, praticamente metade do que a gente come vira "lixo" (tecido adiposo ou fezes) - fora que numa dieta LCHF a tendência é comer menos. Então não faz sentido esperar o mesmo comportamento do intestino em situações diferentes.
E assim como glúten está associado à doenças auto-imunes por manter nosso sistema imunológico HIPERATIVO sem necessidade, as fibras mantém a "rotatividade" das células no cólon HIPERATIVAS também. Há estudos mostrando que não há correlação de câncer colorretal com a falta ingestão de fibras e/ou idas "diárias" ao banheiro.
E claro, sem contar com a indústria das fibras: grãos, iogurtes com laxante, fibras em cápsulas e todo tipo de "solução" industrializada para você continuar "cagando e andando". E ainda, pessoas com câncer são lucrativas, friamente falando. Eles sempre vão querer uma população doente pra viver de remédios e tratamentos para a vida toda, e isso tudo com aval de governos e da mídia de massa.
Mais estudos:
Estudo indicando que a remoção das fibras da dieta removeu sintomas de constipação.
Este outro estudo demonstra que os indicadores de câncer COLORRETAL eram MAIORES em sujeitos que defecavam TODOS OS DIAS (voltamos na questão do dano diário causado às células do cólon).
Seus artigos são feitos para mim. Sou adepta da Paleo e sempre tive essa duvida, pois me sinto bem mesmo não tendo evacuacões diárias, minha barriga deixou de inchar tanto, mas ainda assim o fato de não "ir ao banheiro" todos os dias me preocupava. Falei com um amigo médico e perguntei se não poderia ser que meu corpo estivesse aproveitando mais dos alimentos e ele riu e disse que não fazia sentido algum. :-(
ResponderExcluirInteressante, mas eu ainda fico incomodada se não vou pelo menos uma vez ao dia ao banheiro. Meu intestino era preguiçoso e melhorou bastante com a páleo, por isso acho estranho quando leio comentários de pessoas que ficam dias sem ir ao banheiro (na páleo); eu não acho isso normal, até porque já li que quando as fezes ficam muito tempo no intestino, as toxinas começam a voltar pra corrente sanguínea. E para as mulheres um bom trânsito intestinal é ainda mais importante, pois ajuda a mandar pra fora o excesso de hormônio, a fazer o balanço. Claro que apelar para a indústria da fibra também não é legal, mas acho que sempre dá para aumentar a ingesta dos próprios vegetais, e frutas, para quem não tem problema com elas. As sementes também podem ajudar nesse caso. Os nutricionistas funcionais são a favor.
ResponderExcluirEu era daqueles tipo "reloginho". Como sempre comi muito carb, sempre tive muito o que jogar fora. Agora, com quase 1 ano de paleo, às vezes falha 1 dia, às vezes falham 2 - mas não fico me sentindo inchado e nem incomodado.
ExcluirAcredito que comendo menos (volume) e aproveitando mais (da massa ingerida, que agora tem pouca fibra insolúvel), sobra menos "lixo" para descartar mesmo :-D
Eu já li bastante sobre isso e ainda não achei uma solução para o meu problema: estou a 3 semanas em low-carb mas estou tendo muitos gases, principalmente durante o sono. Eu sempre acordo com a barriga inchada e cheia de gases.
ResponderExcluirMinha ingestão de carbs está bem baixa, acho que estou comendo vegetais suficientes e parei com laticínios a pelo menos 1 semana.
Mas mesmo assim os gases não passam. Alguma dica?
Olá, Marcos
ExcluirTente aumentar um pouco a ingesta de carbs bons (batata-doce, inhame, abóbora, frutas) por uns dias, e veja o que acontece. Dê uma lida também em artigos sobre amido resistente: http://www.deliartcakecreations.com/2014/02/amido-resistente.html
Cada vez mais, tem-se encontrado ligações entre a microbiota intestinal e a perda de peso/manutenção da saúde... Veja também essa série de artigos do Dr. Souto: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/flora-intestinal-3-amido-resistente_2.html
Tem toda lógica. Se um bebê que só mama no peito pode ficar até 10 dias sem evacuar e ser normal,SÓ pelo motivo de o leite materno ser tão bom que 'não sobra' para evacuar, por que não pode ocorrer o mesmo com um adulto que 'come comida de verdade'?
ResponderExcluir