Sem laticínios e oleaginosas
Viajei com a família para a praia na primeira semana de janeiro, e fiquei por lá 6 dias. Não senti vontade de beber álcool, então não bebi - de líquido, apenas água com gás ou água de coco. Idem para doces e sorvetes. Me concentrei nas comidas de verdade, mas sem prestar reparo nos carbs ou outros "poréns".
E assim, mandei ver nas frutas (jaca-dura, umbu-cajá, mangaba, tâmaras, damascos), no amido de mandioca (farofa e tapioca), nas castanhas de caju (comi cerca de 1.5kg nesses 6 dias...) e nos laticínios (coalhada, muçarela, queijo prato e queijo coalho).
Ah, e fiz questão de descansar o tempo inteiro: nem uma sessãozinha de maromba...
O resultado: ganhei 1.7kg em relação ao peso original, e a flora intestinal ainda está se recuperando...
Quero aproveitar o momento para fazer um teste que já vinha ensaiando há tempos: ficar sem laticínios e oleaginosas por um tempo. Não acho que eu tenha problemas com laticínios, mas desde que comecei paleo/LCHF, vivia me perguntando no que daria ficar sem comer os meus queijinhos.
Bem, a hora chegou. A minha proposta é ficar até o dia 14/02 sem consumir laticínio algum (iogurte, queijo, leite, manteiga, creme de leite, chantilly ou algo que os valha), e também sem oleaginosas (nozes, castanhas do pará, castanhas de caju, pecãs e as minhas amadas macadâmias).
Após essa data, vou avaliar o que mudou e se continuo sem um ou outro (ou ambos). A sensação que estou tendo é praticamente a mesma de quando cortei o açúcar: "caraca, como vou viver sem isso ?". Mas assim como a sensação original passou, suponho que essa vá passar também depois de alguns dias. Sei que muitas pessoas praticam paleo/LCHF sem esses dois componentes, então impossível não é :-)
Qual o motivo que vai te levar a ficar sem lacticínios e oleaginosas? Só por causa de ter engordado ou por motivos de saúde?
ResponderExcluirAbraços e parabéns pelo blog! Acesso todos os dias.
Ana, é um teste apenas. Já ouvi tanta gente falando de como paleo "fica ainda melhor" quando se tira laticínios, que resolvi experimentar. Sobre as oleaginosas, é mais por questões inflamatórias - nos últimos dias, exagerei com força. Agora é hora de por um pouco o pé no freio...
ExcluirPode comer tapioca na paleo?
ResponderExcluirFlávia, os derivados de mandioca (farinha, tapioca, polvilho doce, polvilho azedo, puba) são todos paleo, no meu entendimento. Mas que fique claro: eles não fazem parte de uma dieta low-carb.
ExcluirComo já perdi o peso que precisava, como mandioca ou batata-doce ou inhame quase todo dia. Não são grandes quantidades, mas sempre como.
Provavelmente estou dentro dos 150g de carbs diários, o que me permite manter o peso sem esforço:
http://paleodiario.blogspot.com.br/2013/10/a-curva-de-carboidratos-do-primal.html
Esta é tida como a "última fronteira" a ser transposta na Paleo. Tirar o queijo é muito mais "traumático" do que eliminar o trigo e outros carboidratos. Ainda não tive coragem de fazer essa experiência, mas pelos relatos dos outros estou convencido de que há muitos benefícios. Vou acompanhar.
ResponderExcluir2 dias completados, e até agora está tranquilo. Percebo que a desintoxicação da semana passada já avançou bem em termos intestinais. Já perdi quase 1kg, e a flora se recuperou do excesso de queijo coalho, coalhada e castanha de caju.
ExcluirVoce é a pessoa certa pra eu perguntar, estou começando, voce me diria que quanto tempo para o corpo começar a responder por toda essa mudança. Parabéns, vc é uma guerreira.
ResponderExcluirOlá, Dayse
ExcluirObrigado pelos parabéns, mas não sou "guerreira" não. Sou homem :-D
Sobre o tempo, varia de pessoa para pessoa. Eu perdi 3kg no primeiro mês, mas conheço gente que perdeu 1kg e gente que perdeu 8kg...
No entanto, outros resultados foram imediatos: eu tinha azia TODO dia. Quando comecei a dieta, já no primeiro dia não tive mais - e NUNCA mais aconteceu, em quase 1 ano...
Meu caro, quase um ano se passou. Foi positivo para o emagrecimento a retirada dos laticínios e das castanhas em geral?
ResponderExcluirEu fiquei sem as castanhas e laticínios durante apenas 1 mês... Em mim, não fez diferença alguma reintroduzi-los na dieta. Diferente da cerveja, que após 1 ano de abstinência, agora destrói meu intestino...
Excluir