Nhoque de batata-doce

Tinha visto outro dia uma receita de gnocchi (nhoque) de batata-doce, e quis experimentar. Na própria receita, falava-se para usar goma de araruta ou goma de tapioca (polvilho) - como eu só tinha a segunda opção em casa, fui nela mesmo.

Cozinhei duas batatas-doces, e amassei bem. Ajuntei os ovos - e aqui veio o primeiro erro: não bati os ovos antes de misturar com a batata. Não sei que tanto de diferença pode ter feito, mas creio que fez. O erro número 2 foi com relação ao polvilho: acho que em nhoques convencionais, a farinha de trigo "dá liga" muito rápido. Com o polvilho, eu fui acrescentando, acrescentando... Até que percebi que o gosto da massa (que continuava razoavelmente mole) estava mais pronunciado para o lado do polvilho do que da batata-doce :-(

Preparei uma única unidade na água quente, para provar - ficou muito borrachento. Quem já comeu "grude" de polvilho, sabe do que falo.

Optei então por assar, como a receita original sugeria. 20 minutos de forno alto, e não ficou ruim não - crocante por fora, e algo-borrachento por dentro. Como eu tinha preparado um molho de linguiça calabresa com bastante alho e cebola, as coisas se complementaram bastante bem. 

Assei duas fornadas, e congelei o resto da massa - acho que da próxima vez, vou adicionar queijo ralado e manerar no polvilho...

A minha receita foi:

2 batatas-doces grandes
2 ovos
polvilho até dar liga
Sal e temperos a gosto

Descasque e cozinhe as batatas até ficarem BEM macias. Amasse tudo com o amassador. Ajunte os ovos, e amasse com as mãos. Vá adicionando o polvilho aos poucos, amassando sempre. Não espere que vá dar uma massa firme, conforme a da foto da receita (talvez funcione com goma de araruta, vai saber): use seu instinto de cozinheiro, e vá provando pedacinhos de vez em quando. Quando o gosto de polvilho começar a se destacar, pare de acrescentar.

Não é exatamente low-carb, mas matou a vontade de comer nhoque :-)


Comentários

  1. Olá Hilton... Sei que estou lendo bem tarde seu artigo, mas conheci seu blog ontem ( 14/10/2013 ), rsrs.
    Bem, minha pergunta é: este polvilho? É azedo ou o doce?
    Grata pela atenção Kalrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kalrem! Eu fiz com polvilho azedo, mas acho que funciona com polvilho doce também... Só não faça como eu, e coloque polvilho demais :-)

      Excluir
  2. Hilton, estava com um pouquinho de tempo e resolvi explorar o blog.....a pergunta é, já conseguiu acertar a receita? Se não vão algumas sugestões.
    -após cozinhar a batata coloque no forno por uns 10 minutos para "secar", amasse muito bem e deixe esfriar completamente antes de continuar.
    -para 1kg de batata utilizar 01 ovo médio e cerca de 100g de queijo mussarela ou parmesão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca mais voltei a ela :-) Vou experimentar a sua receita!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O glúten está bagunçando sua mente? Descubra agora.

O custo humano da insulina na América

Me sinto feliz e linda!