Vantagens do jejum

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por Jason Fung

Qual é a vantagem de se usar uma estratégia baseada em jejum intermitente, comparada a simples mudanças dietéticas – tais como as dietas LCHF que preferimos ? Aqui estão algumas boas.

Razão #1 – Simplicidade


Eficácia x Simplicidade


Simplicidade.

Quando eu inaugurei a minha clínica, tentei persuadir as pessoas a adotarem dietas LCHF. Eu fiz isso com pessoas de todas as idades e nacionalidades. É bastante difícil fazer com que uma pessoa letrada, fluente em inglês, que tem desenvoltura com computadores, adotar uma dieta LCHF estrita. É dureza, dado toda a informação conflitante que circula pela internet e pelas ondas de TV e rádio.

Nós dizíamos às pessoas para adotarem low-carb e esbarrávamos com recordatórios alimentares cheios de pão integral e pratos de macarrão. Muitas pessoas honestamente não compreendiam a dieta. Eu gastei muito tempo e cabelos brancos tentanto mudar suas dietas, mas muitas delas simplesmente não entendiam. Além disso, suas dietas não haviam mudado significativamente em 40 anos, e elas tinham problemas tentando fazer alterações.

Dado que a abordagem low-fat foi doutrinada neles pelos últimos 20 anos, era complicado compreenderem como comer uma dieta rica em gorduras naturais, ao invés da ração sem gordura que estavam habituados. Usar uma abordagem completamente diferente, tal como o jejum, era muito mais fácil de ser compreendido.

O jejum por si, é tão simples que pode ser explicado em duas frases. Não coma nada, incluindo açúcar ou adoçantes. Beba água, café, chá ou caldo de ossos. É isso. Mesmo com esse método simples, ainda gastamos horas explicando "como" jejuar.

O benefício mais óbvio da simplicidade, entretanto, está demonstrado pelo gráfico acima, absurdamente simples. Quanto mais simples, mais eficaz. Amém.


Razão #2 – Custo


Adoramos gastar pouco

Embora eu possa preferir que os pacientes comam produtos orgânicos, carne alimentada com pasto e evitem pão branco e alimentos processados, a verdade é que esses alimentos são frequentementes 10 vezes mais caros. Algumas pessoas, falando diretamente, simplesmente não podem arcar com uma alimentação tão boa.

Isso é devido ao efeito da distorção dos subsídios governamentais sobre o custo dos alimentos. Uma vez que os grãos desfrutam de subsídios governamentais substanciais, é muito mais barato fazer alguma coisa com farinha do que com alimentos não-processados. Isso significa que cerejas frescas custam 14 dólares/kg e um pão-de-forma inteiro custa 2 dólares. Alimentar uma família com orçamento restrito é muito mais fácil quando você compra macarrão e pão branco.

Mas isso não significa que ela esteja destinada a uma vida de diabetes tipo 2 e incapacitação. Jejuar é grátis. Na prática, não é apenas grátis, mas na prática poupa o dinheiro das pessoas porque você não precisa comprar comida.

Razão #3 – Conveniência

Refeições feitas em casa (azul) x Fora de casa (vermelho)
Fonte: The Atlantic “Cheap Eats” 8 de Março, 2013

Embora eu aconselhe as pessoas a sempre comerem refeições feitas em casa, preparadas do zero, há muita gente que simplesmente não tem o tempo ou a inclinação para cozinhar. O número de refeições feitas fora de casa tem crescido ao longo das últimas décadas. Apesar de haver muitos que tentam apoiar o movimento "slow food", está claro que estão combatendo uma batalha perdida.

Não me entenda mal: eu gosto de cozinhar tanto quanto qualquer um. Mas toma muito tempo. Entre trabalho, escrita, sair com meus filhos e jogar hóquei, simplesmente não sobra muito tempo.

Assim, pedir às pessoas que devotem-se a cozinhar em casa, por mais nobre que possar ser, não vai ser uma estratégia vencedora. Jejuar, por outro lado, é o oposto. Você economiza tempo porque não há tempo gasto comprando comida, preparando comida e lavando louça. É uma maneira de simplificar a sua vida. Eu frequentemente pulo o café-da-manhã. Caramba, quanto tempo economizo! Frequentemente pulo o almoço também. Quanto tempo economizo! E se tempo é dinheiro...

Razão #4 – Dias do Lixo


Apesar de eu poder aconselhar as pessoas a nunca, nunca mais comerem sorvete, não acho que é um conselho muito prático. É claro, você pode ser capaz de livrar-se dele por 6 mese, ou 1 ano. Mas a vida inteira ? E você realmente gostaria de fazer isso ? Pense no asssunto. Pense na alegria que algumas pessoas têm de desfrutar uma sobremesa especialmente deliciosa em uma festa de casamento. Nós precisamos nos negar aquele pouquinho de prazer para sempre ? Vamos todos aproveitar nossa festança de salada de aniverário! Festival de couve no dia de Ação de Graças! Todas as couves-de-bruxelas que você aguentar comer! Sim, a vida simplesmente ficou menos brilhante. Para sempre é muito tempo.

Veja bem, eu não estou  dizendo que você pode comer sobremesa todo dia, e sim que o jejum te da a habilidade de ocasionalmente desfrutar daquela sobremesa porque se você festeja, pode equilibrar a balança jejuando. Esse é, no fim das contas, o ciclo da vida. A razão pelas quais esses "dias do lixo" são importantes é porque constroem a aderência. Posto de maneira simples, tornam a dieta mais fácil de seguir, e a transformam em um estilo  de vida. Nós frequentemente dizemos que o aspecto mais importante do jejum é encaixá-lo em sua vida.

Razão #5 – Força




Trato pacientes com diabetes tipo 2 frequentemente. A maioria deles tem a doença há 10 anos ou mais. Então, alguns dos pacientes obesos que trato, são também o pior do pior em termos de obesidade e resistência à insulina. Às vezes, mesmo uma dieta LCHF estrita não é forte o suficiente. A maneira mais rápida e eficaz de se reduzir a insulina é o jejum intermitente.

No fim das contas, você precisa perguntar-se essa questão. Se você não comer nada por 1 semana, acha que vai perder peso ? Mesmo uma criança compreende que sim. E  isso é quase invitável. Então sua eficácia é inquestionável.

Sobram apenas duas questões. Primeira – é saudável ? Pelo contrária, há benefícios extraordinários áàsaúde. Dois – você pode praticar ? Bem, se nunca tentar, nunca vai saber. Eu acho que quase todo pode praticar.

Razão #6 – Flexibilidade


Jejuar pode ser feito a qualquer momento e em qualquer lugar. Alé,m disso, se você não sentir-se bem a qualquer momento, simplesmente pare. É quase inteiramente reversível. Além disso, se você não sentir-se bem por qualquer razão, simplesmente pare. É inteiramente reversível em ninutos.

Considere a cirurgia bariátrica. Elas são feitas de maneira que as pessoas possam jejuar por períodos prolongados de tempo. E elas tendem a funcionar, ao menos no curto prazo. Mas também têm toneladas de complicações, quase todas irreversíveis..

Além do mais, por que assumiríamos que alguém não consegue jejuar por 1 semana ou 1 mês sem que jamais tenha tentado ?

Razão #7 – Adição a qualquer dieta


Aqui está a maior vantagem de todas. Jejum pode ser adicionado a qualquer dieta. Isso é porque jejuar não é algo que você faz, e sim algo que você não faz. É subtração ao invés de soma.

  • Não come carne ? Ainda assim, pode jejuar
  • Não come trigo ? Ainda assim, pode jejuar
  • Tem alergia a castanhas ? Ainda assim, pode jejuar
  • Não tem tempo ? Ainda assim, pode jejuar
  • Não tem dinheiro ? Ainda assim, pode jejuar
  • Viaja o tempo inteiro ? Ainda assim, pode jejuar
  • Não cozinha ? Ainda assim, pode jejuar
  • Já tem mais de 80 anos ? Ainda assim, pode jejuar
  • Tem problemas em mastigar e engolir ? Ainda assim, pode jejuar
O que poderia ser mais simples ?

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores