Chá para ficar fininho ?

Você é ou conhece quem seja usuário de chá verde/branco/vermelho ? São aqueles chás mágicos, originários da China, que fazem emagrecer, afastam mau-olhado e saram até dívida no banco. 11 em cada 10 famosos tomam para secar a barriguinha.

Hoje no trabalho, vi uma lata de chá branco na prateleira da copa. Peguei para ver, por curiosidade, e tomei um susto com a composição centesimal. Para me informar melhor, dei uma olhada no que diz a literatura.

Sobre a planta Camellia sinensis (que origina o chá branco, chá verde, chá preto, chá vermelho e chá oolong) pesquisadores chineses dizem que é o ó-do-borogodó:

(...) dados de laboratórios mostraram que o chá verde tem papéis importantes no metabolismo de gordura ao reduzir a ingestão calórica, interromper a emulsificação e absorção de lipídios, supressão da adipogênese e síntese de lipídios, e aumentando o gasto energético via termogênese, oxidação de gorduras e excreção fecal de lipídios. Entretanto, o mecanismo molecular exato permanece incerto.
Já uma revisão fresquinha, feita no Brasil, diz que não é bem assim:

Apesar de muitas plantas serem popularmente usadas para reduzir o peso em pessoas obesas e sobrepesadas no Brasil, há pouca evidência científica corroborando o seu uso. Baseada nos dados etnobotânicos apresentados, essa revisão indica as plantas que deveriam ser consideradas para estudos cientificamente controlados, devotados a investigar seus efeitos sobre a obesidade.

O fato é que há estudos pró e contra os tais chás, mas referindo-se sempre à eficácia (ou não) DA PLANTA. Só que o que nós consumimos não são folhas de chá verde plantadas nas encostas verdejantes da China. O que nos vendem é um pó colorido, cujo "sabor" varia conforme a adição de corante e polpa: abacaxi, morango, frutas cítricas, etc. 

O que eu vi no rótulo do "chá" foi que cada porção de 10g tem 8.7g de carboidratos. O rótulo, conforme permitido pela Anvisa, quebra em "açúcares"  (0g) e "carboidratos" (8.7g)...



Análise de rótulos em 5 segundos: na lista de ingredientes, eles são listados na ordem percentual de composição. Então o ingrediente que aparece primeiro é aquele mais usado no produto.



Nesse caso, o mais frequente é a maltodextrina (o chá em si, é o terceiro). Eu já escrevi antes sobre os muitos valores do zero, então você deve lembrar-se de que a divisão entre "carboidratos" e "açúcares" nada mais é que um artifício linguístico (leia-se: "balela"). 

Relembrando a definição de maltodextrina da Wikipedia (grifos meus):

Maltodextrina é o resultado da hidrólise do amido ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de vários oligômeros da glicose, compostos por 5 a 10 unidades .
Pode ser definida como um polímero da glicose. Estas moléculas poliméricas são metabolizadas de forma rápida no organismo humano, contribuindo, em indivíduos saudáveis, para um aumento exponencial de insulina (pico de insulina) na corrente sanguínea.

Traduzindo: maltodextrina é um monte de glicoses coladas umas nas outras, que elevam a glicemia (e de quebra, a insulina) com a mesma velocidade do Papa-léguas fugindo do Coiote. 

Maltodextrina é açúcar, por mais que a Anvisa insista que não.

O chá emagrecedor então é um pozinho composto de 87% de açúcar, que as pessoas usam para emagrecer. Simples assim.

Para ter uma base de comparação, dê uma olhadinha no rótulo de Nescau, logo abaixo.


Uma dica: não faz bem coisíssima nenhuma

Em 20g de Nescau, a Nestlé nos diz que há 17g de "carboidratos", dos quais 15g são de açúcar.

O site da Nestlé diz que a composição do Nescau é (grifos meus): 

Açúcar, cacau em pó, maltodextrina, minerais, vitaminas, emulsificante lecitina de soja, antioxidante ácido ascórbico e aromatizantes. Contém Glúten. Contém traços de leite.

Eu vou usar de liberdade poética então, e dizer que os 17g de "carboidratos" (açúcar e maltodextrina) do Nescau são todos "açúcar". Então, se 20g do produto têm 17g de açúcar, esse produto é 85% açúcar.

Opa! O chá verde em lata tem 87% de açúcar, e o Nescau tem 85%. 

Tem certeza de que vai emagrecer tomando esse negócio ?

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores