Tratamento para 4 tipos de Síndrome de Ovário Policístico. Trate da causa.

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por Lara Briden

Eu te convido a pensar diferentemente sobre a síndrome do ovário policístico (SOP)

SOP é uma série de sintomas. O sintoma primário é a incapacidade de ovular regularmente. Falha na ovulação é causada porque você está deficiente em estradiol e progesterona. É o porquê de você ter alta testosterona, e desenvolver sintomas secundários como queda de cabelo, acne e infertilidade.

Você não consegue tratar SOP até que pergunte-se em primeiro lugar: "POR QUE - em seu caso particular - você não ovula ?"

Eu digo "no seu caso particular" porque a sua razão pode ser diferente da razão de outra pessoa. Por isso há tantos tratamentos naturais diferentes, e por isso somente alguns deles vão funcionar para você.

⇒ Dica: não tenha pressa em aceitar um diagnóstico de SOP. Diagnóstico apropriado requer um exame de sangue que mostre alta testosterona ou quaisquer outros hormônios masculinos como androstenediona ou DHEA. Nunca aceite um diagnóstico que foi feito por ultrassom apenas (por favor, leia A surpreendente verdade sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP))

4 tipos de SOP


1) SOP por resistência à insulina

Esse é o caso clássico de SOP, e o mais comum. Alta insulina e leptina impedem a ovulação e estimulam os ovários a produzir testosterona. A resistência à insulina é causada pelo açúcar, obesidade, tabagismo, gorduras trans e toxinas ambientais.

Essa é você ? Você tem alta insulina em jejum, ou um teste anormal de tolerância à glicose. Você pode também ter alto LH (Hormônio Luteinizante) no exame de sangue. Você provavelmente está com sobrepeso, apesar de poder estar com peso normal também. Resistência à insulina com peso normal usualmente ocorre nos anos que se seguem a uma dieta ou distúrbio alimentar.

Idéias para tratamento: você pode precisar abandonar o açúcar e/ou perder peso. Por favor, considere o jejum intermitente, que funciona bem para melhorar a sensibilidade à insulina. Os melhores suplementos para a resistência à insulina são o magnésio e a berberina. O anticoncepcional não é um tratamento para esse tipo (ou qualquer tipo) de SOP porque ele prejudica a sensibilidade à insulina. A melhora da SOP tipo 1 é lenta e gradual, num período de 6-9 meses.

2) SOP induzida por anticoncepcional ou SOP pós-pílula

A pílula suprime a ovulação. Para a maioria das mulheres, isto é um efeito temporário, e geralmente a ovulação vai retornar logo após o fim do uso do anticoncepcional. Mas para algumas mulheres, a supressão da ovulação pode persistir por meses ou mesmo anos. Durante esse tempo, não é incomum receber o diagnóstico de SOP. Alguns especialistas negam a existência da SOP induzido pela pílula, mas ela é bem real. É o segundo tipo mais comum de SOP que vejo na clínica. Eu já falei com muitos outros médicos que estão vendo a mesma coisa. Nós precisamos desesperadamente de mais pesquisas no assunto.

Essa é você ? Você tinha períodos regulares antes de começar a tomar a pílula (apesar de você poder ter tido acne). Você agora provavelmente tem LH elevado no examen de sangue, apesar de poder ter LH normal e prolactina entre normal e alta.

Idéias para tratamento: se seu LH está elevando, o melhor tratamento herbal é com uma combinação de peônia e alcaçuz  [1] (eu sei que a combinação é de difícil acesso fora da Austrália, mas tenho esperanças de que isso mude num futuro próximo). Se a sua prolactina está normal beirando o alto, então o melhor tratamento herbal é o Vitex agnus-castus. Tanto a peônia quanto o vitex atuam no eixo pituitário-ovariano, e são ervas poderosas. Eu recomendo que você não as use muito cedo, e nem por muito tempo. Não as tome se for adolescente, ou se acabou de parar com a pílula (dê-se 3 ou 4 meses sem pílula). Peônia e vitex não devem ser usados por mais de 10 meses seguidos. Eles não devem precisar ser usados assim. Se forem as ervas corretas, vão funcionar bem rápido (3-4 meses). E então os seus períodos devem ficar regulares mesmo após deixar de tomá-las. Você não deve tomar alcaçuz se tiver pressão alta. Por favor, procure aconselhamento profissional.

3) SOP inflamatória

Inflamação - ou ativação imune crônica - resulta do estresse, toxinas ambientais, permeabilidade intestinal e comidas inflamatórias como glúten ou caseína A1. Inflamação é um problema para SOP porquê ela impede a ovulação, perturba os receptores hormonais, e estimula andrógenos adrenais como DHEA e androstenediona.

Essa é você ? Você tem outros sintomas de disfunção imune tais como infecções recorrentes, dores de cabeça, dores articulares ou problemas de pele. Seus exames de sangue mostram biomarcadores inflamatórios tais como deficiência de vitamina D, contagem anormal de células sanguíneas, proteína C-reativa elevada, anticorpos tireoidianos ou anticorpos do glúten. Você pode ter DHEA elevdo, e um exame de urina positivo para permeabilidade intestinal

Idéias para tratamento: reduza o estresse e a exposição a toxinas ambientais como pesticidas e plásticos. Elimine comidas inflamatórias como trigo, laticínios e açúcar. Trate a permeabilidade intestinal com zinco, berberina e probióticos. Suplemente com magnésio porque é antiinflamatório e normaliza os hormônios adrenais (eixo HPA). A melhora é lenta e gradual num período de 6-9 meses.

4) SOP de causa escondida

Esse é o tipo de SOP "mais simples do que você imagina". Muito frequentemente - pelo menos 1 vez por semana - eu encontro uma paciente de SOP que não se encaixa nenhum dos critérios para os 3 primeiros tipos de SOP. Esses são meus casos favoritos, porque - muito frequentemente - há uma coisa simples que está bloqueando a ovulação. Uma vez que tal coisa seja abordada, esse tipo de SOP resolve-se muito rapidamente, geralmente entre 3 e 4 meses. Causas escondidas comuns de SOP incluem:

  • A soja é um anti-estrógeno e pode bloquear a ovulação em algumas mulheres
  • Doença tireoidiana prejudica a ovulação porque seus ovários precisam de hormônio T3
  • Dieta vegetariana, porque ela causa deficiência de zinco e seus ovários precisam de zinco
  • Deficiência de iodo, porque seus ovários precisam de iodo. Por favor, seja cuidadosa com a suplementação de iodo. Por favor, leia meu artigo sobre iodo.
  • Adoçantes artificiais porque prejudicam a sinalização de insulina e leptina
  • Muito pouco amido na dieta, porque seu sistema hormonal precisa de carboidratos gentis.

Essa é você ? Você não se encaixa exatamente nos critérios para os 3 primeiros tipos de SOP. Você já tentou um número de tratamentos naturais para SOP, e nada parece funcionar. Observe mais a fundo.

Saiba quando é hora de descartar seu diagnóstico de SOP. Na maioria dos casos, SOP não é uma condição permanente. Com o diagnóstico e tratamento corretos, SOP pode tornar-se coisa do passado.

Eu sou a primeira a reconhecer que há alguma sobreposição entre esses 4 tipos. Por exemplo, inflamção é a maior causa tanto de resistência à insulina quanto da doença tireoidiana (tipos 1, 3 e 4). Minha intenção não foi de super-simplificar, mas ao invés de alertar você para algumas idéias de tratamento que podem não ter sido consideradas.

Recomendado para você

7 comentários

Click here for comentários
Amos
admin
16 de julho de 2014 13:11 ×

Parabéns pelo excelente conteúdo. Obrigado por fazer a diferença. Entro sempre que posso e também recomendo seu blog.
Grande abraço.

Amos Nissink

Reply
avatar
Teimosia
admin
16 de julho de 2014 15:51 ×

É uma honra tê-lo por aqui, Dr. Amos!

Reply
avatar
L.E.M.
admin
16 de julho de 2014 20:56 ×

Adoro quando você posta artigos de Lara Briden! Muito Grata!!

Reply
avatar
Amos
admin
16 de julho de 2014 21:25 ×

Sem rasgacoes de seda, honra é contar com seu blog de conteúdo ímpar. Faz parte da minha orientação quando da prescrição lowcarb seu site e o do Souto!!

Reply
avatar
Gabriela
admin
13 de outubro de 2014 11:20 ×

Maravilha! Sofro de SOP desde os 16 anos..estou agora no caminho certo!

Reply
avatar
18 de dezembro de 2014 21:32 ×

Maravilhoso seu artigo. Nunca cheguei nem perto de uma explicacao como essa. Parabens!

Reply
avatar
Teimosia
admin
18 de dezembro de 2014 22:24 ×

Não é meu... É da Lara Briden :-D

Reply
avatar
Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores