Protocolos específicos para dieta paleo
O Robb Wolf desenvolveu alguns protocolos específicos para dieta paleo - são voltados para pessoas que já praticam paleo, mas querem abordar dados aspectos: condições auto-imunes, treino de força, etc.
Ao traduzir, eliminei todas as referências a produtos (suplementos da marca X, por exemplo), livros e profissionais específicos - não estou aqui para fazer propaganda de ninguém :-) Se você quiser saber dos produtos que ele indica, sinta-se livre para ler os originais.
Quero deixar claro que não conheço detalhes e nem endosso tudo o que está escrito. Particularmente no caso do protocolo auto-imune, ele sugere o uso de enzimas digestivas ou HCI - mas li alguns artigos que alertam sobre o uso de HCI sob pena de provocar problemas gástricos. Idem para BCAA - antes de tomar, verifique a sua tolerância. Não é só porque um "guru" escreveu, que está certo.
O meu objetivo ao traduzir é democratizar a informação. Já o uso da informação corre por sua conta e risco :-)
Em todos os casos, basta clicar na imagem para ampliar.
Protocolo para condições auto-imunes
Grãos: trigo, milho, arroz, centeio, cevada, sorgo...
Leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, amendoim, soja...
Solanáceas: tomate, beringela, jiló...
Oleaginosas: noz, avelã, macadâmia, castanha do pará, castanha de caju..
Sementes: gergelim, abóbora, girassol, linhaça...
Protocolo para maximizar a perda de peso
Protocolo para atletas de resistência
Protocolo para atletas de força
E que tal um protocolo envolvendo jejum intermitente e ciclagem de carbos para queimar gordura, ganhar massa magra e te deixar sarado ?
Ótimo post :)
ResponderExcluirEu não exclui os ovos, mas estou com saudade de comer fruta!
Beijo
Poli
Está fazendo o protocolo auto-imune ? Teve algum resultado ?
ExcluirOlá Hilton!
ResponderExcluirParece que está faltando, no protocolo para atletas de força, a seguinte informação: Quer ganhar massa muscular > 10-20g de BCAA no pós treino.
Abraços
Corrigido! Obrigado!
ExcluirMuito bom! Vou começar a tirar fotos, pois só tiro medidas, mas estou vendo um resultado, mesmo que lento.
ResponderExcluircomo e treinar relativamente low carb?
ResponderExcluirEu não consigo te falar sobre musculação tradicional ou exercícios aeróbicos de alta intensidade (pedalar, correr, nadar). Pratico basicamente calistênicos: http://paleodiario.blogspot.com.br/2013/10/um-plano-de-malhacao-tao-simples-que-um.html
ExcluirHilton, onde enquadra-se o crossfit? Ando meio perdida na alimentação pré e pós treino, ainda mais quando vou treinar pela manhã...
ExcluirOlá, Cláudia
ExcluirEu não sou a pessoa mais indicada para falar, pois não pratico treinos de alta intensidade como crossfit... Esse artigo aqui, talvez te ajude: http://zucchices.com.br/cantinho-da-alice-alimentacao-pre-e-pos-treino/
Outra pessoa que talvez possa te ajudar é a Cláudia Vilaça (fisiculturista profissional): http://claudiavilaca.blogspot.com
Obrigada! Vou "correr" atrás da informação! ;)
ExcluirPq diminuir côco e abacate em caso de estacionamento na perda de peso, oleaginosas entendo bem o pq...seria pela qtdade de gordura? oupelo perfil lipidico? pq abacate e côco tem perfis lipidicos diferentes...fiquei confusa..que tipo de gorduras eliminar ou minimizar o consumo?
ResponderExcluirOlá, Erikah
ExcluirConforme eu escrevi lá no comecinho, não concordo com (e/ou não conheço toda a teoria por trás de) tudo o que o Robb Wolf escrevenesses diagramas - apenas traduzi.
Eu *SUPONHO* que ele possa estar preocupado com ASP (Acylation stimulating protein), que é uma outra maneira de acumular gordura independente da insulina. Até onde sei, é MUITO difícil ganhar peso com uma dieta LCHF - mas não é impossível, se a pessoa exagerar DEMAIS nas calorias.
Para um exemplo anedótico, veja aqui: http://www.paleodiario.com/2013/11/o-que-acontece-se-voce-comer-5800.html