Como controlar a Síndrome do Ovário Policístico: um guia gratuito e sem baboseiras

2375

Apesar desse blog ser gratuito, e eu sempre subestimo meus conhecimentos / realizações sobre meus problemas de saúde, as pessoas sempre consideram esse espaço como um guru para obter informações. Sou um pouco ambígua em relação a isso, porque o blog não tem ilusões de ser guru e, mesmo que eu ache que tenha muita percepção / conhecimento sobre alguns problemas de saúde, não ouso pensar que tenho a resposta para todos.

Mesmo assim, uma doença com a qual tenho certeza de que posso ajudá-la é a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Eu fiz muitas pesquisas e tenho experiência pessoal controlando a minha. Também recebo informações regularmente sobre o SOP. Então, de qualquer forma, aqui está o guia da Wooo para a SOP, e adivinhem? Este guia é realmente factual e não custa nadinha!

Ponto 1: VERIFIQUE SE VOCÊ ESTÁ DIAGNOSTICADA PRECISAMENTE.

A SOP é como o transtorno bipolar da endocrinologia. Basicamente, se você está gorda, infértil / relata algum tipo de problema de fertilidade, há uma boa chance de que o médico preguiçoso diga “uh, eu acho que é SOP, sei lá… aqui estão algumas pílulas anticoncepcionais, agora pague e vá embora”. Eu encontrei alguns diagnósticos hilariantes de SOP, como mulheres com hipotireoidismo claro que acreditam que tinham SOP… mulheres que tiveram quatro filhos sem terapias reprodutivas e dizem que têm SOP. Mulheres com andrógenos abaixo do normal sendo informadas de que têm SOP por causa de folículos presos no ovário (ESTE É UM SINAL DE HIPOTIROIDISMO, ASSIM COMO OS ANDRÓGENOS BAIXOS).

O hipotireoidismo, ou tireóide com baixo funcionamento, é outro motivo muito comum pelas quais as mulheres terão amenorréia e geralmente problemas de peso. A principal diferença é que as mulheres com hipotireoidismo tendem a ter baixos andrógenos e perda de cabelo generalizada, além de tipos específicos de sintomas da tireóide. Se seus andrógenos estão na faixa normal, você provavelmente não tem SOP. Se seus andrógenos estão baixos, você definitivamente não tem SOP.

Os guias da SOP que descrevem o hipotireoidismo como um “tipo de SOP” estão errados. A SOP nunca deve causar hipotireoidismo, e o hipotireoidismo apenas causa passivamente sintomas parecidos com SOP, como infertilidade e folículos no ovário. A infertilidade relacionada à tireoide é muito mais parecida com amenorréia hipotalâmica do que com SOP, na verdade (o eixo repro desliga porque a tireóide baixa é um sinal de inanição na endocrinologia funcional).

Outras razões pelas quais as mulheres podem ter inibido a reprodução estão relacionadas ao estresse psicológico / físico e ao uso excessivo de sedativos / GABAérgicos. O cortisol, como os hormônios da tireóide, inibirá funcionalmente a reprodução feminina. O excesso de cortisol, juntamente com a tireóide baixa, são sinais de inanição / estresse e o eixo reprodutivo feminino é inibido de forma adaptativa por sua presença. As mulheres que usam drogas estimulantes / drogas estimulantes supra-renais podem experimentar infertilidade pelas mesmas razões por meio de excessos catecolaminérgicos, simpáticos e, portanto, adrenais. Uma função normal de níveis incríveis de cortisol e / ou CRH é produzir hiperandrogenismo e amenorréia nas mulheres. Este é um resultado esperado de quantidades loucas de atividade adrenal.

O uso de sedativos GABAérgicos piora o problema, pois o GABA impede o aumento do LH necessário para a ovulação. A mulher hiperadrenal é frequentemente incrivelmente ansiosa e tende a usar GABAérgicos, tornando o problema ainda pior.

Esse tipo de diagnóstico incorreto da SOP é mais difícil de identificar, pois geralmente ocorre com andrógenos em excesso, assim como a SOP primária. Esse diagnóstico errôneo é mais perdoável, mas eu diria que uma bandeira vermelha seria porque a paciente está usando estimulantes legais / ilegais, e os sintomas se correlacionam com isso.

Ou a paciente tem um distúrbio de ansiedade e está tomando toneladas de medicamentos sedativos para dormir. A paciente pode ter tido uma puberdade normal e esses problemas começaram mais tarde após uma doença / estresse… esse é um sinal de bandeira vermelha de que não é SOP. A portadora de SOP não teve uma puberdade normal: a SOP começa na puberdade e até na mesmo na adrenarca (final da infância).

Às vezes, a amenorréia hipotalâmica franca é diagnosticada como SOP, às vezes com / sem hipotireoidismo. Essa é um óbvio erro de diagnóstico. O LH está muito baixo, mais baixo que o FSH e todos os hormônios reprodutivos estão baixos. Na SOP sintomática, o LH é sempre muito alto. O peso corporal é baixo e a paciente tem um histórico de exercícios, poucas calorias, dieta com pouca gordura, vegetarianismo e geralmente também é deficiente em zinco (zinco = amenorréia). Mais perguntas revelam que a paciente tem muitos anos de histórico de anorexia, ocasionalmente bulimia, etc. Basicamente, transtornos alimentares, mas não com a aparência de “anoréxica clássica”, então o doutor diz “Sim, é SOP. Vá embora e não se esqueça de me pagar”

NADA do que descrevi acima é SOP, todos os pontos têm explicações neuroendócrinas bem definidas mas estes são exemplos de grupos de pacientes comumente diagnosticadas com SOP. 

Como regra geral, é possível que você esteja na fila do SOP se:

  1. Seus problemas de fertilidade começam assim que a puberdade começou. As mulheres com SOP têm um problema ao longo da vida com o eixo HPO / HPA assim que a fertilidade começa, e o mesmo ocorre com os problemas reprodutivos. A única exceção a isso seria tomar medicamentos que podem desencadear a SOP, como o valproato de sódio que depleta o inositol, por exemplo. Por outro lado, mulheres com infertilidade induzida por distúrbios alimentares / estresse terão puberdade normal porque não têm SOP.
  2. Você rapidamente ganhou gordura na puberdade e teve resistência insulínica (RI) muito exagerada em relação à uma puberdade normal. RI é um sinal claro a favor da SOP.
  3. Sua puberdade foi muito mais cedo do que o normal. Este é um sinal insulina alta, encontrada tanto em crianças obesas quanto na SOP.
  4. Outras mulheres da sua família têm sintomas semelhantes. A SOP está relacionada a características genéticas que promovem RI e comportamento anormal dos ovários e glândulas supra-renais. Outras mulheres da sua família terão atrasos na menstruação, menstruações irregulares e sintomas de SOP.
  5. Se você tentou ter filhos, não engravidou com sucesso. Mulheres com “SOP falso” têm filhos e nenhum problema reprodutivo. SOP real é falha ovulatória e sempre apresentará infertilidade / baixa fertilidade.

Não posso enfatizar isso o suficiente, porque se você errar no diagnóstico, NUNCA MELHORARÁ

Agora que 50% ou mais da platéia foi embora, discutirei terapias reais que são altamente eficazes para a SOP genuína.

Dieta Lowcarb

Esta é o passo zero da terapia para SOP. Ela é um distúrbio neuroendócrino causado ou exacerbado por níveis muito altos de insulina e intolerância à glicose. Assim como agora é popular dizer que o mal de Alzheimer é o “diabetes tipo 3” ou “diabetes do cérebro”, a SOP é como o diabetes dos ovários e das glândulas supra-renais. O objetivo no tratamento da SOP é reduzir a insulina e melhorar a tolerância à glicose.

Já viu idiotas escrevendo artigos inteiros sobre como mais insulina ajuda a SOP? Tão, tão ignorantes. A SOP é um distúrbio ovariano / adrenal que é em grande parte criado por insulina muito alta. A insulina estimula os ovários a superproduzirem andrógenos através da hiper-responsividade tecal à insulina. A insulina também regula para cima a atividade da 5ar, que por sua vez desperdiça cortisol e faz com que as glândulas supra-renais produzam DHEAs em excesso (uma característica genética estável da SOP). Se o cortisol é decomposto rapidamente pela 5ar, que está sob controle da insulina, há mais estimulação adrenal e mais DHEAs, que são androgênicos e perturbadores do HPO. Lembre-se: é evolutivamente lógico tornar-se infértil em um estado de dominância adrenal, a única diferença é que as mulheres com SOP entram geneticamente nessa condição com muito mais facilidade por causa dos DHEAs elevados. A resistência à insulina das adrenais entra em ação.

Portanto, se você deseja aliviar rápida e eficientemente os sintomas da SOP, entrar em uma dieta muito baixa em carboidratos vai resolver. A redução da insulina diminuirá a atividade da 5ar / adrenal e interromperá a superestimulação do ovário pela insulina / LH. Muitas mulheres com SOP, como eu, começarão a ter ciclos ovulatórios poucos dias depois disso. O resto é resto.

Exercício e Atividade

Isso funciona da mesma lógica que a dieta lowcarb. O objetivo é reduzir o açúcar no sangue, reduzir a insulina. A redução de carboidratos faz isso, mas o mesmo acontece com exercícios e levantamento de peso. Mesmo com uma dieta rica em carboidratos, a insulina / açúcar no sangue diminuirão se você passar muitas horas na academia levantando coisas. No entanto, acho que lowcarb é simplesmente melhor porque é muito mais controlada e específica para a patologia neuroendócrina. Além disso, o excesso de exercício induz o famoso excesso de cortisol, estados hipoleptinêmicos que são terríveis para a fertilidade, assim como é uma dieta hipocalórica com pouca gordura. O exercício é provavelmente descrito com precisão como uma terapia de acompanhamento, juntamente com uma dieta lowcarb para SOP.

Outro problema com o exercício é que, se você já está cansada pela obesidade e intolerância à glicose, é extremamente difícil utilizar essa intervenção. Por outro lado, a mudança de dieta pode ser facilmente implementada e as melhorias de energia ocorrem imediatamente.

Suplementos e Medicamentos

Cada caso de SOP é um pouco diferente. Algumas mulheres têm “formato de maçã” com excesso de gordura visceral / hiperglicemia (mais parecidas com a minha mais nova) e outras são hipoglicêmicos cronicamente sem a gordura óbvia da RI, mas hiperinsulinêmicas da mesma forma (mais parecidas comigo). Como a SOP é um problema endócrino e metabólico, o controle da dinâmica metabólica é crucial.

Se você é propensa a hiperglicemia, deve lidar com isso. Além da dieta / exercício, suplementos ou medicamentos que reduzem especificamente o açúcar no sangue, como a metformina. Em pessoas com hiperglicemia, os excessos de açúcar no sangue da RI estão direcionando a insulina que piora a SOP. Suprimir a glicose para essas pessoas é fundamental para o equilíbrio endócrino / em peso.

Mais comum na SOP, atingindo mulheres muito jovens, é a hipoglicemia crônica, porque os excessos de insulina superam o nível de resistência à insulina. Elas se tornam extremamente obesas e são prejudicadas pela hipoglicemia crônica. Esse foi definitivamente o meu padrão. Há um excesso franco de insulina, ao contrário do que os muitos malucos contam a seus leitores (outro dia li que baixa de insulina é o problema da SOP). Se a SOP fosse uma deficiência de insulina, os principais sintomas não seriam redundantes com um insulinoma. Duh. Pacientes com SOP padrão são constantemente hipo e extremamente obesas.

Praticamente todos os tipos de SOP melhoram através de suplementos que melhoram a tolerância à glicose e diminuem a glicose no sangue. Uma lista de fatores muito improtantes é a seguinte:

  • Magnésio. Muito importante para tolerância à glicose e síntese de neurotransmissores. Deficiência comum. Promove sedação leve à noite.
  • VinagreExtremamente eficaz, como a metformina, mas ninguém se importa por algum motivo. Coma alimentos em conserva de vinagre ou mais simplesmente tome uma colher de sopa nas refeições. Também resolve os excessos da flora gastrointestinal que promovem a intolerância à obesidade / glicose, mas esse é assunto para outro post.
  • Inositol. De todos os suplementos a tomar para a SOP, é o mais crucial. Há muitas evidências de que uma grande parte do quebra-cabeça da SOP são os baixos níveis de inositol. A intolerância à glicose esgotará o inositol, que também é baixo em diabéticos. Sabe-se que as mulheres apresentam grande redução nos sintomas / resolução da SOP, apenas via inositol isoladamente. Também é muito útil para a depressão tão comum na SOP.
  • Chá verde EGCG. O EGCG (epigalocatequina galato) é único, porque é muito especificamente terapêutico para a SOP. Sabe-se que reduz o açúcar no sangue e induz a queima de gordura, assim como o vinagre, para que ocorram reduções de insulina / melhor controle do açúcar no sangue. Também inibe a 5ar, que é realmente um problema fisiopatológico essencial na SOP, e isso é um benefício específico para as mulheres com SOP. Isso significa andrógenos mais baixos e inibição do impulso adrenal central para melhorar a fertilidade. Eu recomendo o extrato de chá verde ou EGCG, minha experiência é que as pílulas de EGCG são como se não fossem mais eficazes que os chás.
  • Zinco. O zinco é ótimo para todos os problemas de fertilidade. Melhora o uso da glicose e inibe 5ar, razão pela qual ajuda a SOP. Também melhora a síntese de proteínas (essencial para a gravidez), normaliza a dinâmica da leptina (importante para a amenorréia hipotalâmica), normaliza o hormônio da tireóide (importante para o hipotireoidismo). Basicamente, todas as pessoas com distúrbios de glicose / fertilidade devem tomar pelo menos um suplemento de zinco. Acne e infecção gastrointestinal são sinais que respondem bem ao zinco. O zinco convencional é extremamente nauseante de se tomar, mas versão gluconato costuma descer sem sofrimento gástrico. 
  • Omega 3. Combate a inflamação, ajuda a normalizar o uso da glicose e também inibe a alta movimentação adrenal via atividade opioidérgica e inibição da 5ar. Muito útil para problemas de humor comuns em patologias descontroladas de glicose e SOP. As sementes de linhaça são particularmente úteis, pois são mais inibidoras de 5ar.
  • Acetil-l-carnitina. Este suplemento ajuda na oxidação da gordura, promovendo a entrada de ácidos graxos de cadeia longa nas mitocôndrias. O resultado é maior energia, menor insulina em resposta às mesmas refeições / calorias e carboidratos / gorduras. A acetil-l-carnitina também é boa porque eleva o tônus ​​da dopamina no cérebro, o que é crucial para controlar a liberação de açúcar no sangue ao longo do dia. Por favor, esteja avisado se você tem um diagnóstico incorreto de SOP, este suplemento é terrível para você, pois ALC é um remédio médico antigo para a tempestade da tireóide: ele bloqueia diretamente a atividade do hormônio T3 da tireóide. Ouvi tantas mulheres com diagnóstico errado de SOP relatarem frio / queda de cabelo após tomar acetil-l-carnitina… Isso NÃO acontecerá se você for adequadamente diagnosticada com SOP, pois deveria ser eutireóidica e não responderia à a acetil-l-carnitina com uma falha maciça na tireóide. Eu não consigo frisar o bastante que SOP não é causada por hipotireodismo e não apresenta hipotireoidismo
  • NAC. Muitas mulheres com SOP melhoram com N-Acetil-Cisteína (NAC). É hipoglicêmico, como a metformina / vinagre / insoitol e, como o ômega 3, reduz a inflamação que promove a tolerância à glicose. Quando o NAC ficou mais conhecido, minha SOP já estava muito controlada com a dieta. Tentei NAC algumas vezes pelas propriedades redutoras de glutamato. Achei sedativo e muito hipoglicêmico e não tive interesse em tentar novamente, já que já tenho um bom controle sobre meus problemas de saúde. No entanto, se você não estiver respondendo a outras intervenções, há histórias de mulheres dizendo que o NAC curou sintomas de hiperglicemia, SOP e ovulação induzida.
  • Cronoterapias . Há evidências crescentes de que os distúrbios da glicose no sangue / peso / endócrinos podem estar mais abaixo de um distúrbio do ritmo circadiano. Isso pode estar relacionado à alta frequência de depressão encontrada na SOP. Acredita-se que a depressão da SOP seja induzida diretamente por hormônios, mas minha experiência ao interagir com muitas mulheres que têm isso é que a depressão é muito mais independente do excesso agudo de hormônios. A baixa melatonina à noite / óculos de bloqueio de luz azul podem ser úteis para normalizar a tolerância à glicose e inibir gonadotrofinas centrais excessivas que fazem parte da patologia da SOP. A luz brilhante ao acordar aumentará o SNS / catecolaminas que combatem o açúcar no sangue e a gordura e diminuem a insulina. Regularizar padrões circadianos é essencial para controlar o uso de energia no corpo, portanto da insulina e do sistema endócrino.

A seguir estão os medicamentos que podem ajudar na SOP.

  • Metformina. Basicamente, este é o único medicamento atualmente em uso que é realmente um pouco curativo / abordando a patologia central, para todos os distúrbios do metabolismo da glicose. Ela reduz a produção de glicose hepática, promovendo menor oxidação de insulina e gordura em repouso, melhor controle do peso corporal e reduz os sintomas da SOP por esse mesmo mecanismo. Ele pode promover a acidose láctica e é terrivelmente perturbadora do estômago, havendo muitos intolerantes a ela. Também pode provocar hipoglicemia se você for tiver SOP do tipo euglicêmico / hipoglicêmico. Metformina é mais especificamente útil para os tipos de SOP pré-diabetes.
  • Não há muito mais nada. Quero dizer. Realmente não existe outro tratamento medicamentoso que não seja simplesmente mascarando sintomas ou destrutivo a longo prazo. Por exemplo, o uso de contraceptivos orais (CCO) para suprimir o eixo HPO é a próxima intervenção. É como se você estivesse sofrendo de hemorragia interna e simplesmente fosse fazendo transfusões de sangue para mascarar a anemia. Os CCOs geralmente pioram o ganho de peso e a depressão, especialmente os baseados em progesterona. Suponho que o CCO seja melhor que a SOP não controlada, mas o ideal seria controlar a SOP abordando a patologia subjacente real.

A SOP é um distúrbio neuroendócrino crônico que envolve principalmente o metabolismo energético do corpo todo, o sistema adrenal e endócrino. É altamente controlável na maioria das vezes, através de um esforço combinado de dieta, exercícios para redução de glicose / insulina e terapias complementares. A supressão ovariana com o CCO é definitivamente um último recurso, mas a medicina moderna a percebe como primeira linha por algum motivo.

(Observe que, para infertilidades relacionadas ao estresse e hiperadrenal / estresse, você pode não necessariamente ter SOP, mas minhas recomendações ainda podem beneficiá-la! A única diferença é com ênfase na importância. Este guia é mais adaptado à SOP, portanto, algumas coisas são mais enfatizadas – como o inositol -, mas você provavelmente ainda melhorará com essas recomendações. Por outro lado, amenorréia hipotalâmica e hipotireoidismo podem piorar com muitos deles)

Artigo de Woo, traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

Recomendado para você: