Pequenas quantidades de glúten em sujeitos com suspeita de Sensibilidade Não-Celíaca ao Glúten: um teste randomizado, duplo-cego, cruzado e controlado com placebo

81
Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.
Publicado no Jornal de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica, Fevereiro/2015.

Resumo

Histórico e objetivos:
Há debate sobre a existência da sensibilidade não-celíaca ao glúten (SNCG) – sintomas intestinais e extra-intestinais em resposta a alimentos contendo glúten por pessoas sem doença celíaca ou alergia ao trigo. Nós executamos um teste randomizado, duplo-cego, cruzado e controlado por placebo para determinar os efeitos da administração de pequenas doeses de glúten em sujeitos com suspeita de SNCG.
Mètodos:
Foram alistados 61 adultos sem doença celíaca ou alergia ao trigo, que acreditam que a ingestão de alimentos contendo glúten seja a causa de seus sintomas intestinais e extra-intestinais. Os participantes foram aleatoriamente atribuídos a grupo que receberam ou 4,375g de glúten por dia, ou amido de arroz (placebo) por 1 semana, via cápsulas gastro-solúveis. Após 1 semana de dieta livre de glúten, os participantes migraram para o outro grupo. O resultado primário foi a mudança geral nos sintomas (intestinais e extra-intestinais), determinada pelo sistema de escore estabelecido, entre os grupos com ingestão de glúten e de placebo. Um resultado secundário foi a mudança nos escores individuais de sintomas entre os grupos.
Resultados:
De acordo com a análise por protocolo dos dados dos 59 parcitipantes que completaram o teste, a ingestão de glúten significativamente aumentou os sintomas em geral, comparada ao placebo (P=0.034). Inchaço abdominal (P=0.040) e dor (P=0.047), entre os sintomas intestinais, e confusão mental (P=0.019), depressão (P=0.020) e estomatite aftosa (P=0.025) entre os sintomas extra-intestinais, foram significativamente mais severos quando os sujeitos receberam glúten do que com placebo.
Conclusões:
Em um estudo cruzado de sujeitos com suspeita de SNCG, a severidade dos sintomas em geral aumentou significativamente durante 1 semana de ingestão de pequenas quantidades de glúten, comparada com placebo. Teste clínico número  ISRCTN72857280.

Recomendado para você: