O panorama paleo/LCHF no Brasil

Algum tempo atrás, vi o excelente site da AWLR (Ancestral Weight Loss Registry - Registro de Perda de Peso Ancestral). É uma iniciativa que busca traçar o panorama dos praticantes de dietas LCHF mundo afora. A idéia é que a pessoa se cadastre (anonimamente) e descreva parâmetros de sua vida pré e pós LCHF - peso, dificuldades em manter a dieta, ganhos com a mudança, etc.

A partir dos dados brutos, diversos gráficos traçam o perfil dos praticantes - como se distribuem no mundo ? E quais as faixas de idade ? Qual é a adesão por sexo ? E assim a coisa vai.

Dado o crescimento das dietas LCHF, paleo incluída, no Brasil, achei que seria bacana ter um estudo parecido. Assim, criei este formulário aqui. O cadastro é gratuito, e você só se identifica se quiser. 

O seu email só será usado, se você permitir, para informar a respeito da própria pesquisa.



Resultados

Número de participantes até o momento. 



Número de participantes x Sexo



Perda de peso média/mês (kg) x Sexo


Perda de peso média (kg) x Sexo



Número de participantes x Faixa etária (em anos)




Número de participantes x Escolaridade



Número de participantes x Tempo de prática (em meses)




Número de participantes x Estado






Condições que melhoraram ou desapareceram com a dieta 



Condições que pioraram ou surgiram com a dieta



Número de participantes x Atividade física praticada



Número de participantes x Ocorrência de mal-estar




Efeitos adversos citados quando os carboidratos foram restringidos (abstinência)


Número de participantes x Outras dietas já experimentadas




Resultados citados com as outras dietas



Como as pessoas descobrem a dieta paleo no Brasil ?



Quais as dificuldades em aderir à dieta ?



27 comentários

Click here for comentários
28 de fevereiro de 2014 15:25 ×

Quem mora no exterior pode responder indicando o estado onde morava no Brasil ou vai atrapalhar a pesquisa?

Reply
avatar
Teimosia
admin
28 de fevereiro de 2014 15:46 ×

Olá, Ligiane

A idéia é exatamente essa (descrevi exatamente esse ponto no formulário de pesquisa :-)

Reply
avatar
Jussara
admin
28 de fevereiro de 2014 16:19 ×

Muito bom, Hilton. Acabei de responder, ainda não tinha visto, vi por puro acaso. Por que não faz um post com uma chamada? Assim como eu ainda não tinha visto, acho que muitas pessoas também não viram ainda (e olha que eu sou observadora).

Reply
avatar
isabel
admin
1 de março de 2014 16:25 ×

E quem mora em Portugal também pode participar.

Reply
avatar
2 de março de 2014 17:08 ×

Respondi. Muito interessante! Parabéns pela iniciativa. ;-)

Reply
avatar
Teimosia
admin
6 de março de 2014 13:43 ×

Olá, Isabel

A pesquisa foi desenhada para medir o panorama do Brasil apenas (brasileiros que moram no exterior também contam).

Att,
Hilton

Reply
avatar
HELIO NUNEZ
admin
16 de março de 2014 10:27 ×

Nossa que máximo isso Hilton parabens por mais essa iniciativa... estou indo la agora mesmo preencher meu dadastro grande abraço!

Reply
avatar
18 de março de 2014 15:23 ×

estou na dúvida como preencher. fiz a alimentação páleo por 6 meses antes de me casar e emagreci 8 kg. porém ,apos o casamento voltei a comer normalmente e engordei tudo o que havia perdido. Voltei á alimentação páleo há 1 semana.

Reply
avatar
Teimosia
admin
18 de março de 2014 15:44 ×

Eu esperaria um pouco mais para responder... De qualquer maneira, pretendo deixar essa pesquisa aberta a longo prazo.

Sobre voltar a comer como antes, você ainda tem vontades de comer as farinhas e açúcares ? Em mim, isso simplesmente desapareceu... Eu não consigo me imaginar comendo como antes..

Reply
avatar
Paulo S.
admin
22 de março de 2014 02:45 ×

faltou uma resposta sobre a questão da escolariadade, não tem opção graduação tem apenas pos graduação e doutorado

Reply
avatar
Teimosia
admin
22 de março de 2014 10:03 ×

"Terceiro grau completo"

Reply
avatar
31 de março de 2014 10:46 ×

Está difícil ver os resultados nas caixas de texto. Poderia melhorar isto.

Reply
avatar
Teimosia
admin
31 de março de 2014 11:49 ×

Qual é o tamanho da tela do seu dispositivo ?

Reply
avatar
Arthur Gumz
admin
31 de março de 2014 12:00 ×

Muito legal, respondi aqui e no AWLR :D

Reply
avatar
lu.cris
admin
1 de abril de 2014 09:41 ×

FICOU O MAXIMO. PARABÉNS PELAS VÁRIAS INICIATIVAS.

Reply
avatar
Teimosia
admin
1 de abril de 2014 09:44 ×

Divulgue para outras pessoas que você sabe que praticam paleo. Até o momento (01/04), temos pouco mais de 400 participantes.

Reply
avatar
1 de abril de 2014 18:05 ×

Vivo na Ilha da Madeira,Funchal.

Reply
avatar
1 de abril de 2014 22:05 ×

Pesquisa interessante, entra em contato com o pessoal do emagrecerdevez, para fazer uma chamada da pesquisa

Reply
avatar
2 de abril de 2014 09:11 ×

Oi Hilton,
eu tenho muita dificuldade principalmente em momentos de encontrar outras pessoas e sair com elas uma vez que elas não seguem o mesmo estilo alimentar. Meu conjuge, não adotou o estilo e então eu termino fazendo um refeeed sujo aos finais de semana. E sei que é o que mais me atrapalha. O problema é que tenho compulsão com carboidratos e se como um sequer, perco todo o controle.

Reply
avatar
Teimosia
admin
2 de abril de 2014 09:20 ×

Trate-se como um membro do AA: "hoje, não". Quanto ao cônjuge, procure ter sempre opções: se estiver em casa, faça carne, salada e alguma massa para que todo mundo tenha o que comer. Ao sair, é mais fácil: peça algo que se encaixa na dieta.

O segredo é não dar o primeiro gole :-)

Reply
avatar
Belinha
admin
3 de abril de 2014 10:08 ×

Respondi a pesquisa e achei a ideia ótima. Eu tenho dificuldade em seguir a dieta em dias que tem festas na minha família por exemplo, eu sou a única low carber de lá, então tem bolo, coxinha, e outras porcarias e nada de saudável. Eu não tenho vontade de comer essas porcarias, mas se você não come nada, sai como o desagradável da festa. Não tem o que fazer....

Reply
avatar
Teimosia
admin
3 de abril de 2014 10:19 ×

Aprenda a ser "mal-educada", como eu: como comida de verdade antes de ir para a festa, e levo uns tira-gostos na mochila (castanhas, frutas, queijo, etc). Se a fome bater, eu como. Se não bater, eu não como nada - e se reclamam, digo que estou de dieta.

Reply
avatar
25 de fevereiro de 2015 09:15 ×

Não tem muito haver com o post, mas você sabe se há em Belo Horizonte médicos que seguem essa linha paleo/LCHF?

Reply
avatar
Teimosia
admin
25 de fevereiro de 2015 09:46 ×

Olá, Fabiana. Eu não conheço nenhum... Dependendo da sua necessidade, já pensou em tentar coaching ? Alguém que tenha prática com a dieta, e te oriente. Se se interessar, mande um email para paleoguias@gmail.com.

Reply
avatar
14 de junho de 2015 00:03 ×

Acompanho a 6 meses e vi apenas hoje .

Reply