Torta de amendoim e café

Se tem uma sobremesa da qual eu sinto falta depois de ter adotado paleo/lowcarb, é o tiramisu. A combinação do amargo do café com o doce é uma coisa que deixa saudade :-D (E olha que eu não bebo café. Nunca bebi, nem pretendo beber – embora polvilhar café solúvel em um pote de banana madurinha com nata/creme de leite seja algo corriqueiro para mim).

De qualquer forma, resolvi tentar fazer algo com café nesse fim-de-semana. O resultado foi bom, BOM, BOOOOOOOM. De longe, o melhor doce paleo que já fiz em casa – e até hoje, o único com 100% de aprovação da família.

Eu decidi usar a "base universal para massas de torta" (coco ralado + farinha de linhaça + ovo + manteiga + pitada de sal) e incrementar com amendoim, e para o recheio busquei uma receita de "custard" – também conhecido como "base universal para recheios de torta" :-D

Se você pratica paleo estrito e não come leguminosas como o amendoim, pode trocar por alguma outra castanha. Ou deixe sem amendoim mesmo. Não ficará tão gostosa, mas não deixará de ser espetacular. E lembre-se: leguminosas PODEM caber em uma boa dieta paleo desde que sejam consumidas com moderação. Confira aqui e aqui.

O custard basicão nada mais é que gemas de ovo batidas com açúcar e baunilha, e depois cozido em fogo baixo. Infelizmente, eu não tinha baunilha em casa – e não estava muito a fim de sujar muitas panelas, então fui prático. O único ponto ruim é que como eu não sabia se ia dar certo (homem de pouca fé!), fiz uma torta pequena :-D

Mas chega de lenga-lenga!

Crosta

  • 1/2 xícara de amendoim moído
  • 1/4 xícara de coco ralado sem açúcar
  • 1/4 xícara de farinha de linhaça
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
Recheio
  • 400g de nata/creme de leite
  • 4 gemas de ovos
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 4 colheres de sopa de amendoim moído
  • 1 1/2 colher de sopa de café solúvel
  • 1 colher de chá de polvilho doce
  • 2 colheres de sopa de amendoins inteiros

Como fazer:


  1. Misture os ingredientes da crosta usando um fouet ou colher, até virar uma massa
  2. Pressione contra o fundo de uma assadeira ou refratário (eu queria ter usado a forma de lateral removível, mas como fiz pouca quantidade, não ia nem cobrir o fundo todo. Tenho que comprar uma forma menor)
  3. Usando um mixer ou fouet elétrico, misture os ingredientes do recheio. Eu misturei os amendoins inteiros por último, usando uma colher mesmo
  4. Despeje o recheio sobre a crosta
  5. Asse por 40-45 minutos a 180C
  6. Deixe esfriar por uns 40 minutos e ponha na geladeira. Quanto mais geladinha, mais gostosa!


Os pontinhos pretos são "bolinhas" de café solúvel que não se desfizeram. 
Dão um sabor a mais na hora de mastigar :-P


Que tal experimentar 91 receitas de sobremesas 100% paleo? Não garanto que são low-carb, mas nelas não tem bruxaria nenhuma: zero adoçantes, gomas e afins. Só ingredientes de verdade! Para conhecer, clique na imagem abaixo!




Que tal fazer parte da lista de emails do Paleodiário e receber uma versão em alta resolução da Tabela Periódica de Alimentos Paleo?

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores