Os 10 erros mais comuns que mulheres com SOP cometem

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por Stefani Ruper


Eu tenho trabalhado com mulheres que têm Síndrome do Ovário Policístico (SOP) há mais de 5 anos. Nesse tempo, eu encontrei centenas, senão milhares de casos específicos. Li cada cada blog, site e artigo há lá por aí sobre SOP. Passei horas pesquisando fóruns on-line e comunidades do Facebook, aprendendo sobre as experiências das mulheres.

Depois de todo esse tempo, aprendi uma ou duas coisas (ou várias centenas) sobre o que é certo para SOP, bem como o que não é.

Para ajudar a evitar que você cometa os mesmos erros que eu vejo se repetirem com as mulheres que têm SOP, fiz uma lista dos 10 mais comuns. Espero que então você seja capaz de esquivar-se da bala, por assim dizer, e superar a SOP rapidamente e sem dor.

1 - Tomar anticoncepcional


A pílula anticoncepcional pode ser uma boa maneira de mascarar os sintomas da SOP, mas nunca corrige o problema subjacente. Na verdade, muitas mulheres que usam a pílula acham que seu SOP piora durante o uso, mas não descobrem até que largam a pílula, tentam engravidar e não conseguem. As pílulas anticoncepcionais são uma das "soluções" preferidas dos médicos para a SOP, mas são completamente ineficazes em termos de cura, fertilidade ou liberdade da condição a longo prazo.

2 - Usar Metformina


Devido à sua capacidade de aumentar a sensibilidade à insulina, a Metformina é um dos medicamentos mais comumente prescritos no mundo ocidental. Metformina pode ajudar a aliviar complicações do diabetes, bem como ajudar as mulheres que têm SOP, especialmente o tipo 1. Metformina é um problema, no entanto, já que similar às pílulas anticoncepcionais, ela nunca resolve o problema subjacente – causando desequilíbrio hormonal e mais SOP. Ela só esconde o problema...

3 - Tomar bloqueadores de estrogênio


Milhares de mulheres tomam bloqueadores de estrogênio na esperança de ajudar a sua SOP. No entanto, o estrogênio geralmente não é o principal problema para as mulheres com SOP. Se você está tomando bloqueadores de estrogênio, pode estar alvejando os hormônios errados. Em vez disso, considere procurar maneiras de diminuir os níveis de testosterona e/ou DHEA-S, especialmente se você é "SOP tipo 1". Se você é "SOP tipo 2", mais estrogênio pode realmente ser o que você precisa.

4 - Tomar suplementos de ervas


É certo que algumas mulheres encontram grande alívio nos suplementos de ervas. Mas, assim como com a Metformina e as pílulas anticoncepcionais, eles não fornecem soluções permanentes. Só ajudam a aliviar os sintomas e encobrir questões subjacentes. Além disso, não são bem estudados pela literatura científica, por isso seus efeitos não são bem conhecidos. A maioria dos supostos "efeitos" de suplementos de ervas simplesmente vêm de relatos das pessoas. Assim, pode valer a pena experimentar com suplementos de ervas enquanto se aborda questões subjacentes, mas isso deve ser feito com cuidado, e com o devido reconhecimento do fato de que ele pode não corrigir problemas subjacentes.

5 - Fazer um monte de atividade aeróbica


Mais é sempre melhor? Para o exercício, a resposta é não – especialmente se você está gastando todo o seu tempo em uma bicicleta ou uma esteira. A melhor maneira de exercitar-se para SOP é mirar na eficiência: exercícios curtos e intensos ao invés de exercícios longos, extenuantes e exigentes. Isso ocorre porque sessões de treino curtas e intensas (como levantar pesos pesados) ajudam a melhorar os níveis de insulina e equilíbrio hormonal, enquanto longas exercícios de distâncias exercícios podem ajudar, mas não tanto. A maioria das mulheres se dá bem se puxar ferro 3-4 vezes por semana.

6 - Não investigar causas subjacentes


Tentar superar a SOP sem prestar atenção às causas subjacentes é como atirar no escuro. Ter seus níveis de hormônio testados por um médico, por um profissional de medicina funcional, ou com um teste de saliva em casa é uma ótima maneira de obter dados sobre o que está acontecendo em seu corpo. Se você não tem acesso a isso, aprender sobre as possíveis causas e tipos de SOP e seus sintomas pode muito bem ser suficiente. Quanto mais você souber sobre o que está causando sua SOP, mais especificamente você pode tratá-la.

7 - Dietas low-carb


A maioria das mulheres que têm SOP tenta uma dieta baixa em carboidratos. Isso é eficaz? Às vezes. Mas nem todas as mulheres são ajudadas por low-carb. Na verdade, mais de 20% das mulheres que têm SOP pode ser prejudicado por ela. Se você tentar uma dieta pobre em carboidratos, preste muita atenção a seus sintomas e veja se melhoram ou pioram. Dessa forma, você pode parar de causar dano se você é um dos 20% das mulheres que realmente precisam desses carboidratos.

8 - Dietas pobres em gorduras e ricas em proteínas


A sabedoria nutricional convencional diz que dietas pobres em gordura e ricas em proteínas são as melhores. Nutricionistas ou revistas podem dizer-lhe para comer salada com baixo molhos industrializados sem gordura e peito de frango magro. Mas isso não é necessariamente melhor, e definitivamente não para mulheres com desequilíbrio hormonal. Hormônios (e outras partes importantes do corpo, como a matéria cerebral) são feitos de gordura. Sem ela, à medida que você se cura da SOP seu corpo não será capaz de produzir os hormônios de que necessita. A gordura é uma amiga, para todas as mulheres com SOP.

9 - Comer fora


Infelizmente, comer para fora no ocidente está cheio dos perigos potenciais para mulheres com SOP. Um dos piores perigos é o fato de que a grande maioria dos restaurantes usam óleo vegetal para sua cozinha. Óleo vegetal (incluindo óleo de milho, óleo de soja, óleo de girassol, óleo de canola e muito mais) é rico em ácidos graxos ômega-6, que causam inflamação. A inflamação é uma das questões subjacentes mais comuns que as mulheres com SOP sofrem. Para ajudar a minimizar seus níveis de inflamação, considere comer fora tão pouco quanto possível, ou especificamente solicite que azeite ou manteiga sejam usados nas suas refeições. Além disso, adicionar um suplemento de óleo de fígado de bacalhau fermentado (a fermentação impede as gorduras de serem oxidadas e as mantêm saudáveis) é uma maneira rápida de começar a reduzir os níveis de inflamação.

10 - Ignorar potenciais bandeiras vermelhas


Períodos irregulares ou ausentes, acne, crescimento de pêlos faciais e dificuldade para perder peso são todos os sintomas potenciais de SOP. Mas é importante, quando você está procurando as causas subjacentes da SOP, prestar atenção a outros sintomas que você sente. Você tem boa saúde digestiva? Você está cronicamente com frio? Você sofre de dores de cabeça crônicas? Qualquer sintoma que você experimenta em seu corpo pode ajudar a apontar para causas subjacentes.

Que tal fazer parte da lista de emails do Paleodiário e receber uma versão em alta resolução da Tabela Periódica de Alimentos Paleo?

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores