Suco de laranja pode ser o maior golpe da sua vida

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

Ler o artigo abaixo me deixou um gosto de alegria e tristeza. Alegria por ver que mesmo a mídia convencional está começando a enxergar a m*rda que eles mesmos fizeram durante anos ao promover sucos como "elixir da saúde". Mas triste por ver que ainda há um longo caminho a andar: no mesmo texto você vai ver a autora dizer que "apesar de suco ser ruim, grãos integrais são bons". 

E além disso, classificar o suco de laranja como "o maior golpe" deixa passar batido a mentira sobre as gorduras, o veneno das estatinas e o mito desastroso do "comer menos e malhar mais"...

Não se pode ganhar todas... Um passo de cada vez ;-)

por Erin Brodwin



Enquanto crescia, eu adorava aquelas manhãs ocasionais de sábado, preguiçoas, quando eu podia dormir, tomar café-da-manhã de pijama e assistir a desenhos animados. Naquela época, parecia que cada comercial era um anúncio de cereais que incluía a frase "Parte de um desjejum completo!" - uma refeição composta de três coisas: cereais, leite e suco de laranja.

Na mesa de café-da-manhã da minha família, o suco de laranja foi sempre ausente, e só recentemente eu soube o porquê.

Em termos de seu perfil nutricional, suco não é muito melhor para você do que um copo de refrigerante ou qualquer outra bebida adoçada.

Claro, ele tem algumas vitaminas - suco de laranja ainda tem uma pequena quantidade de proteína - mas a pesquisa mostra que a melhor maneira de obter ambos os nutrientes é comer uma dieta equilibrada cheia de vegetais, frutas e grãos integrais. Mais importante ainda, uma vez que transformar as frutas em suco tende a remover a maior parte de sua fibra (o ingrediente-chave que te faz sentir-se satisfeito até sua próxima refeição), beber um copo grande de suco de laranja pode deixá-lo sentindo-se esfomeado rapidamente. Esta é uma das razões pelas quais as calorias vindas de bebidas adoçadas são muitas vezes referidas como "calorias vazias": a mistura é principalmente açúcar e água, sendo pobre em fibras, gorduras e proteínas, e seu corpo a processa relativamente rápido. Consumir consistentemente bebidas ou outros alimentos com um perfil como este pode aumentar a fome e as mudanças de humor e, deixá-lo com baixos níveis de energia.

Aqui está o perfil nutricional para um copo de 700ml de suco de laranja:

  • 153 calorias
  • 34 gramas de carboidratos, sendo 27 gramas de açúcar e 0,7 gramas de fibra
  • 2,4 gramas de proteína

Essa é a mesma quantidade de carboidratos e apenas 3 gramas a menos açúcar do que em um pacote de M&M's .

Assim, ao invés de adicionar um copo de suco de laranja à sua próxima refeição, troque-o com um bom e velho copo d'água e guarde a laranja para o seu próximo lanche.

Que tal fazer parte da lista de emails do Paleodiário e receber uma versão em alta resolução da Tabela Periódica de Alimentos Paleo?

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores