Um guia de sobrevivência para a festa de ano novo

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por Mark Sisson

Inline_New_Year's_Survival_GuideA véspera de Ano Novo se aproxima. As festas acenam. Arsenais de álcool se acumulam. Quer você se aventure pela noite selvagem ou fique quieto em casa com amigos próximos e entes queridos (que é o meu caso), as pessoas provavelmente irão oferecer-lhe um copo (ou vários) de algo contendo etanol – para marcar a ocasião. Como sempre, não se trata de uma escolha certa ou errada, mas de assumir a responsabilidade pela sua saúde. Eu ouvi um monte de leitores ao longo dos anos dizerem que tornar-se paleo/primais os deixou muito mais sensível aos efeitos do álcool. Se você entrar na dança, pode preparar seu sistema para lidar com a toxicidade que vem por aí.

Agora, uma palavra de cautela. Este protocolo pode muito bem fazer você se sentir invencível. Pode até reduzir os efeitos deletérios e aumentar os efeitos prazerosos do álcool. Isso não significa que você deve beber mais. Mantenha-o moderado. Mantenha o "zumbido" (N.T.: aqui em Minas, dizemos "fique de fogo" :-). Se você for mais longe, no entanto, eu não posso atestar por sua segurança.

Nos dias que antes da festa


Durma bem. Lembra-se de como cada tecido do seu corpo tem um relógio circadiano mantendo o ritmo? Para que os órgãos funcionem corretamente, você precisa dormir bem e dormir consistentemente. A Véspera de Ano Novo lança isso no caos, portanto nos dias que antecedem, uma noite de sono boa higiene do sono é vital. Não avacalhe com isso.

Limite as gorduras ômega-6, enfatizando MUFAs e SFAs. Estudo após estudo em animais em animais confirma que a alimentação de PUFA com alto teor de O6 aumenta o dano hepático em resposta ao etanol, enquanto que as gorduras mais estáveis, como manteiga de cacau e óleo de coco, protegem contra ele. E se você comer ômega-6s, certifique-se que eles estão na forma de alimento não-processados (nozes, sementes, ovos, etc).

Dia da Festa


Treine duro e vá para uma caminhada rápida. Exercício regula para cima a atividade antioxidante e, pelo menos em ratos, reduz ativamente os danos do álcool .

Coma cinco gemas de ovo ou um pouco de fígado. Seu fígado vai queimar seus estoques de colina, então é bom colocar alguma reserva. A suplementação de colina também funcionará bem aqui. A colina é tão importante para o metabolismo do álcool que pode até mesmo proteger os fetos contra a ingestão de álcool materno (não que eu esteja recomendando usar álcool durante a gravidez).

Uma hora antes da festa


Coma uma colher de chá de uma colher de sopa de óleo de abacate virgem extra, uma de azeite extra virgem e uma de azeite de dendê. Os polifenóis do azeite de oliva e do óleo de abacate e a vitamina E em óleo de dendê protegem contra o estresse oxidativo induzido pelo álcool, e as gorduras monoinsaturadas e saturadas em todos os três protegem o fígado contra lesões induzidas pelo álcool.

Coma uma refeição leve a moderada. Você quer comida em seu estômago para retardar a absorção de álcool. Se inundar seu corpo com demasiado etanol muito rápido, a conversão em acetaldeído altamente tóxico irá sobrecarregar suas defesas antioxidantes. Certifique-se de por sal em seu alimento.

Tome n-acetil cisteína (600 mg) e vitamina C (1 grama). NAC é um precursor da glutationa, o principal antioxidante responsável pela metabolização do álcool. Hospitais dão megadoses de NAC para prevenir envenenamento do fígado por Tylenol. A vitamina C ajuda a NAC a fornecer glutationa.

Tome 200-400mg de magnésio. Álcool esgota o magnésio (ná prática, é como nos tornamos tolerantes aos efeitos subjetivos do álcool)

Coma alguns quadrados de chocolate escuro de alto teor de cacau. Não só a gordura do cacau protege contra a lesão hepática induzida pelo etanol, mas os polifenóis de cacau aumentam a sua capacidade antioxidante.

Coma algumas plantas e especiarias ricas em polifenóis. Cúrcuma, gengibre, frutas vermelhas, beterrabas. Qualquer coisa pungente e/ou colorida será bom para o seu metabolismo do álcool. Mas não empilhe todas as especiarias e plantas. Grande parte do benefício vem da hormese, ou a resposta benéfica aos estressores agudos. Comer uma colher de açafrão, meio quilo de mirtilos, uma caixa de framboesas, um punhado de goji e duas polegadas de raiz de gengibre pode ser demais.

Tome uma xícara de chá verde. O chá verde contém polifenóis que protegem contra o estresse oxidativo induzido pelo etanol .

Coma colágeno. A glicina no colágeno/gelatina reduz a peroxidação lipídica e a depleção de antioxidantes nos fígados de ratos expostos ao etanol. 

Durante a festa


Beba o melhor álcool que você pode acessar. Estou falando do vinho orgânico. Estou falando de scotch, tequila e rum caros. Evite garrafas de plástico de vodka e tequila.

Dilua o seu vinho com água mineral gasosa. O vinho sem água era para os bárbaros, de acordo com os romanos, e eles entendiam do negócio. Não apenas o vinho diluído melhora a sua hidratação, eu acho que pode realmente acentuar algumas das notas de sabor mais sutis em um bom tinto.

Beba margaritas NorCal: é uma bebida bacana, combinando tequila de alta qualidade, suco de limão fresco, água com gás e sal. Esta mesma fórmula básica - cítricos, sal, água mineral - funcionará com a maioria dos destilados.

Beba um copo de água (idealmente mineral) com uma pitada de sal a cada drinque consumido. Fique hidratado.

Logo antes de dormir


Misture 1/2 colher de chá de sal marinho, suco de uma lima ou limão, 1 colher de chá de melaço blackstrap, e 400ml de água (novamente, de preferência mineral ou de coco). Beba 30 minutos antes da cama para dar-se tempo suficiente para urinar.

Coma 200mg de magnésio. Mais magnésio sempre ajuda.

Coma uma banana com manteiga de castanhas salgada. Pode até ser mesmo manteiga de amendoim.

Tome 3mg de melatonina. O álcool reduz a secreção de melatonina, que contribui para o despertar precoce. Não se preocupe em tomar melatonina tarde da noite em discordância com o seu ritmo circadiano regular. Esta vez é sobre como melhorar o seu sono e reduzir o estresse oxidativo induzido pelo álcool (que melatonina combate).


De manhã


Você deve estar se sentindo ótimo. Se não, aqui está o que fazer.

Beba a bebida pré-cama da noite passada. Misture um outro lote e mande para dentro.

Coma duas tortilhas de milho torradas com manteiga salgada. O amido carbonizado proporciona um efeito de carvão ativado. Parece "absorver" quaisquer toxinas residuais que estejam flutuando ao redor. Alguns dizem que o torrada queimada funciona bem, mas a última coisa que eu quero apresentar a um estômago ressentido é uma grande dose de glúten. Coloque as tortilhas diretamente sobre uma chama de gás até que eles chamusquem e fiquem pretas em ambos os lados. Espalhe com um pouco de manteiga e coma. Talvez sirva com ovos.

O carvão ativado provavelmente funcionaria, mas eu gosto de comer algo.

Sprint. Vá fazer algo - qualquer coisa - que faça você suar. Faça isso, venha para casa, salte em um chuveiro muito quente, seguido por 30 segundos a um minuto de água fria, e você vai se sentir novo.

Isso pode parecer muito o que fazer, mas considere a alternativa. São seu dia e saúde em jogo. E se for coisa de ocasião, realmente não é grande benefício pelo aborrecimento de fazer tudo. Mas se você se encontrar recorrendo a este guia regularmente, você provavelmente está bebendo demais.

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores