Sopas para emagrecer ?

Outro dia um leitor pediu a minha opinião sobre um website chamado "Dieta das Sopas". Pelo nome, imediatamente soaram os alarmes de "mais uma dieta da moda": imaginei que fosse algo do tipo "pare de comer tudo e tome só sopa" (geralmente lotada de carbos :-).

Mas confesso que me surpreendi: a proposta é substituir uma das refeições por uma sopa (e assim, reduzir o volume calórico total do dia), e todas as receitas de sopas listadas (usei a minha influência de dono de blog para ter acesso aos 2 primeiros volumes da coleção de 5 livros ;-) incluem apenas ingredientes paleo (exceção para uma receita que leva arroz preto - nada que vá matar a sua dieta :-)

Uma das primeiras receitas me chamou muito a atenção por 2 motivos:
  1. Eu adoro gengibre e pimenta
  2. Em meio ao calor infernal, esse fim-de-semana resolveu fazer frio em BH. Uma sopa picante vai cair muito bem!

SOPA DE PIMENTA COM GENGIBRE

A pimenta vermelha é rica em vitamina C, B1, B2 e E. Nela também encontramos alguns minerais como o ferro, o potássio e o magnésio. A pimenta possui uma substância chamada capsaicina e é esse componente que confere o sabor picante e que faz aumentar a temperatura do corpo durante a digestão.

INGREDIENTES:

  • 1 cebola pequena picada;
  • 1 litro de água (4 copos);
  • 1 colher (café) de sal;
  • 1 mandioca média picada;
  • 2 maços de agrião (sem talo);
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada;
  • Pimenta vermelha a gosto.


MODO DE PREPARO:

Higienize todos os vegetais. Cozinhe a cebola e a mandioca com 3 colheres (sopa) de água. Adicione a mandioca e a cebola já cozida, o gengibre picado, o agrião, o sal e a pimenta com 1 copo de água. Cozinhe a mistura por 10 minutos. Mexa a mistura parando apenas quando identificar que ela está com a consistência grossa e aprecie.

O meu veredito: dado que você não se esbalde comendo carbos refinados ao longo do dia, a "Dieta das Sopas" provavelmente vai funcionar bem. Especialmente se você não quiser fazer jejum, trocar UMA refeição por uma sopa low-carb vai te ajudar a manter a glicemia em cheque e colaborar para a queima de gordura.

Mas não vá achando que viver tomando só sopa é bom negócio – não é.

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores