JI 120/0 - Dia 4 e Game over

A madrugada foi tranquila em termos do bebê, mas passei um frio polar – decorrente da minha baixa temperatura, e não da do ambiente. O termômetro chegou a marcar 35.2C. Diversas pessoas se manifestaram dizendo que essa baixa é normal e esperada em jejum prolongado, mas eu confesso que não estava pronto para ela.

Na verdade, olhando para trás eu acho que devia ter planejado melhor esse jejum para ter mais dados objetivos. Glicosímetro, medidor de cetonas e esfigmomanômetro além da fita métrica, balança e espelho. 

Mas estou divagando. O dia passou tranquilo, com as pontadas de fome ocasionais – elas me acompanharam nos últimos 4 dias, então não eram surpresa – e sem dor de cabeça. 

Agora à noite, decidi quebrar o jejum. Depois de 96h sem comer, o frio estava incomodando bastante e senti meu humor um pouco alterado – para pior. Mesmo sabendo que eram reações esperadas, resolvi encerrar o experimento.

Comi 4 ovos mexidos com gordura de frango, carne cozida e 1 banana por volta das 20h. A temperatura já subiu, e o frio não incomoda mais. Incrível.

A balança agora às 18h marcou 63.2kg – ou seja, 3kg a menos que no domingo. A medida do pescoço manteve-se em 36cm, mas a cintura reduziu-se para 80cm (-2cm no total).

O espelho me diz o seguinte:


Comparando com as fotos de domingo, temos

Mudança considerável na gordura das cristas ilíacas: a cintura aparentemente diminuiu bem...

    
A barriga parece ter desinchado um pouco

No geral, foi um bom experimento. Vou aguardar algum tempo até tentar novamente um jejum mais longo, e nesse meio tempo vou aplicando alguns 24/0 ou jejuns "de gordura" (ao invés de zerar completamente o aporte calórico, come-se pequenas porções de gordura ao longo do dia).

Para quem acompanhou mas nunca tentou jejuar, lembre-se: JI não é obrigatório, não é essencial à perda de peso, não é mágico. Pense nele como uma ferramenta, algo para o qual a natureza nos preparou. Auxilia no emagrecimento e em diversos biomarcadores? Certamente! Todo mundo pode fazer? Bem, não cabe a mim responder. Se me apertarem, eu digo que não. Alguém que não esteja adaptado a comer mais gordura e menos carboidrato pode até ser bem-sucedido com um JI, mas os primeiros dias certamente serão mais sofridos. Pessoas com descontrole insulínico devem ser muito cautelosas: o jejum vai ajudá-las no médio/longo prazo, mas para chegar até ele vai ter que passar pelo curto prazo – e precisa ter consciência de que pode haver riscos.

Se você é metabolicamente saudável, experimente pular o café-da-manhã! Faça isso por alguns dias, e então experimente pular o café e o jantar. Depois experimente almoçar na segunda e só comer novamente na quarta. É uma experiência libertadora no sentido do auto-conhecimento: saber na prática que você não vai morrer por ficar um ou dois ou três dias sem comer dá uma liberdade enorme.

E em último – mas não menos importante – lugar, jejuar vai te poupar uma grana. Nesses 4 dias eu deixei de comer, literalmente, 2kg de carne e outro tanto de ovos, legumes e verduras. Tudo isso vai deixar o meu orçamento mais leve, assim como meu corpo.





Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores