Hipotireoidismo x Crucíferos

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por Mark Sisson



Olá, Mark!
Eu li um artigo sobre couve e outros vegetais crucíferos causarem hipotireoidismo se forem comidos muito frequentemente. Acredito na moderação, mas essa é a primeira vez que ouço isso. Você pode falar sobre o assunto ? Aqui está o artigo.
Obrigado,
Stephen

Eu quase hesito discutir isso, porque não quero pessoas se preocupando sobre a sua ingestão de brócolis ou ficando ansiosas sempre que um prato de couve é servido. Sim, vegetais crucíferos, que incluem a couve, brócolis, couve-flor, repolho, mostarda, couve-de-bruxelas – entre outros – contêm compostos conhecidos como goitrogênicos. Os goitrogênicos reduzem a quantidade de iodo absorvido pela tireóide, e em níveis realmente altos podem na prática impedir que o iodo seja incorporado ao hormônio tireoidiano. Estudos animais já mostraram que doses grandes de vegetais crucíferos como repolho podem interferir na função da tireóide.

Mas aqui está o ponto, entretanto. Vegetais crucíferos só são um problem se:

  1. Forem consumidos em quantidades ridiculamente grandes – como a senhora que entrou em coma induzido por hipotiroidismo por comer quilos de bok choy (N.T.: um vegetal crucífero parecido com couve) cru todo dia, ou os ratos que comeram uma dieta com 33% de repolho.
  2. Forem consumidos crus – o cozimento desativa muitos dos goitrogênicos em vegetais crucíferos. Cozer no vapor reduz os goitrogênicos em quase 30%. Cozer na água e manter a água reduz em 65%. Cozer na água e descartar essa água reduz em 90%
  3. Forem consumidos por pessoas que não comem nada de iodo – comer iodo suficiente provê uma margem contra os efeitos goitrogênicos dos vegetais crucíferos; se você come algas marinhas, gemas de ovos caipiras e frutos do mar, você terá o suficiente (N.T.: e lembrem-se de que no Brasil o nosso sal já é iodado!)
  4. Forem consumidos por pessoas com problemas de tireóide conhecidos – pessoas com hipotireoidismo são mais suscetíveis a comidas goitrogênicas (mas isso não significa que você deva evitá-las; apenas não abuse)

Então um vegano crudívoro comendo muitos quilos de couve-de-bruxelas, bok choy e couve cruas diariamente, pode ter problemas de tireóide (juntamente com movimentações intestinais fascinantes), enquanto um praticante de paleo/primal comendo brócolis no vapor, couve-flor ou repolho para acompanhar um bife algumas vezes por semana, estará tranquilo. Mesmo comer uma salada de couve crua de vez em quando está ok (mas não vá comer 400g por dia!). Um estudo observou os efeitos dos brotos de brócolis crus, que são extremante ricos em compostos goitrogênicos, sobre a saúde tireoidiana de humanos – e não reportou nada de anormal. Não se preocupe demais com os crucíferos. Eles são bons para você e só são danosos em quantidades absurdamente grandes, nas quais a maioria das pessoas razoáveis não vai se achar.

Uma nota rápida: mulheres no início da gravidez – quando a função tireoidiana é mais importante e a demanda de hormônio tireoidiano é especialmente alta – podem ser mais sensíveis aos goitrogênicos. Isso geralmente coincide com aversões ao sabor, então comer muitos vegetais crucíferos é geralmente difícil para elas. Mas vale a pena manter isso em mente.

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores