Ainda tenho metas e projetos novos, mas foi uma mudança total de vida

Falar da transformação que ocorreu na minha vida com a dieta paleo/low-carb é algo que traz muita satisfação. 

Eu nunca fui muito magro mas como era praticante de esportes desde moleque, não tinha problemas sérios com o peso; porém não ligava muito para o que colocava na boca e nem pensava muito em dietas – apesar de sempre me alimentar com as comidas de casa onde havia comida natural e menos “junk food”. 

No entanto, quando fiquei um pouco mais velho e comecei a sair com os amigos e namorada, comecei a comer muito na rua (hambúrguer, pizza, rodízios, refrigerantes e etc.). Nesta etapa subi meu peso vertiginosamente e ultrapassei pela primeira vez os 100kg. Foi um susto subir na balança e ver que estava pesando tudo aquilo... Nem percebi como aquilo aconteceu - sem contar que tive uma trombose venosa na perna, o que alarmou ainda mais a situação.

Sempre gostei de por conta própria resolver meus problemas. Como achava tudo muito bagunçado em termos de informações, e se falava muito sobre dietas malucas e que não faziam sentido, fui atrás na internet. Pesquisar para saber onde encontrar algo seguro. Foi quando, procurando no Google encontrei o Emagrecer de Vez. Na época tinha muita informação sobre a dieta tradicional, mas via que o site buscava se informar e trazer sempre material atualizado para compartilhar, então comecei a fazer uma dieta contando calorias e comendo de 3 em 3 horas como era o sugerido lá, sempre muito metódico fiz uma planilha onde colocava tudo que comia e tinha extremamente controlado todas as refeições que fazia. Com muito custo consegui perder 6kg e chegar aos 95kg.

Neste período me casei e dei aquela acomodada, pois era muito cansativo manter todo o controle que fazia antes. Fui comendo cada vez de forma pior, não preparava minhas refeições e pedia muito delivery pra facilitar! Como desculpa eu dizia que não tinha tempo - entre outras justificativas que inventava para não me cuidar. Daí foi ficando feia a situação e cheguei aos 114kg. 

Fiquei muito preocupado, neste período voltei a ler o Emagrecer de Vez e vi que as postagens haviam mudado, que algumas coisas que eles falavam para fazer não eram mais as mesmas. Achei estranho e fiquei até meio receoso, pois comer gordura e não comer controladamente de 3 em 3 horas parecia ser errado. Resolvi comprar o e-book digital deles pra ver como era, e quando li tudo fazia muito sentido. Era diferente, mas era lógico se alimentar desta forma. Experimentei o sugerido por 3 meses e neste período, para minha surpresa, perdi 14kg - chegando novamente aos 100kg.

Porém na época atingi esta meta e fiz uma viagem. Enfiei o pé na jaca, comi tudo que via na frente, abandonei totalmente o controle da alimentação e quando retornei os problemas da vida me fizeram esquecer a forma de me alimentar. Fui simplesmente vivendo no automático, numa rotina destrutiva. Chegava a comer pizza três vezes na semana e fechava semanas com alimentações em fast food quase diariamente, buscava na comida uma fuga para os problemas e parecia ser ali o momento de alívio que tinha. Comer um belo prato num bom restaurante parecia a melhor coisa do mundo, mas sempre depois destas farras gastronômicas me sentia mal como se estivesse pecando, pois estava negligenciando tudo que tinha aprendido sobre alimentação para simplesmente ter alguns momentos de alívio com a comida - o que acabou virando uma compulsão para mim.

Nesta rotina cheguei a um resultado assustador em que as minhas camisas de trabalho, que eram folgadas para não me deixar agoniado durante o dia, simplesmente não serviam mais; tive que comprar os maiores tamanhos. O start para mudança veio quando estas camisas gigantes começaram a rasgar uma a uma na barriga: ao me sentar elas não resistiam e gritavam para mim que eu tinha passado do limite. Quando vi que não teria mais como me vestir com roupas normais e não conseguia nem ao menos amarrar meus sapatos, constatei que acabaria morrendo sem saúde e cedo se não mudasse. Tomei a decisão de sair daquela situação seja qual fosse o preço, mas não admitia fazer uma bariátrica.

Em 27/11/2015 eu voltei a me informar sobre a paleo/low-carb e cheguei ao blog do Dr. Souto. Foi uma revolução pra mim, li tudo naquele dia fiquei muito convencido que era o caminho certo, ainda mais porque não havia uma proposta de dieta, mas sim de um novo estilo de vida que era totalmente diferente daquele que vinha levando. Cheguei em casa na noite, comecei um plano de exercícios e decidi que ia me alimentar daquela forma. Lembro que treinei e depois subi na balança... balança esta que marcava, depois de ter feito o exercício e tudo, os monstruosos 127,8Kg, lembro do sentimento que passava na cabeça de vergonha por estar daquele jeito.

Seguindo as orientações do Dr. Souto e do Emagrecer de Vez eu comecei a fazer tudo certinho. Larguei toda a porcaria que comia e treinava regularmente em casa; em dois meses consegui perder 7kg e fiquei muito feliz pois estava caminhando novamente para vitória - mas tinha consciência que estava muito gordo. 

Porém estava passando naquele momento por um certo “platô”. Foi quando cheguei até aqui no Paleodiário; havia uma matéria falando sobre como evitar este tipo de problema, aí vi que ainda estava consumindo muitas raízes e que o açúcar não estava totalmente cortado. Como tinha decidido conseguir a vitória entrei de cabeça nas dicas sugeridas aqui; foi incrível! Com estes ajustes eu enfim tinha quebrado a casa dos 120kg e logo cheguei aos 115 kg.

Neste momento surgiu o primeiro desafio desta etapa: tinha uma viagem pela frente e era pra mim o teste para mostrar que tinha mudado de fato. Foi um sucesso! Não engordei ao final da viagem, apesar de não conseguir emagrecer durante ela. Havia me mantido dentro dos patamares já conquistados antes dela, e me lembro de me orgulhar muito disso. 

Comecei a fazer um projeto para chegar em agosto com o peso do período que praticava Kung fu - que considerava meu auge! Dentro dos resultados que já havia obtido fiz uma estimativa de peso e tracei as metas intermediarias para chegar no alvo. Estava pesando nesta data 111kg. Lembro de olhar alguns casos relatados aqui e sonhar em um dia poder compartilhar o meu, de fato ver outras pessoas vencerem uma luta te inspira a vencer também.

Começada esta etapa não parei mais! Foi ficando fácil, só subia na balança para comemorar, pois tudo estava funcionado certinho; a rotina foi ficando legal; passei a comer muito bem, até me saciar, sem neuras com horários ou quantidades; dormia bem e passei a não me estressar com os problemas, pois eles não iam se resolver com meu desespero. Pelo contrário, me acalmando iam aparecendo as soluções aos poucos. Neste ritmo cheguei a um dia muito feliz quando consegui vencer a barreira dos 100kg. Quando subi na balança e pesei 99kg foi tão bom, dois dígitos novamente! Que alegria! Fiquei muito feliz - era pra mim uma grande conquista, minha autoestima foi voltando e me sentia fantástico.


Consegui concluir o projeto e estou agora com 89kg. Ainda tenho metas e projetos novos, mas foi uma mudança total de vida. Outras pessoas me procuraram para perguntar o que tinha feito e começaram a praticar os mesmos hábitos, também tiveram resultados e mudanças. É bom ver sua vida influenciar outras. 

Agradeço profundamente a Deus por ter me direcionado ao lugar certo, pois poderia ter fracassado com a estratégia errada; e agradeço também ao Dr. Souto, Rodrigo Polesso e ao Hilton que compartilham mais que informação, mas um tesouro valioso sobre saúde. 

Segue abaixo minha foto final e uns gráficos de como foi esta última etapa de emagrecimento. Como falei, sou metódico e controlo tudo, por isso me pesava diariamente para ver como seria o resultado.





início
1° etapa
2° etapa
3° etapa
Data
28/03/2016
09/05/2016
27/06/2016
08/08/2016
Metas
110,8
101
93
83
Resultado Atingido
110,6
102,4
95,8
89,8
Peso
89,8
Kg pra meta Final
6,8


Dias
Kg
Resultado
Resultado %
INICIO
6
1
1,2
120%
1ª Etapa
42
9,8
8,2
84%
2ª Etapa
49
8
6,6
83%
3ª Etapa
42
10
6
60%
Total
139
28,8
22
76%




Um abraço a todos!
Lucas Ribeiro



E você ? Quer contar o seu caso e ajudar a inspirar outras pessoas ? Se sim, escreva um texto, junte umas fotos de antes e depois e mande para paleodiario@gmail.com

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores