Diabetes: O Império contra-ataca!

Como a maioria dos leitores antigos aqui deve saber, eu participei dos primórdios do projeto Diabetes Controlada, do Dr. Patrick Rocha. Durante 4 meses, ajudei a estruturar o grupo do Facebook e a ajudar o pessoal que chegava "cru" ao mundo low-carb – enquanto fui parte do time, chegaram ao grupo quase 8.000 pessoas. Hoje, já passam de 27.000.

Só de casos de sucesso absoluto, com suspensão completa da medicação e glicemia normalizada, eu contei uns 400. Os que reduziram drasticamente a dose de insulina, biguanidas (metformina e similares) e/ou sulfoniluréias (glibenclamida e similares) passaram fácil dos 2.500. 

Diabéticos tipo 1 e tipo 2, todo mundo se tratando com eficácia e sem dar (ou dando menos) dinheiro à indústria farmacêutica. 

É claro que isso não ia passar assim em branco :-(

Lá no iniciozinho, eu lembro de uma nota da Sociedade Brasileira do Diabetes informando sobre um "certo médico que afirmava ser capaz de curar ou reverter o diabetes sem usar medicamentos, e que isso era charlatanismo". Me senti assistindo a um replay do ataque da indústria do açúcar contra o Dr. John Yudkin, ou o ataque da indústria das estatinas contra o Dr. Robert Atkins...

Só que nada disso adiantou: se pessoas curam-se do diabetes ou reduzem drasticamente a carga de medicamentos usando apenas alimentação, e uma associação médica diz que isso é impossível, bem... A associação médica está errada. Contra fatos não há argumentos, simples assim.

Gente melhorou e continua melhorando, conforme você pode ver nos depoimentos dos alunos do Dr. Rocha (não, não são fakes: eu conversei com vários eles enquanto fui moderador do grupo).

É claro que isso TAMBÉM não ia passar assim em branco. Típico de filmes onde o bandido nunca se dá por vencido e fica inventando novas formas de atingir o herói. Ou feito o Cebolinha e o Cascão fazendo planos contra Mônica.

Mas agora pegaram pesado: no próximo domingo (31/07) vai sair uma matéria no Fantástico detonando o projeto. Dá para ter idéia do quanto ele está incomodando, certo ? Mas por sorte (ou por guerra de emissoras – não tem santo na história), a Record resolveu comprar o boi e vai veicular no dia 24/07 (domingo) uma matéria mais centrada e dando mais voz ao Dr. Rocha.

Eu, como não tenho TV em casa, não vou ver nenhum dos dois – até porque não preciso que ninguém me diga que o Diabetes Controlada funciona: era assim que se tratava a doença lá no início do século XX, antes de se passar a usar insulina injetável e hipoglicemiantes e fazer o paciente comer 60% de carboidratos – mas se você tiver que escolher um, veja o da Record :-D

E se você tiver um amigo ou parente que precise da "palavra de um médico" para experimentar uma maneira diferente de se abordar o diabetes, mande-o para cá.

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores