Por que algumas mulheres ganham peso em torno da menopausa

Artigo traduzido por Décio Gazzoni. O original está aqui.

por Franziska Spritzler


Sad Middle-Aged Woman on ScaleGanho de peso na menopausa é muito comum.

Existem muitos fatores envolvidos, incluindo hormônios, envelhecimento, estilo de vida e genética.

Porém, a experiência da menopausa é muito individual, e varia de mulher para mulher.

Este artigo explora o por quê de algumas mulheres ganharem peso durante e após a menopausa.

O Ciclo de Vida Feminino

Existem quatro períodos de mudanças hormonais que ocorrem durante a vida de uma mulher.

Estes incluem a pré-menopausa, perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

1. Pré-menopausa


Pré-menopausa é o termo para a vida reprodutiva de uma mulher, enquanto ela está fértil. Começa na puberdade – iniciando com a primeira menstruação, e terminando com a última.

Esta fase dura aproximadamente 30-40 anos.

2. Perimenopausa


Perimenopausa significa, literalmente, “em torno da menopausa”. 

Durante este período, os níveis de estrogênio se tornam irregulares e os níveis de progesterona diminuem.

Uma mulher pode iniciar a perimenopausa a qualquer momento entre os 35 e 50 e poucos anos, mas esta transição geralmente ocorre entre os 40 e 50 anos e dura 4-11 anos (1).

Sintomas da perimenopausa incluem:

  • Calorões e intolerância ao calor.
  • Distúrbios de sono.
  • Mudanças no ciclo menstrual.
  • Dores de cabeça.
  • Mudanças de humor, incluindo depressão, ansiedade e irritabilidade.
  • Ganho de peso.

3. Menopausa

A menopausa oficialmente ocorre quando uma mulher não menstruou nenhuma vez em um período de 12 meses. A idade média de ocorrência da menopausa é 51 anos (2).

Antes disso, considera-se que está em perimenopausa.

Muitas mulheres sofrem os piores sintomas durante a perimenopausa, mas outras notam um aumento de intensidade dos sintomas em até dois anos após a menopausa.

4. Pós-menopausa

A pós-menopausa inicia imediatamente após uma mulher ter passado 12 meses sem menstruar. Os termos menopausa e pós-menopausa são frequentemente empregados sem distinção.

No entanto, algum alterações hormonais e físicas podem continuar a ocorrer após a menopausa.

Em resumo: uma mulher passa por alterações hormonais ao longo de sua vida que podem produzir sintomas, incluindo variações de peso.

Como As Alterações Hormonais Afetam o Metabolismo

Woman Gaining Weight and Measuring Belly
Durante a perimenopausa, os níveis de progesterona diminuem lentamente e regularmente, enquanto que os níveis de estrogênio variam significativamente de um dia para outro, e até dentro de um mesmo dia.

Na parte inicial da perimenopausa, os ovários frequentemente produzem quantidades altíssimas de estrogênio. Isto é devido a deficiências nos mecanismos de sinalizaçãoo entre ovários, hipotálamo e glândula pituitária (3).

Posteriormente na perimenopausa, quando os ciclos menstruais se tornam mais irregulares, os ovários produzem muito pouco estrogênio, e menos ainda durante a menopausa.

Ao invés, o estrogênio é produzido a partir de andrógenos, como testosterona. Isso ocorre em outros tecidos, como os tecidos mamários e cerebrais.

Porém, a quantidade de estrogênio circulando no sangue é muito baixa (4).

Alguns estudos sugerem que níveis altos de estrogênio podem levar a ganho de gordura. Isto porque níveis altos de estrogênio estão associados a ganho de peso e maior massa gorda durante a idade reprodutiva (5, 6).

Da puberdade à perimenopausa, as mulheres tendem a armazenar gordura no quadril e nas coxas, na forma de gordura subcutânea. Embora seja difícil de perder, este tipo de gordura não aumenta consideravelmente o risco de doença. Porém, durante a menopausa, níveis baixos de estrogênio promovem armazenamento de gordura na área abdominal na forma de gordura visceral, que está associada com resistência a insulina, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outros problemas de saúde (7).

Em resumo: Mudanças nos níveis hormonais durante a transição da menopausa podem levar a ganho de gordura e aumento no risco de diversas doenças.

Mudanças De Peso Durante A Perimenopausa

Weight ScaleEstima-se que as mulheres ganham 1-2 kgs, em média, durante a transição perimenopausal (8).

No entanto, algumas ganham bem mais peso. Infelizmente, isto parece ser verdadeiro em especial para mulheres que já apresentam quadro de sobrepeso ou obesidade.

Ganho de peso também pode ocorrer como parte do processo de envelhecimento, a despeito de alterações hormonais.

Quando pesquisadores estudaram variações hormonais e de peso em mulheres de 42-50 anos ao longo de um período de 3 anos, não foi constatada diferença no ganho de peso médio entre aquelas que continuaram menstruando normalmente e aquelas que entraram na menopausa (9).

O estudo SWAN (Estudo da Saúde de Mulheres de toda a Nação) é um enorme estudo observacional, que seguiu mulheres de meia-idade através da perimenopausa. Durante este estudo, as mulheres acumularam gordura abdominal e perderam massa muscular (10).

Outro fator que contribui para o ganho de peso na perimenopausa pode ser o aumento de apetite e de ingestão de calorias devido às alterações hormonais.

Em uma pesquisa, observou-se que níveis do “hormônio da fome” grelina eram significativamente mais altos entre mulheres na perimenopausa, se comparados a mulheres na pré-menopausa e pós-menopausa (11).

Os baixos níveis de estrogênio nos estágios finais da menopausa também podem afetar o funcionamento da leptina e neuropeptídeo Y, hormônios que controlam a saciedade e apetite (12, 13).

Portanto, mulheres nos estágios finais da perimenopausa, que apresentam baixos níveis de estrogênios, podem ser levadas a ingerir mais calorias e armazenar gordura.

Os efeitos da progesterona no peso durante a transição da menopausa não foram estudados de maneira tão aprofundada. Mas alguns pesquisadores acreditam que a combinação de baixo estrogênio e progesterona pode aumentar mais ainda o risco de obesidade (12).

Em resumo: Variações nos níveis de estrogênio, progesterona e outros hormônios podem levar a aumento de apetite e ganho de gordura durante a perimenopausa.

Mudanças De Peso Durante E Após A Menopausa

Apple And CalculatorAlterações hormonais e ganhos de peso podem continuar a ocorrer quando uma mulher sai da perimenopausa e entra na menopausa.

Um previsor do ganho de peso pode ser a idade em que a menopausa ocorre.

Um estudo de mais de 1.900 mulheres concluiu que aquelas que entram na menopausa antes dos 51 anos de idade apresentam menos gordura corporal (14).

Além disso, diversos outros fatores podem contribuir para o ganho de peso após a menopausa.

Mulheres em pós-menopausa geralmente são menos ativas do que quando eram mais jovens, o que reduz o gasto de energia e leva a uma perda de massa muscular (15, 16).

Mulheres na menopausa também frequentemente apresentam maiores níveis de insulina em jejum e resistência a insulina, o que provoca ganho de peso e aumento no risco de doenças cardíacas (12, 17).

Embora de uso controverso, a terapia de reposição hormonal mostrou-se efetiva em reduzir gordura abdominal e melhorar a sensibilidade a insulina durante e após a menopausa (18).

Lembre-se que os valores médios mostrados nos estudos não se aplicam a todos as mulheres. Há uma variação individual.

Em resumo: Ganho de gordura tende a ocorrer também durante a menopausa. No entanto, não está claro se isso é causado pelo déficit de estrogênio ou pelo processo de envelhecimento.

Como Evitar O Ganho De Peso Em Torno Da Menopausa

Menopause-Age Woman Sitting

Algumas coisas que você pode fazer para evitar o ganho de peso em torno da menopausa:

  • Reduzir carboidratos: Reduza os carboidratos para desacelerar o crescimento da gordura abdominal, o que leva a problemas no metabolismo (19, 20).
  • Adicione fibras: Como uma dieta rica em fibras, incluindo sementes de linhaça, que podem melhorar a sensibilidade a insulina (21).
  • Exercite-se: Pratique musculação para melhorar a composição corporal, ganhar força, e criar e manter músculos (22, 23).
  • Descanse e relaxe: Tentar relaxar antes de se deitar e dormir por tempo suficiente, de forma a manter os seus hormônios e apetite sob controle (24).

Se você seguir estes passos, pode ser possível até perder peso durante este período.

Em resumo: Embora o ganho de peso seja muito comum durante a menopausa, existem atitudes que você pode tomar para preveni-lo ou revertê-lo.

Conclusão

A menopausa pode ser desafiadora, tanto fisicamente como emocionalmente.

Entretanto, adotar uma dieta nutritiva, aliado à quantidade necessária de exercício e descanso, pode ajudar a prevenir o ganho de peso e reduzir o risco de doenças.

Embora possa ser difícil, esforce-se para aceitar as mudanças no seu corpo que inevitavelmente ocorrem com o envelhecimento.

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores