Efeitos colaterais das dietas low-carb, e como curá-los: Parte 6

Essa é uma série de artigos do Dr. Andreas Eenfeldt, para ajudar os iniciantes!

O original está aqui.

Performance física reduzida


Durante a sua primeira vez em uma dieta low-carb, sua performance física pode ser severamente reduzida. Há duas razões principais para isso:

  1. Falta de fluidos e sais. Essa causa da maioria dos problemas descritos anteriormente é realmente matadora no que diz respeito à performance física. Beber um grande copo de água com 1/2 colher de chá de sal 30-60 minutos antes do exercício é a solução, e pode fazer uma diferença enorme na performance.
  2. Adaptar-se a queimar gordura leva semanas. A segunda causa da performance reduzida não é tão rapidamente resolvida. Simplesmente leva tempo para que o corpo adapte-se para deixar de ser um queimador de açúcar e tornar-se primariamente um queimador de gordura para obtenção de energia. Leva semanas ou poucos meses. Essa adaptação será mais rápida se você se exercitar mais enquanto estiver numa dieta LCHF. O resultado final tem muitos benefícios.

Aumentando a performance física em low-carb


Enquanto a transição para uma dieta LCHF geralmente reduz a performance física no início, o efeito a longo prazo tem muitos benefícios. Isso é algo que apenas recentemente começou a ser observado. Na prática, muitos atletas de elite agora estão experimentando com dietas LCHF e em alguns casos estão esmagando os competidores.

Os benefícios de LCHF nos esportes são vistos principalmente em corridas de longa distância e outros eventos de resistência. As reservas de gordura do corpo são enormes, muito maiores que os depósitos de glicogênio. Isso significa que uma vez adaptado a queimar gordura, um atleta pode exercitar-se por longos períodos de tempo sem requerer muita (ou nenhuma) energia externa. Isso libera o atleta de ter que ativar seus órgãos gastrointestinais durante o exercício – e um grande fluxo de sangue pode ser ao invés direcionado para os músculos. Isso também minimiza o risco de problemas estomacais durante a atividade.

Outro benefício vem da redução da gordura corporal geralmente vista em low-carb. Essa redução em percentual de gordura e redução do peso corporal é um bônus enorme para maioria dos esportes.

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores