Os muitos usos da comida-lixo

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por Mark Sisson

Um comentário no meu artigo recente sobre Coca-Cola mencionou algo que nunca considerei anteriormente: e se houvesse usos legítimos para os itens alimentícios não-primais, coisas como pão, arroz, manteiga de amendoim ou milho, que não envolvam colocá-los em nossas bocas, mastigar e engolir ? 

Em um artigo anterior sobre como primalizar a despensa, eu sugeri que os iniciantes doassem sua comida restrita a quem precisasse. Isso permanece sendo uma opção viável, mas talvez, apenas talvez, faça sentido manter alguns itens à mão – não para comer, entretanto.

O comentarista sugeriu usar coca-cola para limpar a ferrugem dos halteres, que eu amei por sua grande praticidade e por ser uma refutação direta de tudo aquilo que o refrigerante representa. Ali estava um leitor co-optando uma fonte ofensiva de frutose dietária para possibilitar um estilo de vida saudável, literalmente usando o refrigerante para combater os danos à saúde causados pelo refrigerante. Assim como a frutose da coca-cola acumula-se no fígado e dispara resist~encia à insulina, treino intenso com pesos (com halteres brilhando e sem ferrugem!) melhora a sensibilidade à insulina. Perfeito, eu diria.

As idéias e exemplos a seguir podem não ser tão perfeitamente primais, mas elas representam boas maneiras de se extrair usos não-culinários de itens supostamente comestíveis. Se você tem alguma dessas comidas neolíticas por perto, não as jogue fora – ainda! Você pode aprender algo útil.

Pão



Como se os "saudáveis grãos integrais" não fossem ruins o suficiente, ainda tinham que fazer pão com a coisa. Pão é o grão puro, moído e fundido para formar um tijolo maligno de anti-nutrientes, glúten, e lectinas. Se você é como a maioria das pessoas, deve ter um pouco de pão em casa, e se você converteu-se ao modo primal recentemente, provavelmente foi a primeira coisa que você jurou evitar. Você pode até mesmo estar circundando a lata de lixo, balançando o saco de pão como um agiota balançaria um devedor sobre a maré alta, querendo uma boa razão para não soltar. Que tal três razões ?

Pão pode ser usado para limpar gorduras. Aqui no MDA, nós apoiamos inteiramente a ingestão de gordura, mas frequentemente ela cai no chão, nas paredes ou na bancada – e nós não apoiamos que você ajoelhe-se no chão para lamber cada gota, ou passe a língua na bancada só para pegar aquele restinho de gordura de bacon (apesar de que isso daria boas fotos). Você também não quer gastar toalhas de papel (que podem sequer ter o poder de absorção necessário). Ao invés, pegue um pedaço de pão e esfregue na gordura. As habilidades de absorção do pão já são provadas há tempos; você pode limpar pratos inteiros de molho com uma simples fatia de baguette. Apenas não coma o negócio.

Pão pode ser usado para limpar papel de parede, paredes e mesmo pinturas. Tem uma mancha ou uma impressão digital na parede ? Pegue um pedacinho de pão branco e esfregue no local levemente. A mancha deve sair facilmente, sem o uso de produtos de limpeza agressivos.

Pão pode recolher pedaços minúsculos de vidro. Quando o vidro quebra-se, especialmente se é ultra-fino e delicado, aqueles pequenos fragmentos podem ser impossíveis de recolher. Ao invés de sair vasculhando o armário pelo aspirador de pó, pegue um pedaço de pão e passe levemente sobre a cena do crime. As rugosidades do pão vão recolher todas as lascas que você não enxerga.

Açúcar



Talvez o nosso mais fundamental inimigo, o açúcar é um veneno inevitável no mundo de hoje. A maioria das crianças fica viciada nele muito antes de encontrar aquele outro pó branco, e o seu irmão líquido, rico em frutose, derivado de milho, de alguma maneira acha seu caminho até cada item de comida empacotada (obrigado, subsídio governamental!). Eu seria capaz de apostar que qualquer um lendo isso ainda tem um saco da coisa em sua despensa, sem qualquer motivo. Eu até uso uma pitada no meu café. O açúcar obviamente veio para ficar, então por que não damos algum uso a ele ?

Misture açúcar e bórax, e prepare veneno para formigas. Nós não somos os únicos que amam uma dose de açúcar; as formigas são loucas por ele! Misture 1 parte de bórax e 3 partes de açúcar e ponha em um pequeno recipiente com furos. As formigas irão encontrá-lo e levarão o doce achado venenoso de volta para casa, infectando todo mundo assim como um marido infiel traz doenças venéreas. Um método similar também funciona para moscas e vespas – misture açúcar com água e aqueça para formar uma calda, e coloque dentro de uma garrafa vazia. Moscas e vespas vão voar para dentro e ficarão imobilizadas pela meleca grudenta ou vão ficar muito intoxicadas de açúcar para achar o caminho de saída.

Faça as flores durarem mais com açúcar. Mesmo o inanimado mundo da flora gosta de açúcar. Adicione uma colher de açúcar a 1 litro de água, misture e use nos vasos de flores. Suas flores vão aparentar frescor por mais tempo.

Açúcar pode ajudar a iniciar fogos. Leve uma lata de açúcar na sua próxima expedição de acampamento. Se você não consegue acender aquela madeira, jogue um bocado de açúcar. Vai aumentar as chamas e ajudar o fogo a se firmar.

Mate baratas. Essas criaturas nojentas adoram açúcar, mas não adoram bicarbonato. Se você misturar os dois em quantidades iguais, as baratas vêm pelo açúcar e morrem pelo bicarbonato. Ou talvez a frutose sobrecarregue seus pequenos fígados ?

Tirar sujeira das mãos. Às vezes, sabão não resolve o so. Às vezes, você precisa de alguma coisa fisicamente abrasiva para realmente limpar as mãos. Um punhado de açúcar cristal, um pouco de água e bastante esfregaço vão tirar quase qualquer coisa das suas mãos imundas.

Milho


Depois da batata e do alface, é o vegetal predileto da América! Também é na prática um grão, embora seja um grão lotado de açúcar e de subsídio do governo, e dotado de uma suculência crocante. Nós não o comemos, mas há outros usos não-culinários para o milho (e seus derivados) ?

Milho moído pode ser usado como areia para gatos. Sabugos, palha, milho seco – você pode moer tudo para formar uma areia para gatos saudável e natural. Não vai formar grumos como as areias comerciais, e pode não esconder o cheiro tão efetivamente, mas desde que você a penere todo dia, areia de gato de milho é uma boa maneira de proteger os gatos dos efeitos potencialmente danosos do pó de sílica das areias comerciais. Eu percebo que acumular milho moído o suficiente para fazer areia pode ser difícil, mas você sempre pode verificar com os mercados de produtores locais para conseguir os subprodutos (palha, sabugos, etc).

Farinha de miho pode acabar com pé-de-atleta. Encha uma vasilha grande com mais ou menos 3cm de farinha de milho e água. Deixe a mistura repousar por ao menos 1h, e então coloque o pé afetado na mistura. Deixe o pé de molho por 2h para melhorar a infecção fúngica. Te faz ter vontade de comer esse negócio, hein ? Você também pode usar a farinha seca como pó anti-odores.

Aveia


Ovos e bacon substituíram aquela velha lata de aveia na sua despensa, mas não a jogue fora ainda. Se você tem animais (ou colegas de apartamento) com incontinência urinária, e uma banheira que funcione, você pode querer guardar a aveia.

Aveia pode ajudar com a limpeza de sujeira de animais. Da próxima vez que seu cachorro ou gato "batizar" o seu tapete, jogue um punhado de aveia sobre a área. Ela vai rapidamente absorver a umidade e tornar a limpeza incrivelmente simples e menos bagunçada. Se isso acontece regularmente, entretanto, eu sugeriria manter o animal em uma dieta primal canina ou felina, que vai resultar em fezes firmes ao invés de meleca.

Tome um banho de aveia. Moa a sua aveia até ter um pó fino, adicione à banheira cheia de água quente (cerca de 1 xícara de aveia moída) e mexa até que a água tenha uma aparência leitosa. Tome cuidado ao entrar, pois a aveia faz uma camada escorregadia no fundo. Banhos de aveia são usados para aliviar eczema, queimaduras de sol, urtiga e pele seca em geral. Apenas não beba a água.

Faça um xampu seco de aveia. Moa 1 xícara de aveia e adicione 1 xícara de bicarbonato de sódio, misturando bem. Ponha um pouco no seu cabelo oleoso e esfregue, dando tempo para absorver os óleos. Escove o sacuda o cabelo, e adicione mais se necessário.

Farinha de trigo



Nos desprezamos o trigo por aqui. Absolutamente o odiamo. Mas isso não quer dizer que ele não tenha seus usos. Quer dizer, uso.

Faça cola para papel machê usando farinha de trigo e água. Ferva 1 parte de farinha de trigo em 5 partes de água e você obtém cola para papel machê! Não é interessante que a receita de cola – água e farinha – seja essencialmente a mesma para o pão básico ? Nham-nham!


Arroz


Arroz pode ser relativamente inofensivo na escala de anti-nutrientes, mas continua sendo apenas calorias vazias. Eu prefiro usá-lo de outras maneiras.

Arroz super-grudento pode substituir cola. Cozinhe excessivamente o arroz, usando 1 parte dele para 3 partes de água. Quando terminar, deve parecer mais com mingau de aveia do que arroz. Remova os pedaços maiores, ou mesmo liquidifique para conseguir uma consistência mais homogênea. Guarde a sua cola de arroz na geladeira para uso posterior.

Arroz cru evita que o sal no saleiro se aglomere. O sal tem a tendência a atrair umidade. Quando isso acontece, especialmente em um espaço confinado como um saleiro, aglomerações acontecem. Adicione um pouco de arroz cru ao saleiro para manter as aglomerações ao mínimo. É claro, com esse método, você corre o risco de ter arroz cru caindo no seu prato ocasionalmente. No caso de contaminação por arroz, jogue o prato e seu conteúdo fora, esterilize a área em volta com água sanitária e (opcionalmente) fogo, e vá para um hotel por alguns dias para deixar ventilar a sua casa.

Manteiga de amendoim



Quem não tem uma pote de manteiga de leguminosas escondido em algum canto da casa ? Pare de comer colheradas às escondidas e coloque-a para trabalhar, pelo menos.

Manteiga de amendoim pode remover manchas de água nos móveis. Eu nunca experimentei, mas pela internet encontra-se relatos de que uma fina camada de manteiga de amendoim sobre uma mancha de água vai absorver a umidade e deixar o móvel como novo. Alguém se importa de tentar ?

Manteiga de amendoim dá uma boa isca para formigas. Nem todas as formigas são loucas por açúcar. Algumas são um pouco mais primais e na prática preferem gordura e proteína, então ao invés de desistir de salvar a sua manteiga e carne, por que não usar aquela manteiga de amendoim que você não ia comer mesmo ? Se suas formigas não estão respondendo à armadilha de açúcar, misture um pouco de manteiga de amendoim, uma ou duas colheres de mel e duas colheres de bórax.

Manteiga de amendoim é um bom polidor para cromados. Use uma manteiga de amendoim bem homogênea: aplique um pouco e esfregue com um pano.


Maionese


Óleo de soja hidrogenado e emulsificado com inumeráveis outros ingredientes polissilábicos pode na prática ser útil para alguma coisa além de gerar partículas de LDL pequenas e densas e arruinar uma salada de atum.

Maionese também remove marcas de água de móveis. O mesmo que a manteiga de amendoim, aparentemente. Adicione uma camada, deixe agir por 1 hora e depois limpe. Supostamente, a marca vai sumir.

Maionese pode remover velhos adesivos de pára-choques. Você acabou de comprar um carro usado, e gostaria de não sair pela cidade orgulhosamente proclamando que "Carne é assassinato". Suas unhas já se provaram dolorosamente inadequadas. O que então, você vai fazer ? Aplique uma bela camada de maionese no adesivo e espere 15 minutos. A maionese dissolve a cola, e o adesivo sai facilmente. 

Maionese pode funcionar como lustra-móveis. Coloque uma pequena quantidade de maionese no móvel e esfregue no sentido da fibra da madeira. Vai dar à sua madeira um belo brilho, e não há necessidade de enxague (a menos que o cheiro seja forte).

Comidas enlatadas


E sobre todas aquelas latas de ostras, creme de milho e feijões que você empurrou para os cantos das prateleiras ? Você deve simplesmente doá-las ? Talvez, mas você pode se divertir um pouco com elas antes.

Faça seu próprio "saco de exercício". Pegue uma mochila resistente ou uma maleta, e encha o máximo que puder com todas as porcarias enlatadas que puder encontrar. Use para fazer sprints morro acima ou carregue-a nas costas como malhação. Exercícios com saco de areia podem ser aplicados aqui, também. Iniciantes podem preferir ficar com latas de milho, feijões e outras de pequeno porte, mas se você quer um desafio real, encha sua mochila com várias latas de frango inteiro.

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores