Seus Hormônios Precisam Jantar

Artigo traduzido por Jussara Simões. O original está aqui.

por Lara Briden

Hungry womanDe vez em quando uma paciente me fala que comeu apenas uma salada no jantar. Ou o que é ainda mais enigmático: um smoothie verde.

Eu jamais poderia fazer isso. No fim do dia estou cansada. Sinto fome. Preciso de um jantar substancial como um frango assado com batatas, vegetais e manteiga. Sinceramente, não consigo me ver sentando para comer apenas uma salada verde.  

Não acho que eu seja diferente de outras mulheres. Mulheres sentem fome. Mulheres precisam de comida. 

Sentir fome é saudável


Fico incomodada em como nossa cultura retrata fazer dieta e ter pouco apetite como um traço desejável em uma mulher. Quando um homem tem muito apetite é sinal de virilidade e força. Contudo, quando uma mulher tem muito apetite é falha de caráter. Ouvimos coisas como: “Ela come como um passarinho”, e supõe-se que seja bom. Eu rejeito isso. Sentir fome é normal, natural e saudável — até mesmo para uma mulher! 

Você precisa de todos os macronutrientes, incluindo amido


Um frango assado no jantar é apenas uma ideia. Você também poderia comer peixe e arroz, cordeiro e batata doce, ou outras inúmeras combinações gostosas. O importante é que você coma todos os macronutrientes: proteína, gordura e amido. Você precisa deles para saciedade, e para outras funções. Por exemplo, a proteína preserva o tecido glandular e a função imune. A gordura é a precursora para produzir hormônios. Finalmente, o amido alimenta as bactérias intestinais boas, ativa o hormônio da tireóide e promove relaxamento e sono. O amido é também essencial para a manutenção de ciclos regulares.  

Mas espere: você não leu em algum lugar que não deveria comer batatas? Convido você a esquecer isso. Sério. Os únicos carbos que são ruins para a saúde são o açúcar (porque causa resistência à insulina) e o trigo (porque causa inflamação em algumas pessoas). Outros amidos como arroz, batatas e batatas-doces são bons para os hormônios. Para maiores informações sobre o assunto amido seguro, por favor veja meus posts: O açúcar é o rei dos carbos e Carbos Gentis.

Você precisa jantar


Por que jantar? Duas razões. 

  1. Porque irá te acalmar e confortar no fim do dia. 
  2. Porque é provavelmente quando você está com mais fome. 

Se você não fica cheia com o jantar, pode terminar beliscando tarde da noite, e então sentirá vergonha da sua “comilança” ou da “falta de força de vontade”. Não é comilança nem falta de força de vontade. Você simplesmente está com fome porque não comeu o suficiente mais cedo.

Você pode pular o café-da-manhã


Se você está acima do peso ou tem resistência à insulina, então pode querer tentar um jejum intermitente suave. Faça-o pela manhã. 

Aqui vão alguns métodos fáceis:

  • Janela de alimentação de 8 horas: coma entre 10 e 18h, ou entre 11 e 19h.
  • Pule o café-da-manhã em dois ou três dias não consecutivos por semana. Isso significa jantar, e depois tomar apenas água, chá ou café até o café-da-manhã tardio ou almoço do dia seguinte. 


Se você é dessas pessoas que não sentem fome pela manhã de jeito nenhum, esse método vai te fazer sentir bem. Sim, você naturalmente vai comer mais nas suas últimas refeições, mas isso faz parte do método. 

Se você está com fome demais para pular o café-da-manhã, nem tente. Sua decisão de pular ou não o café-da-manhã se resume a essa simples regra: 

“Se você está com fome no café-da-manhã, tome café-da-manhã. Se não está, pule”.

Coma em casa


Refeições de restaurantes contêm muito açúcar e óleo vegetal, e não são tão saudáveis quanto refeições feitas em casa. Você realmente precisa cozinhar em casa, mas isso não deve ser complicado ou consumir seu tempo. Coloque um frango inteiro e batatas no forno. Cozinhe um pouco de arroz e frite um pouco de peixe. Cozinhe um brócolis para acompanhamento. Se você mora com alguém (cônjuge ou colega de quarto) peça a ele ou ela para ajudá-la a cozinhar. Se você mora sozinha, tire um tempo para preparar refeições com antecedência, e então as congele. 

Confie na sua fome


Pense na sua fome como algo bom. Algo saudável. Explore sua fome desfrutando completamente suas refeições, e comendo mais se você sentir vontade (e não se sentindo culpada por isso). Desde que você fique com alimentos não-processados e saudáveis, estará tudo bem.

Evite o açúcar


Alta dose de frutose (tâmaras, agave, mel) bagunça os centros de apetite do cérebro, e te fará comer mais no geral. O melhor é evitar o açúcar completamente. Você pode comer alguns pedaços de fruta, ou pode comer chocolate amargo (dois quadrados de chocolate amargo 85% de cacau contêm apenas 1.3 gramas de frutose).

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores