Saí da obesidade para uma vida saudável, quando achava que era algo impossível

Oi, sou o André Damasceno e vou lhes contar um pouco da minha trajetória antes e durante a dieta paleo/low carb.

A princípio, SEMPRE fui um pouco gordinho! Rs.

Meus amigos e parentes sempre foram mais magros do que eu era, mas nunca me preocupei tanto com isso. Comecei a me preocupar mais ou menos do ano de 2009 em diante – quando realmente passei a engordar bastante. 

Crendo fielmente no que lia, assistia e ouvia pelos meios de comunicação, comecei uma dieta aqui outra acolá, e sempre desistindo, pois me faziam ficar com fome o dia inteiro. No início de 2010 comecei a praticar boxe e perdi peso. Parei com o boxe e voltei a engordar tudo de novo. Daí resolvi aderir de vez a dieta que ouvia falar desde sempre: Cortar gordura, comer cereais integrais, frutas e verduras. Assim passei a comprar arroz integral, macarrão integral, açúcar mascavo, aveia em flocos, óleo de canola, girassol e algodão... aff.

Além do mais, a cada novo lançamentos no mundo da dieta, os famosos "milagres" eu também colocava na lista de compras: ração humana, chá verde, aveia, goji berry, semente de chia... Tudo o que ouvia falar e NADA de perder peso. Realmente me achava um monstro e que meu caso não tinha mais jeito, por que tudo que fazia não dava resultado. Voltei a treinar boxe e musculação, mas já não deu o resultado de outrora! 

Até que, revoltado, triste e decepcionado comigo mesmo navegando na internet, achei um método para perder peso que dizia ser infalível. Cético, não acreditei, mas fui assistindo outros e outros vídeos, até que ponderei e resolvi adquiri o material que o tal site vendia, já que não era de valor tão elevado. Li o livro, mas não acreditei de cara! Achei muita loucura comer gordura e achar que iria emagrecer! Mas, como já estava sem opções, em agosto de 2014, ano passado resolvi pôr em prática e testar se funcionava! 

Noooossa... fiquei surpreso com a quantidade de peso que perdi no primeiro mês (não me recordo ao certo, mas penso que algo em torno de 5kg). Então comecei a dieta mês a mês, e perdendo e perdendo peso. Confesso que quando estava no auge do meu excesso de peso, não falava meu peso a ninguém, por vergonha, mas eram incríveis 145kg.

Mais ou menos 3-4 meses depois de iniciar na dieta que descobri (totalmente por acaso) que o nome dela era dieta paleolítica através do site Vida Primal. Ato contínuo achei por intermédio do site vida primal, o blog do Dr. José Carlos Souto, e assim descobri que existem diversos materiais gratuitos na internet pra quem quiser ler. Do blog do Dr. Souto, acessei diversos outros, como o Paleodiário, Primal Brasil e outros.

Na verdade passei noites e noites lendo os textos, assistindo os vídeos e aprendendo que o que eu estava fazendo era me alimentar semelhante com os nossos ancestrais, apenas isso.

Para mim, parece bastante óbvio que a alimentação de quase 2.5 milhões de anos de homem na Terra é aquela à qual nosso corpo/organismo está acostumado, e por isso é bastante razoável que tal dieta seja a dieta perfeita para o homem. Com o advento da agricultura, mudamos e muito nossa alimentação e consequentemente os distúrbios alimentares começaram a assolar a todos, culminando com o que vemos hoje: Diabetes, hipertensão, aterosclerose, alzheimer, parkinson, câncer e claro, a obesidade. 

Enfim, Hoje, 10 meses depois de iniciar, mandei embora 40kg e muitos centímetros, e continuo perdendo. Adquiri na verdade, muito mais do que emagrecimento, adquiri saúde de verdade. Parei completamente de fazer uso diário de remédio para alergia, melhorei minha disposição, mandei embora dores, cansaço, mau-humor e muitos outros sintomas. Digo a todos hoje, que não faço dieta paleo/low carb para perder peso, mas para maximização de minha saúde. 

Para verticalizar meus conhecimentos,adquiri diversos livros, dentre eles: "A dieta da mente", "Barriga de trigo", "Por que engordamos e o que fazer para evitar", "Naturalmente saudável" e "Emagrecer de vez" – os quais recomendo a todos, pois são excelente doutrina.

Pois bem, este é o meu relato, minha pequena história do antes e o durante a dieta. Espero que pessoas que estejam pensando em aderir, realmente se engajem e a façam, porque efetivamente eu mudei de vida radicalmente. Saí da obesidade para uma vida saudável, quando achava que era algo impossível, pelo menos para mim.




"Uma Dieta só funciona quando ela pode/deve ser seguida a longo (no meu caso, até que a morte nos separe...rs.) prazo!"

André


Quer ter o seu caso de sucesso publicado no Paleodiário ? Mande um email contando sua história!

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores