5 erros frequentes que dificultam o emagrecimento

Texto fenomenal do Dr. Higashi. Não tive como não compartilhar. O original está aqui.


Uma vez uma pessoa me perguntou: "Doutor, qual são os 5 erros mais frequentes que você vê em sua clínica que prejudicam o emagrecimento?".

Achei superinteressante a pergunta e vou dividir com vocês a resposta.

1) Achar que integrais não engordam

Não há dúvidas que pão, massa e arroz integrais são melhores, mas pão sempre vai ser pão e arroz sempre vai ser arroz, e são carboidratos e devem ser reduzidos ou até eliminados por um período, para quem procura o emagrecimento.


2) Fazer caminhada achando que vai emagrecer

Exercício físico sempre vai ser saudável, mas para emagrecer existe um mínimo que a frequência cardíaca deve subir para começar a queimar gordura e, muito raramente, isso ocorre com a famosa caminhada.

3) Tomar suco de frutas sem adição de açúcar achando que é super light

Imagina só espremer 5 laranjas em 1 copo, tirando a melhor parte da fruta que é a fibra, e ingerir aquele caldo açucarado em segundos, ou seja, uma bomba frutose (açúcar da fruta) liberando quantidades imensas de insulina, hormônio que acumula gordura. E o suco de uva integral? Para fazer um copo, você utiliza em torno de 1 kg de uva. Você ainda acha que é ligth?

4) Comer barrinha de cereal nos lanches

Barra de cereal, além de não matar a fome, é carboidrato puro e novamente faz liberar mais insulina e engordar mais em relação às proteínas ou gorduras. 

5) Comer doces diet sem culpa

Algumas pessoas (inclusive minha mãe, risos) vivem comprando tortas e bolos doces com apelo diet, porém cheios de farinha, chocolate, creme... A única coisa que não contém é o açúcar e, o pior, muitas vezes com adoçantes péssimo para saúde, como o aspartame e ciclamato, ou seja, engordam iguais.

Uma boa semana a todos!

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores